Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/06/2022 às 10h54min - Atualizada em 30/06/2022 às 10h42min

PerifaCon retornará no dia 31 de julho

A segunda edição da convenção geek das periferias acontecerá presencialmente em São Paulo

Gabriella Serrano - Editado por Marcela Câmara

“Construindo pontes, derrubando muros”. Este é o bordão presente no site oficial da PerifaCon. Conhecida como a Comic Con das favelas, a PerifaCon é a primeira convenção geek a falar de quadrinhos, filmes, séries e cultura nerd, geek e pop nas periferias de São Paulo. O evento busca estimular o acesso à cultura e dar maior visibilidade aos artistas da periferia e seus trabalhos para que eles tenham mais espaço no mercado e nas empresas. Além disso, a PerifaCon busca proporcionar a experiência de uma “Comic Con” para pessoas que não têm acesso a estes grandes eventos.

A primeira edição da convenção aconteceu em março de 2019 em Capão Redondo, distrito da Zona Sul de São Paulo, e atraiu mais de 7 mil pessoas. Em 2020, a segunda edição foi cancelada por conta da pandemia de COVID-19. Em  2021, o planejamento para uma nova edição presencial foi afetado mais uma vez e a PerifaCon se reinventou
No lugar de um evento presencial, foi feito um festival online e gratuito de três dias chamado Brotando nas Redes.

PerifaCon 2022

Neste ano, a edição volta a acontecer presencialmente no dia 31 de julho na Fábrica de Cultura de Brasilândia, em São Paulo. A programação de 2022 prevê painéis, mesas, exposições, debates, Arena Games e um concurso de cosplay. Além disso, acontecerá o Beco dos Artistas que contará com a presença de Marília Marz, Loud, Deley, Anderson Awvas, Douglas Docelino, Gustavo Nascimento, João Pinheiro, Régis Afrodinamic Rocha, Lobo Loss, Alessio Esteves e outros.

Andreza Delgado, uma das organizadoras do evento, afirmou, em nota, que o retorno presencial do evento é muito importante para todos os envolvidos na PerifaCon.

 
"Para nós, é muito importante voltar com nosso evento físico da PerifaCon porque, além de tudo, a periferia e o setor da cultura foram uns dos que mais sofreram com a ausência de políticas públicas e de um olhar mais humanizado para o morador de favela, essa retomada também é um movimento para reafirmar nosso compromisso com a democratização da cultura nerd, geek e de favela.”

Já é possível retirar ingressos para participar da segunda edição da convenção. Não há limitação de ingressos, mas, para evitar filas no dia do evento, é sugerido que as pessoas interessadas em participar retirem os ingressos previamente através do site oficial da Sympla. Vale lembrar que para participar será necessário apresentar o comprovante de vacinação de, pelo menos, duas doses da vacina, e o uso da máscara durante o evento será obrigatório.

REFERÊNCIAS:

 
VACCARI, Bia. Edição de 2022 da PerifaCon acontecerá em julho. Omelete, 25 de abril de 2022. Disponível em: https://www.omelete.com.br/quadrinhos/edicao-de-2022-da-perifacon-acontecera-em-julho. Acesso em: 27 de junho de 2022.

SOUSA, Camila. PerifaCon anuncia edição presencial em julho, na Fábrica de Cultura da Brasilândia. Jovem Nerd, 22 de abril de 2022. Disponível em: https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/perifacon-2022-data-confirmada/. Acesso em: 27 de junho de 2022.

ROCHA, Halitane. A PerifaCon está de volta no dia 31 de julho, em São Paulo. Mundo Negro, 21 de junho de 2022. Disponível em: https://mundonegro.inf.br/a-perifacon-esta-de-volta-no-dia-31-de-julho-em-sao-paulo/. Acesso em: 27 de junho de 2022.

GZH. Conheça a PerifaCon, a convenção geek das periferias. GaúchaZH, 26 de março de 2021. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/noticia/2021/03/conheca-a-perifacon-a-convencao-geek-das-periferias-ckmp1vfnu004g016un7rznepq.html. Acesso em: 27 de junho de 2022.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »