Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/06/2022 às 14h57min - Atualizada em 18/06/2022 às 13h59min

Resenha | Tomorrow e a reflexão sobre o valor da vida

Com abordagem empática, o k-drama aborda a saúde mental sob um contexto que mescla a realidade com a fantasia

Letícia Nunes - Editado por Fernanda Simplicio
Pôster de Tomorrow || Fonte: MBC / Reprodução: Facebook | @MBCdramanow

A série coreana de drama e fantasia, Tomorrow, adaptação do weebtoon intitulado Naeil, escrito e ilustrado por Kim Yoo Jin — que assina a obra como Ra Ma —, propõe uma reflexão sobre o valor da vida através de um contexto em que os guardiões da morte, conhecidos como Ceifadores, salvam aqueles que tentam suicídio. 

 

Produzido pela emissora MBC, o Dorama é composto por 16 episódios de 60 minutos, que foram liberados simultaneamente para nível internacional, e também, legendados para português, pela plataforma da Netflix, a qual a produção ocupou o Top 10 Global de 20 países durante a quinta semana após a estreia.

Fonte: MBC / Reprodução: Facebook | @MBCdramanow

Fonte: MBC / Reprodução: Facebook | @MBCdramanow

Ceifadores do Departamento de Gerenciamento de Risco

 

Considerando a temática, Tomorrow apresenta nos episódios Avisos de Gatilho — também conhecidos como: Trigger Warning (TW) —, que alertam sobre as cenas que podem ser consideradas sensíveis. Assim, faz-se necessário lembrar que o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza atendimento de apoio emocional por mensagem, telefone ou e-mail.

 

SINOPSE

Após perder o pai, o jovem Choi Jun Woong enfrenta um período de dificuldades ao lado da mãe e da irmã mais nova. Sua maior frustração é estar sendo rejeitado em todas as entrevistas de emprego a qual se candidatou nos últimos quatro anos, apesar de se esforçar para manter o currículo atualizado com cursos e trabalhos voluntários.

Fonte: MBC / Reprodução: Facebook | @MBCdramanow

Fonte: MBC / Reprodução: Facebook | @MBCdramanow

Jun Woong momentos antes de acidentar-se na ponte

 

Certo dia, após passar por uma entrevista mal-sucedida, Jun Woong se dirige até uma ponte da cidade de Seul, movido por pensamentos deprimidos. Chegando lá, ele encontra um homem tentando suicidar-se. Apesar de desesperançoso, Jun Woong decide impedi-lo, e acaba se envolvendo em um acidente. 

 

No entanto, o jovem não imagina que a sua atitude atrapalhou o trabalho da equipe de Ceifadores responsáveis pelo departamento de Gerenciamento de Risco do submundo. E nisso, sua alma se perde do seu corpo. Para poder voltar a vida, Jun Woong deverá colaborar por um tempo, com a missão de salvar pessoas com energia vital baixa. 

 

Assista o trailer da série na íntegra:


 

SOBRE A TRAMA

Tratando-se de uma fantasia, a série faz uso dos efeitos especiais de forma elaborada e plausível, favorecendo a estética e a experiência do telespectador, visto que a narrativa exige imersão para se compreender a evolução dos fatos. Logo, o cenário que se constrói é equilibrado, dosando a intensidade e tensão das cenas de modo que seja confortável acompanhar.  

 

Além disso, fora a reflexão que o k-drama propõe, existe uma base a qual o roteiro se assegura, que aprofunda o arco dos personagens principais. A partir desta vertente, é possível entender as motivações para a formação da equipe de Gerenciamento de Risco, como cada integrante chegou a tal posição, e também, qual a função do submundo no enredo.

Fonte: MBC / Reprodução: Facebook | @MBCdramanow

Fonte: MBC / Reprodução: Facebook | @MBCdramanow

Flashback sobre o passado do par romântico da série

 

Dessa forma, entendo o roteiro de Tomorrow como um quebra-cabeça, percebe-se que cada peça foi colocada devidamente quando preciso, tornando o conjunto da obra coerente e instigante do início ao fim, sem deixar lacunas ou brechas para o tédio, fazendo da série não só original, mas também, com potencial para ser eleita uma das melhores do ano.

 

SOBRE O CONCEITO

A forma como o Dorama discute sobre vida e morte, sem dúvidas, é o ponto de maior destaque. A abordagem utilizada é cuidadosa, empática e eficaz, transmitindo a mensagem sob um peso emocional ideal para instigar reflexão, sem que isso seja doloroso e revoltante demais. Assim, os epílogos no final de cada episódio são essenciais, sendo auxílio para digerir as informações apresentadas.

Fonte: MBC / Reprodução: Facebook | @MBCdramanow

Fonte: MBC / Reprodução: Facebook | @MBCdramanow

Reunião dos Ceifadores após concluir uma missão

 

É interessante também, os contextos os quais Tomorrow traz para trabalhar a temática, mostrando os Ceifadores em diferentes missões. Isso humaniza e enriquece a trama, destacando o peso das interferências negativas de eventos sociais e históricos na saúde mental, além da importância da ação de uma rede de apoio em situações de vulnerabilidade.

 

Apesar do enfoque em uma pauta delicada, a série consegue trazer luz para outros assuntos como amizade e esperança, visando mostrar que, apesar das dificuldades, é direito de todos buscar a felicidade, na mesma medida que é dever também, não negligenciar certos problemas. Por fim, Tomorrow deixa a mensagem de que vale a pena tentar de novo, a qualquer hora. 

 

REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, Daniele. Saiba tudo sobre “Tomorrow”, o novo drama de Kim Hee-Seon, Rowoon do SF9 e Lee Soo-Hyuk. Asia On, 6 de abril de 2022. Disponível em: < https://asiaon.com.br/saiba-tudo-sobre-tomorrow-o-novo-drama-de-kim-hee-seon-rowoon-do-sf9-e-lee-soo-hyuk/ >. Acesso em: 17 de jun. de 2022.

 

MAIA, Ludmilla. CRÍTICA | Tomorrow traz reflexões importantes para contribuir com uma sociedade mais empática e solidária. Tribernna, 26 de mai. de 2022. Disponível em: < https://www.tribernna.com/2022/05/26/critica-tomorrow-traz-reflexoes-importantes-para-contribuir-com-uma-sociedade-mais-empatica-e-solidaria/ >. Acesso em: 17 de jun. de 2022.

 

PÓSS, Karol. Resenha | Amanhã – 1ª Temporada (Primeiras Impressões). Entreter-se, 13 de abr. de 2022. Disponível em: < https://entreterse.com.br/resenhas/serie-pt/resenha-amanha-1a-temporada-primeiras-impressoes/ >. Acesso em: 17 de jun. de 2022.

 

RIOS, Amanda. Tomorrow | Precisamos falar sobre a sensibilidade com que o k-drama lida com a vida. Nerd Cult News, 5 de abr. de 2022. Disponível em: < https://nerdcultnews.com/netflix/analise-tomorrow-k-drama/ >. Acesso em: 17 de jun. de 2022.

 

SEU DORAMA. Tomorrow. 21 de mai. de 2022. Disponível em: < https://seudorama.com.br/tomorrow/6582/ >. Acesso em: 17 de jun. de 2022.

 

SURYA. Primeiras Impressões | Tomorrow/Amanhã episódios 1 e 2. Momento Kdrama, 9 de abr. de 2022. Disponível em: < https://momentokdrama.com.br/2022/04/09/primeiras-impressoes-tomorrow-amanha-episodios-1-e-2/ >. Acesso em: 17 de jun. de 2022.

 

TORRE, Lorena. Aviso de Gatilho: o que é e por que usar. Odisséia Consultoria, 19 de jun. de 2021. Disponível em: < https://www.odisseiaconsultoria.com/post/aviso-de-gatilho-o-que-%C3%A9-e-por-que-usar#:~:text=Como%20definimos%20brevemente%20no%20Sensibilidade,apresentado%20antes%20de%20algum%20material. >. Acesso em: 17 de jun. de 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »