02/10/2022 às 08h54min - Atualizada em 02/10/2022 às 08h22min

Resenha | Andor traz para Star Wars um respiro dos incríveis Jedi e Skywalkers em uma narrativa mais madura

Série de Cassian Andor mostra que tem muito mais para se explorar no universo de Star Wars para além da Força

Felipe Grande - Editado por Ana Terra
Os primeiros episódios de Andor, série derivada de Star Wars que mostra a evolução de Cassian Andor (Diego Luna) de um mero ladrão para herói da Rebelião, chegaram ao Disney+ no dia 21 de setembro, e chamaram uma boa atenção do público. Para iniciar, onde Andor se encaixa dentro de Star Wars? Sendo, de maneira geral, uma prequel de uma prequel, Rogue One, de 2016.

Acompanhamos nos dois primeiros episódios da temporada uma construção muito bem elaborada do cenário, da narrativa e dos personagens da série. Andor não é uma obra comum de Star Wars, com alguns Skywalkers espalhados, a Força como ponto central do universo ou guerreiros que combatem as adversidades com sabres de luz, em vez disso ela é construída em cima do plano “normal” de Star Wars.

A rebelião contra um governo fascista e autoritário, intrigas políticas e, é claro, uma chama de rebeldia em um simples ladrão de algum lugar da galáxia. Para a série, este é Cassian Andor, que anos mais tarde se sacrifica para roubar os planos da Estrela da Morte e dar “uma nova esperança” para o universo. Mas aqui, vemos um personagem fechado, com olhos cansados que refletem a sua luta pela própria sobrevivência.

Isso tudo serve para introduzir a série, que pode funcionar também como um produto a parte do restante da franquia. Andor tem um clima mais maduro, logo no primeiro episódio vemos o protagonista atirar na cabeça de um guarda filiado ao Império com um blaster, em um tempo chuvoso e em uma cena muito escura. Cassian aqui não é o herói de Rogue One, mas apenas alguém com uma chama de rebeldia.

A partir daí, a série segue contando e apresentando Cassian Andor para quem assiste, afinal ele não teve um background muito explorado nem mesmo em Rogue One. Os primeiros episódios contam a história do rebelde em flashbacks de sua infância no planeta Kenari, que foi praticamente destruído pela exploração e mineração em massa do Império Galáctico, quando foi separado de sua irmã.

Voltando para o tempo atual, após o incidente com os guardas no planeta Morlana Um, Cassian retorna a Ferrix, planeta em que reside. Durante esse tempo, é possível observar a frieza de Andor em suas relações, que são muito mais funcionais do que sociais e amizades. Com a exceção de Bix (Adria Arjona) e Bê, seu droide, o protagonista não mantém muito mais amigos, algo que pode mudar com a chegada de Luthen (Stellan Skarsgard), o mentor de Cassian na Aliança Rebelde, no terceiro episódio.

Em resumo, Andor é uma série promissora, com uma trama que pode se tornar cada vez mais intrigante com o passar dos episódios, com uma boa trilha sonora e personagens muito interessantes dos dois lados da moeda. No total, serão 12 episódios nesta temporada, com uma próxima já confirmada, para mostrar o início da rebelião contra o Império dos olhos de personagens como Cassian, que não estão acostumados com assuntos de Skywalkers, e muito menos da Força, mas sim apenas com a revolta contra o fascismo e autoritarismo na galáxia muito distante.

Os primeiros quatro episódios de Andor já estão disponíveis para streaming no Disney+, enquanto os próximos serão lançados semanalmente até novembro, quando os 12 episódios estiverem presentes no catálogo.

REFERÊNCIAS:
CIERRO, Victor. “Star Wars: Quem são os principais personagens da série Andor”. Tangerina, 2022. Disponível em: <
https://tangerina.uol.com.br/filmes-series/personagens-andor-lista/>.  Acesso em: 20 de setembro de 2022.
ROSS, Rollo. “Andor, série de ‘Star Wars’, analisa a vida cotidiana sob o Império”. Reuters e Splash Uol, 2022. Disponível em: <
https://www.uol.com.br/splash/noticias/reuters/2022/09/20/andor-serie-de-star-wars-analisa-a-vida-cotidiana-sob-o-imperio.htm> Acesso em: 20 de setembro de 2022.
SABBAGA, Julia. “Andor terá 24 episódios divididos em duas temporadas, diz Lucasfilm na D23”. Omelete, 2022. Disponível em: <
https://www.omelete.com.br/disney/andor-d-23-temporada#:~:text=An%C3%BAncio%20foi%20feito%20durante%20evento%20da%20Disney&text=Andor%2C%20s%C3%A9rie%20do%20universo%20Star,estreia%20para%20a%20segunda%20temporada>.  Acesso em: 18 de setembro de 2022.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »