Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/06/2022 às 14h37min - Atualizada em 13/06/2022 às 14h19min

Estudo VS Trabalho – Rotinas de stress e motivações

Ter duas rotinas alinhadas a uma faz parte da realidade de muitos estudantes que tem que se desdobrarem para conseguir resultados satisfatórios

Vitória Barbara - editado por Larissa Nunes
Estudos Vs Trabalho. (Foto: Reprodução / Pexels)

Estudar e trabalhar, hoje em dia, é quase uma obrigação para a maioria dos jovens. A renda do emprego de vários estudantes serve como meio de pagamento para os cursos de graduação ou pós-graduação e em outros casos, a renda obtida também é usada como auxílio doméstico. O que acontece é que ter duas rotinas aliadas a uma, pode gerar conflitos internos em alunos de instituições de ensino.

Essa rotina pode ser estressante durante o dia a dia. Os jovens trabalhadores se deslocam para o trabalho, depois para a instituição de ensino e, somente no fim de noite, retornam para casa. A sensação é de um cansaço intenso e que perdura até durante o sono, na qual muitos alunos não conseguem saciar.

“Eu tenho que acordar cedo todos os dias para ir ao trabalho e de noite eu tenho aula. Já cheguei a cochilar nas aulas por conta do cansaço e acabei perdendo conteúdos que os meus professores estavam passando”, diz Alex Henrique, estudante de Letras e atendente de Call-center.

Existem aqueles que, mesmo apesar das dificuldades enfrentadas, ainda querem continuar estudando e trabalhando ao mesmo tempo.

“Apesar de ter uma rotina muito puxada por conta dos estudos e trabalho, desistir nunca passou pela minha cabeça. Sempre trabalhei desde os 18 anos e minha sede de conquistar a minha independência aliada aos estudos, sempre foi o meu combustível para buscar um futuro melhor”, afirma Laryssa Melo, estudante de jornalismo e auxiliar administrativo.

Quem tem um emprego em período integral ou um estágio de acordo com a área em que estuda, precisa dar conta das horas de trabalho e do tempo extra, que acaba sendo gasto com deslocamento e atividades que são levadas para casa. Devido ao cansaço dessa jornada dupla, muitos estudantes desistem do sonho de ter uma graduação.

Ter uma formação superior deixou de ser um diferencial, e passou a ser uma exigência básica de um mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo, no entanto, estudar nem sempre é a prioridade para as pessoas que também precisam trabalhar.

Alex diz em entrevista, que já pensou em trancar a faculdade de letras. Ele também confirmou que entre os estudos e trabalho, o emprego seria o escolhido justamente por conta do retorno financeiro.

Quem pretende encarar esse desafio precisa entender quais são os principais obstáculos de trabalhar e fazer faculdade ao mesmo tempo.
“Os desafios são inúmeros. A demora pelo transporte público, o horário de pico de trânsito que atrapalha um pouco. Além disso, no final do expediente se porventura tiver clientes no interior da loja compromete minha saída e consequentemente eu me atraso para a aula”, conta Laryssa ao Lab.

A ausência de participação dos estudantes em eventos acadêmicos, é outra dificuldade enfrentada. Geralmente, esses eventos acontecem no turno contrário da aula e é nesse turno que os estudantes trabalham. Sendo assim, cabe ao estudante escolher faltar o trabalho ou o evento.
Arthur Michael, estudante de Nutrição e Telemarketing, em entrevista, diz que a Gestão do Tempo é uma das principais dificuldades enfrentadas por qualquer estudante.  

Na maioria das vezes, os colaboradores e estudantes possuem metas para cumprir em determinados prazos, o que gera outro conflito: qual prazo deve ser cumprido primeiro. Se não cumprir as metas do trabalho, o colaborador pode ser demitido e se não entregar os trabalhos acadêmicos, o estudante pode reprovar e, consequentemente, atrasar a graduação.

“Quando o aluno entra nesse dilema, a primeira solução é o trancamento da faculdade. Eu tenho meus boletos para pagar, o que faz a minha educação superior ficar em segundo plano”, menciona Arthur.

Para quem precisa coligar as tarefas dos trabalhos e da faculdade, é muito difícil conseguir separar os momentos voltados para o estudo, para a jornada profissional e para o lazer.

Ainda em entrevista, Arthur diz: “A gente precisa conciliar o trabalho com os estudos e com a vida pessoal. Há certas coisas que eu quero fazer como entrar em uma academia, mas quando eu não estou trabalhando ou estudando, eu prefiro dormir a fazer outra coisa”.
Uma das técnicas mais utilizadas pelos estudantes é estudar durante os intervalos do dia, como é o caso de Laryssa e Alex que procuram revisar os conteúdos entre as pausas.


“A rotina de quem estuda e trabalha é muito intensa. Eu pelo menos tento dar conta de tudo. Geralmente eu estudo durante minha folga da semana, após o horário da faculdade e sempre que eu posso no horário do almoço do trabalho. Assim, eu tento conciliar e administrar minha rotina de trabalho e faculdade”, afirma Laryssa.

Alex se utiliza dos finais de semana para estudar, principalmente quando há trabalhos acadêmicos para serem entregues. Ele procura separar um tempo para descansar, assistir algo de seu interesse e depois retornar aos estudos.

Já Arthur costuma criar uma lista de tudo que ele deve fazer durante o dia e separa um tempo exato para cada coisa. Ele anota e sempre marca como “cumprido” quando uma meta é realizada, o que o ajuda a entregar tudo no prazo determinado.

Como organizar a rotina:


Organizando a rotina.

Organizando a rotina.

(Foto: Reprodução / Pexels)


O fato de trabalhar e estudar envolve muitos aspectos que devem ser levados em consideração. Hoje em dia existem ferramentas e modalidades que ajudam um pouco mais o processo, como, por exemplo, aplicações que facilitam na busca de otimização de tempos.

Se existe um desafio para os estudantes trabalhadores é o cansaço. Isso é demonstrado de forma clara nos transportes públicos, a exaustão física e mental que atormenta diariamente e obriga a procurar opções para superá-las.

O primeiro passo, mencionado anteriormente por Arthur, é a organização do dia. Pontuar todas as prioridades e estabelecer os prazos de entrega ajuda na otimização tempo. Ter sempre por perto um calendário ou uma agenda, seja por aplicativo ou física, onde possa marcar seus principais compromissos, irá ajudar a evitar que você deixe de fazer alguma tarefa importante ou que atrase a entrega dela.

Uma das melhores formas de ter um controle melhor do seu tempo é o planejamento da sua rotina com antecedência para fazer uma gestão de prioridades. Em algumas ocasiões da dupla jornada, será inevitável renunciar a algumas tarefas em função de outras. Quando se encontrar nesse tipo de situação, faça as seguintes perguntas:

  • Qual atividade precisa ser entregue mais rápido?
  • Posso pedir ajuda a alguém?
  • Não entregar a tarefa pode comprometer a minha nota no semestre ou causar a minha demissão?

Escolher uma técnica de estudos que funcione melhor para o aluno o ajuda a absorver o conteúdo. Umas das técnicas mais famosas é a de POMODORO, que consiste em marcar períodos de 25 minutos para realizar atividades e pequenas pausas de 5 minutos para descansar entre elas.
É muito simples, mas auxilia aqueles que tem dificuldade em manter o foco naquilo que é necessário.


É preciso determinar um período de descanso. Apesar de que estudar e trabalhar é importante, descansar também se faz necessário. De acordo com a UPAP, horas adequadas de sono são essenciais para obter melhores resultados. Tente criar uma rotina flexível, que respeite os limites do seu corpo e da sua mente, pois nem sempre ela estará pronta para responder aos seus comandos em um exato momento.

Se o trabalho ou estudos estarem comprometendo a sua saúde, o seu rendimento, ou relacionamentos com a família e amigos, peça uma folga pois poderá ser compensada depois.

Segue uma lista de aplicativos que pode te ajudar a se organizar durante o dia:


Aplicativos de organização.

Aplicativos de organização.

(Foto: Reprodução / PixaBay)


InClass – Permite que os estudantes organizem a sua rotina por meio de listas de tarefas, visualizador de horários e alarmes, para que nada seja esquecido ou deixado para cima da hora.

RescueTime – Este aplicativo irá te enviar um relatório semanal sobre quantas horas você gasta online, além de te auxiliar a estabelecer metas e criar uma forma de se conectar de maneira produtiva.

Trello – É mais voltado para a organização de tarefas por importância ou por status de realização. Por meio de quadros, as atividades podem ser divididas em “para fazer”, “em andamento” ou “feitas”.


Gabaritar – Este aplicativo gratuito pode ser usado para estabelecer períodos de estudos para uma determinada disciplina, com um plano de horas que será dedicado para cada assunto.

Sabemos que enfrentar essa jornada dupla não é fácil e que toma bastante do tempo de cada estudante trabalhador. No final da jornada aqueles sacrifícios e grandes esforços que pareciam não acabar traz consigo uma recompensa e a satisfação de uma etapa concluída que irá os permitir iniciar outra.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »