03/06/2022 às 21h32min - Atualizada em 03/06/2022 às 21h09min

A história por trás da transformação de Jane Foster em a Poderosa Thor

Jane Foster apareceu empunhando Mjölnir no trailer de "Thor: Amor e Trovão" e surpreendeu algumas pessoas. O enredo da astrofísica como a Poderosa Thor vem dos quadrinhos.

Gabriella Serrano - Editado por Marcela Câmara
Fonte: Legião dos Heróis / Reprodução: Google

Fonte: Legião dos Heróis / Reprodução: Google


Em 1978, a décima edição da série de quadrinhos "What If" mostrou o que aconteceria se Jane Foster tivesse encontrado o martelo de Thor. Nesta história, Jane consegue empunhar Mjölnir e se torna digna de todos os poderes de Thor, tornando-se a Deusa do Trovão. Em 2015, este arco ganhou mais destaque nos quadrinhos escritos por Jason Aaron. O trailer de “Thor: Amor e Trovão” mostrou que este enredo virá para o Universo Cinematográfico da Marvel já que a astrofísica apareceu empunhando o martelo como a Poderosa Thor. E existe uma grande história por trás de sua transformação!

A PODEROSA THOR

Enquanto Thor lutava contra Gorr, o Carniceiro dos Deuses, em “Thor: Deus do Trovão”, Jane Foster foi diagnosticada com câncer de mama. No decorrer da saga “Pecado Original”, Thor se torna indigno de empunhar seu martelo após uma batalha com Nick Fury.

Na saga “Thor”, de 2015, o Deus do Trovão fica deprimido e todos os asgardianos falham ao tentar levantar o Mjölnir, até mesmo Odin. O martelo acaba abandonado na lua e procura telepaticamente por Jane, que cede ao chamado. Após dizer que sempre deve existir um Thor, ela toca o martelo e imediatamente é inundada por uma energia mágica que a transforma na Poderosa Thor.

O CÂNCER DE JANE

Toda vez que Jane se transforma em a Poderosa Thor e sai para salvar o dia nos quadrinhos, ela prejudica um pouco mais a sua forma humana. Isso acontece porque todo o progresso quimioterápico é perdido já que a transformação retira todas as toxinas de seu corpo, incluindo os medicamentos quimioterápicos. No entanto, o câncer permanece lá porque já é parte de seu corpo. Mesmo com essa batalha pessoal, Jane não desiste de lutar como Poderosa Thor.

O FIM DE UMA SUPER-HEROÍNA

Durante a conclusão da saga “A Poderosa Thor”, publicada em 2018, Jane trava uma batalha contra o poderoso Mangog e assim vemos o fim da super-heroína. Ao retornar para sua forma humana, o câncer toma conta de seu corpo e a leva à morte. Contudo, seu sacrifício é reconhecido. Thor Odinson e Odin a trazem de volta à vida. Mais tarde, Jane se torna uma Valquíria.

A PODEROSA THOR NO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DA MARVEL

Taika Waititi, diretor do quarto filme de Thor, em entrevista à Total Film, afirmou que a heroína terá uma história semelhante a dos quadrinhos de Jason Aaron.

 
"Nós nos apegamos muito ao enredo de Jane e ao que aconteceu com Jane... porque isso foi uma grande influência no filme. Estamos tentando tirar as melhores partes disso."

Thor: Amor e Trovão chega aos cinemas brasileiros em 7 de julho deste ano.
 
REFERÊNCIAS:

RANTIN, Chris. Como Jane Foster se transforma na Poderosa Thor nos quadrinhos da Marvel?. Legião dos Heróis, 25 de maio de 2022. Disponível em: https://www.legiaodosherois.com.br/2022/como-jane-foster-transforma-poderosa-thor-quadrinhos-da-marvel.html. Acesso em: 31 de maio de 2022.

OLIVEIRA, Murilo. 10 fatos sobre Jane Foster, a Poderosa Thor. O Vício, 18 de abril de 2022. Disponível em: https://ovicio.com.br/10-fatos-sobre-jane-foster-a-poderosa-thor/. Acesso em: 31 de maio de 2022.

GOMES, Bruno. Estilo de luta da Poderosa Thor é inspirado em talento de Natalie Portman. O Vício, 27 de maio de 2022. Disponível em: https://ovicio.com.br/estilo-de-luta-da-poderosa-thor-e-inspirado-em-talento-de-natalie-portman/. Acesso em: 31 de maio de 2022.

MAYTUM, Matt. Taika Waititi teases Thor: Love and Thunder: "Fans assume it's the passing on of the torch... I don’t think that’s the case”. Games Radar, 24 de maio de 2022. Disponível em: https://www.gamesradar.com/thor-love-and-thunder-taika-waititi-mighty-thor/?utm_campaign=socialflow&utm_source=twitter.com&utm_medium=social&utm_content=total-film. Acesso em: 31 de maio de 2022.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »