Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/09/2022 às 13h26min - Atualizada em 24/09/2022 às 12h34min

Hacker invade rede da Rockstar e vaza conteúdo em desenvolvimento do game GTA 6

Vazamento não só causou polêmica, também impactou nas ações da Take-Two, empresa dona da Rockstar

João Vitor O. Santos - Editado por Ana Terra

A Rockstar, produtora da consagrada franquia Grand Theft Auto (GTA) sofreu um ataque hacker logo nas primeiras horas do dia 18 desse mês. A invasão provocou um dos maiores vazamentos da história da empresa -quiçá, da indústria de games-, revelando conteúdo em desenvolvimento do aguardado GTA VI e causando a queda das ações da Take-Two (empresa dona da Rockstar) na bolsa de valores. 

A Rockstar está há mais de 9 anos sem lançar uma continuação para a franquia GTA, o sexto game só foi confirmado no início desse ano, mas ainda sem muita certeza de quando ele realmente seria lançado. Em meio de tantos rumores sobre o GTA VI, o vazamento aumentou ainda mais a ansiedade dos fãs por notícias do novo game que, até então, era uma incógnita.  

 

Rumores Confirmados

Foram compartilhados cerca de 90 vídeos e imagens da versão em desenvolvimento do game, resultando em algo próximo a uma hora de gameplay. O vazamento confirmou algumas teorias que os fãs tinham sobre a continuação.  

Foi confirmado, por vídeos, que o local que se passa o novo game é Vice City, cidade que é uma representação de Miami e que foi local do game de 2002. Alguns fãs já começaram a desenhar o que pode ser mapa do novo game usando de base o GTA Vice City (2002) e as imagens vazadas. 

Fonte: Rockstar Games/Divulgação

Fonte: Rockstar Games/Divulgação

Foto de capa de GTA Vice City

Outro detalhe importantíssimo é sobre o casal de protagonistas: Um homem (Jason) e uma mulher (Lucia). Havia rumores de que GTA VI seria o primeiro a contar com uma protagonista mulher, mas não é só isso, ele também é o primeiro a ter uma protagonista Latina Americana. 

As duas informações citadas acima são de grande peso para o game e o desapontamento da produtora é inevitável. Na segunda-feira, 19, a empresa confirmou a veracidade do vazamento e que a produção do novo game continuará seguindo o planejamento com total comprometimento aos fãs. “Nós vamos atualizar todos novamente em breve e, é claro, apresentaremos adequadamente este próximo jogo quando estiver pronto. Queremos agradecer a todos por seu apoio contínuo através desta situação”, completou. 

"WASTED”!  

Conhecido como “teapottuberhacker” e “White”, o hacker responsável pelo ataque à Rockstar liberou os primeiros vídeos como uma espécie de chantagem. White pedia cerca de 10 mil dólares para a Rockstar como garantia para que ele não postasse o código-fonte do GTA V e GTA VI.  

Não houve tempo para isso já que, na sexta-feira (23), a polícia britânica prendeu o hacker na cidade de Oxfordshire. White tem apenas 17 anos e é membro de um grupo chamado Lapsus$. Além da invasão à Rockstar, o hacker também esteve presente nos ataques à empresa Uber uma semana antes dos vazamentos e há suspeitas de que ele e o seu grupo também estiveram por trás dos ataques às empresas Nvidia, Microsoft e Samsung.  

White está sendo investigado pela Unidade Nacional de Crimes Cibernéticos do Reino Unido (NCCU) e FBI.  

 

Impactos na Empresa

O fato de que as primeiras informações sobre o game apareceram ao público por vazamento impactou fortemente a Rockstar. A empresa não estava pronta para anunciar o que está por vir no seu novo game e isso ficou claro na nota postada pela empresa. GTA VI ainda está em desenvolvimento e é claro que as imagens vazadas refletem isso em baixa qualidade gráfica, texturas reutilizadas do GTA V e falta de polimento. O problema é que alguns fãs (ou haters) não aceitaram isso e começaram a reclamar dos gráficos. 

Entretanto, alguns desenvolvedores e empresas de games queridos na indústria começaram a divulgar imagens de seus jogos em fase de desenvolvimento, em apoio a Rockstar. É notável que, apesar de ter uma versão final em seu ápice de motor gráfico, os games passam a maior parte do seu tempo de desenvolvimento em texturas simples, sendo os gráficos uma das últimas coisas a serem finalizadas. 

 


Antes do hacker ser preso o vazamento, o rebuliço quanto aos gráficos e a polêmica das primeiras impressões do game serem via vazamento causaram uma queda significativa nas ações da empresa dona da Rockstar, a Take-Two. As duas empresas caminhavam em uma zona perigosa, a qualquer momento White poderia divulgar o código-fonte do GTA VI e GTA V, impactando no futuro dos dois games de formas inimagináveis e, além disso, com o vazamento, a empresa perdeu um dos maiores pontos que impulsionam as vendas de games, o elemento surpresa. Geralmente, gameplays são uma das últimas coisas a serem divulgadas em um game. 

GTA VI ainda não tem previsão de lançamento, mas a Rockstar prometeu novas informações em breve.  

 

REFERÊNCIAS

ROMANI, B. Hacker vaza supostas imagens de GTA 6 e ameaça revelar código-fonte do game ESTADÃO 18 de set. de 2022.  Disponível em: <https://www.estadao.com.br/link/games/hacker-vaza-supostas-imagens-de-gta-6-e-ameaca-revelar-codigo-fonte-do-game/> Acesso em 20 de set. de 2022. 

CARBONE, F. Conheça o suposto hacker que vazou informações sobre GTA 6 ADRENALINE 19 de set. de 2022. Disponível em: <https://adrenaline.com.br/noticias/v/78761/conheca-o-suposto-hacker-que-vazou-informacoes-sobre-gta-6> Acesso em 20 de set. de 2022. 

G1. 'GTA 6': Rockstar confirma invasão e vazamento de imagens do novo game G1 19 de set. de 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/pop-arte/games/noticia/2022/09/19/gta-6-rockstar-games-confirma-invasao-e-vazamento-do-novo-game-da-franquia.ghtml> Acesso em 20 de set. de 2022. 

ELOI, A. Desenvolvedores mostram protótipos de seus jogos em apoio aos vazamentos de GTA 6 NERDBUNKER 21 de set. de 2022. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/desenvolvedores-mostram-prototipos-apos-vazamento-gta-6/>
Acesso em 24 de set. de 2022. 

BALU, N e VIJAYARAGHAVAN, A. Ações da Take-Two caem após vazamento de imagens de gameplay de GTA VI CNN  19 de set. de 2022. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/business/acoes-da-take-two-caem-apos-vazamento-de-imagens-de-gameplay-de-gta-vi/> Acesso em 23 de set. de 2022.

PALMEIRA, C. GTA 6: jovem que atacou Rockstar e Uber é preso em Londres VOXEL  23 de set. de 2022. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/voxel/248354-gta-6-suposto-jovem-atacou-rockstar-uber-preso-londres.htm> Acesso em 23 de set. de 2022.

FINANÇAS Polícia britânica prende hacker adolescente que supostamente vazou o GTA VI YAHOO! FINANÇAS 23 de set. de 2022. Disponível em: <https://br.financas.yahoo.com/noticias/policia-britanica-prende-hacker-adolescente-que-supostamente-vazou-o-gta-vi-195525442.html> Acesso em 23 de set. de 2022.

PONTES, I. Mapa de GTA 6 está sendo criado por fãs após vazamento YAHOO! FINANÇAS 22 de set. de 2022. Disponível em: <https://br.financas.yahoo.com/noticias/mapa-gta-6-está-sendo-182000642.html> Acesso em 22 de set. de 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »