Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/06/2022 às 20h57min - Atualizada em 16/06/2022 às 20h10min

O Trambone e os estilos musicais

O trombone é um instrumento visto com muita frequência sendo tocado por músicos de orquestra sinfônica, mas ele dialoga muito bem com outros ritmos

Elaine Oliveira - editado por David Cardoso
Quarteto Trombomba da esquerda para direita Ubiratam Simões , Elexsandro de Souza, Alexsandro Cesar e Moacir Barbosa . (Foto Reprodução/ Instagram: @quartetotrombomba).

 

O trombone é um instrumento criado no seculo 15 e de lá para cá ele é visto com muita frequência sendo tocado por músicos de orquestra clássica, mas engana-se quem pensa que ele é um instrumento que combina apenas com a música erudita.
 

O quarteto Tromba foi criado em  2007  na cidade de Recife no bairro da Bomba do Hemetério. Atraveis de estudos e interação do  naipe de trombonistas que  fazem parte da Orquestra  popular da Bomba do Hemetério. Os trombonistas Bira, Elexsandro, Alexsandro e Moacir e o maestro e  produtor musical  Mello  tem como objetivo  fazer um  passeio musical   partindo da movimentação da cultura popular brasileira, a reflexão do fazer artístico e suas responsabilidades estéticas e sociais, aliadas ao desenvolvimento músico-lúdico da criação artística World Music, tornando-se um campo musical educativo, criativo e dançante. 
 

O maestro e produtor musical do Quarteto Trombomba  Parro Mello explica a expressão News  Music. “ O news music e a nova música, que é a música criada  em periferia. Assim como existe o jazz, o pop e um estilo de várias culturas e de vários países que se misturam. Nós de Pernambuco tem o maracatu que se comunica com o fank americano.”, afirma o maestro.
 

O grupo tem na sua estrutura um grande mergulho nas incontáveis manifestações populares do Brasil, acompanhado pelo Grupo Percussivo Kurama, estabelecendo laços com diversos loop e batidas, servindo de ligação entre o velho e o novo. Flávio Rodrigues, que faz agora  parte do quarteto, ficando no lugar de Bira, um dos fundadores do Trombomba, conta que para ele “O trombone tem uma contribuição  muito importante  para a música principalmente para o  frevo e maracatu. Especificamente em Pernambuco tem uma força maior, pois o trombone tem uma representação muito grande no frevo e maracatu rural, porque sempre eram tocados de forma que anunciava os reis”, comenta.

  

 

  

Alexsandro Cesar, Elexsandro de Souza , Flávio Rodrigues  e Moacir Barbosa.Ensaio fotografico no Sítio da Trintade.

Alexsandro Cesar, Elexsandro de Souza , Flávio Rodrigues e Moacir Barbosa.Ensaio fotografico no Sítio da Trintade.

( Foto: Arquivo pessoal/ Elaine Oliveira).

 

Apresentações do Trombomba

 

Diante das possibilidades da imersão cultural  por estudos  e estilos musicais é possível observar o resultado desses estudos  através das apresentações que o grupo vem fazendo ao longo dos anos. Durante o  ano o quarteto faz dez apresentações. Além das apresentações  musicais que cada um tem com o quarteto, eles também tocam em outros grupos musicais e assim eles vão organizando suas agendas de apresentações. Os lugares que o Trombomba já se apresentaram foi na rede do Sesc  por ser uma grande  produtora de eventos culturais e musicais. Tocando assim no SESC de Casa Amarela na cidade do Recife, Sesc do interior de  Pernambuco no Brejo da Madre de Deus, onde fica localizado o maior teatro ao ar livre que acontece as apresentações da paixão de Cristo de Nova Jerusalém e no Sesc do Ceará no projeto que é chamado mostra musical do Cariri.

Além de eventos  particular, festivais e espaços importantes como o  passo do frevo que fica localizado no Centro Comercial do Recife e eventos em órgãos públicos do estado de Pernambuco.

  

Moacir Barbosa, Alexsandro Cesar, Elexsadnro de Souza e Ubiratam Simões.

Moacir Barbosa, Alexsandro Cesar, Elexsadnro de Souza e Ubiratam Simões.

(Foto: reprodução/ Instagram: @quartetotrombomba).

 

O Trombomba   tem como objetivo hoje, exercer o papel de expor através do trombone de uma forma bastante abrangente, a força da música do Brasil, e o resultado consiste em uma sonoridade original e atípica do instrumento. Trombone, considerando que, a cultura popular é a base para toda e qualquer criação artística no mundo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »