Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/06/2022 às 18h58min - Atualizada em 17/06/2022 às 18h24min

​Junho gamer: Summer Game Fest e revelações que empolgaram o público

Mesmo com o cancelamento da E3, os anúncios dos diferentes showcases apresentaram várias novidades para o universo dos jogos

Luann Motta Carvalho - Editado por Ana Terra

Junho é um mês tradicional para a animação do universo gamer. Esse é o mês em que nós ficamos ligados nas notícias que surgem na indústria, com uma maratona de revelações, informações e anúncios inéditos. Para ser mais preciso, é o período em que costumeiramente ocorre a E3, a maior feira de jogos do planeta.

No entanto, não tivemos a E3 neste ano. Com isso, surgiu um substituto para o evento: a Summer Game Fest 2022, ou como também costumam chamar, a “não-E3” e “quase E3”.

O evento é organizado pelo jornalista e host Geoff Keighley, conhecido também por ser um dos idealizadores do The Game Awards, o “Oscar dos games”. O painel principal foi no último dia 9 de junho, mas no cronograma oficial, os showcases de outros estúdios e empresas também fizeram parte do festival – entre eles: Netflix, Capcom, Xbox + Bethesda e etc.

As divulgações nos painéis da Summer Game Fest trouxeram várias novidades de jogos que muitos gamers estão na espera pelos lançamentos. O evento ainda não foi encerrado oficialmente, restando o painel Multiversus Pro Player Showcase na próxima terça-feira (21), mas já podemos mencionar alguns jogos que se destacaram nos outros dias. Se liga na lista abaixo!
 
Call of Duty: Modern Warfare II



Após um grande sucesso nos primeiros anos de existência, a franquia Call of Duty se encontrava um pouco saturada. Porém, em 2019, veio a decisão do “soft reboot” da saga Modern Warfare e a Activision conseguiu um retorno de popularidade.

A sequência do primeiro título teve um vídeo de gameplay apresentada na Summer Game Fest e já foi suficiente para deixar os fãs mais ansiosos, com gráficos belíssimos e um roteiro aparentemente bem imersivo.

Call of Duty: Modern Warfare II chega no dia 28 de outubro de 2022 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.
 
The Last of Us Part I – Remake



O trailer do remake do sucesso da Naughty Dog foi anunciado no evento e foi a principal novidade da apresentação. Entretanto, a revelação já tinha sido vazada nas redes sociais antes da hora.

Ainda assim, The Last of Us Part I foi recebido com empolgação pelos fãs mais devotos da história de Ellie e Joel. Além das melhorias gráficas, o remake conta com a incorporação das mecânicas mais modernas de jogabilidade – algo que foi bastante elogiado em The Last of Us Part II.

Além disso, o diretor Neil Druckmann divulgou que a franquia terá um novo multiplayer, com narrativas inéditas e novos personagens. Uma experiência imersiva única e mais diferenciada.

O multiplayer ainda não tem uma data definida para os jogadores desfrutarem. Enquanto isso, The Last of Us Part I será lançado no dia 2 de setembro de 2022.
 
Hollow Knight: Silksong



Silksong não é um surto coletivo! Os fãs de Hollow Knight já estavam na espera pela sequência do primeiro jogo e foram presenteados com o anúncio da Team Cherry durante o showcase Xbox & Bethesda.

O metroidvania contou com novas imagens e um trailer de gameplay durante a apresentação, que revelou cenários, inimigos, personagens e alguns golpes da Hornet, a protagonista desse título.

Hollow Knight: Silksong estará disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X|S, mas ainda não tem uma data definida de lançamento – o jogo estará disponível no Game Pass assim que for lançado.
 
Starfield



O game espacial de ficção científica foi anunciado pela primeira vez na E3 2018 pela conferência da Bethesda e desde então, o hype pelo lançamento do jogo esteve nas alturas.

No showcase de 2022, o diretor Todd Howard revelou o primeiro vídeo de gampelay de Starfield, mostrando o protagonista realizando explorações espaciais em mil planetas diferentes pelo universo. A história se passa no ano de 2330 e além das múltiplas possibilidades de exploração, também teremos diversos personagens e naves para utilizar em batalhas no espaço.

Inicialmente, a previsão de lançamento de Starfield era para 2022. Contudo, o game só deve chegar em 2023, sem uma data definida, e poderá ser jogado nas plataformas Xbox Series X|S e PC – também estará no catálogo da Game Pass no dia do lançamento.
 
Valheim



Um dos jogos mais populares da Steam, Valheim é um game de sobrevivência viking que fez muito sucesso em 2021, ao ilustrar um mundo da mitologia nórdica e proporcionar uma experiência bem completa de exploração de reinos e terras – recentemente, o título bateu a marca de dez milhões de unidades vendidas.

Com isso, foi revelado no showcase da Xbox & Bethesda que o jogo será incluído no Game Pass, tanto para a versão PC quanto do console. Para os computadores, Valheim estará disponível no serviço de assinatura entre setembro e dezembro de 2022. Já a versão para Xbox One e Xbox Series X|S chega em 2023.

A Microsoft também divulgou a disponibilidade de crossplay entre jogadores de Xbox e PC, levando em conta a Steam e o Game Pass.
 
Resident Evil Village – DLC



Anunciado na E3 2021, o conteúdo adicional de Resident Evil Village recebeu mais novidades durante o Capcom Showcase. No DLC, teremos um enredo inédito que contará acontecimentos após o fim da história original, com a personagem Rose sendo a protagonista. Assim, o nome do conteúdo é Shadows of Rose e estará gratuito para as pessoas que já adquiriram o jogo base.

Os fãs pediram e RE Village também receberá a possibilidade de jogar a campanha em terceira pessoa, além de adicionar Lady Dimitrescu, Chris Redfield e Karl Heisenberg como personagens jogáveis no modo Mercenaries. Esses conteúdos fazem parte da Winters’ Expansion.

Outra novidade foi a revelação do pacote Gold Edition, que une o jogo base e os conteúdos do DLC. Ambos chegam no dia 28 de outubro de 2022 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.
 
Resident Evil 4 – Remake



O remake de Resident Evil 4 foi anunciado pela PlayStation durante o evento State of Play da Sony, no último dia 02. No Capcom Showcase, foi divulgado o primeiro vídeo de gameplay do título, com o game exibindo novas mecânicas que já estão presentes em outros remakes da franquia.

A essência da história original estará preservada, segundo os desenvolvedores do jogo. No enredo, Leon S. Kennedy é um agente contratado para encontrar Ashley Graham, filha do presidente dos Estados Unidos.

De acordo ainda com os desenvolvedores, o objetivo do remake é “alcançar a melhor qualidade possível para um jogo de terror em 2023”.

O lançamento de Resident Evil 4 será em 24 de março de 2023 para PS5, Xbox Series X|S e PC.
 

REFERÊNCIAS:
BARBOSA, Bruno Magalhães. “Summer Game Fest 2022: confira tudo o que rolou no evento”. VOXEL. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/voxel/240112-summer-game-fest-2022-confira-tudo-rolou-evento.htm>. Acesso em: 17 de junho de 2022.
BARBOSA, Bruno Magalhães "Capcom Showcase 2022: confira tudo o que rolou no evento". VOXEL. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/voxel/240314-capcom-showcase-2022-confira-tudo-rolou-evento.htm>.  Acesso em: 17 de junho de 2022.
FERREIRA, Tamires. “Summer Game Fest 2022: o que esperar e como assistir ao evento?”. OLHAR DIGITAL. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2022/06/09/games-e-consoles/summer-game-fest-2022-o-que-esperar-e-como-assistir-ao-evento/>. Acesso em: 17 de junho de 2022.
SENA, Junno. “[SUMMER GAME FEST] XBOX + BETHESDA: Todos os trailers de jogos mostrados na apresentação”. LEGIÃO DOS HERÓIS. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/summer-game-fest-xbox-bethesda-todos-trailers-jogos.html>.  Acesso em: 17 de junho de 2022.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »