07/11/2022 às 08h49min - Atualizada em 23/10/2022 às 23h57min

Yasuke | Primeiro samurai negro ganhará série live-action na Netflix com Omar Sy

Yasuke foi um grande guerreiro conhecido por sua força que chegava a de dez homens

Pedro Henrique dos Santos - Editado por Ana Terra
(Reprodução e Divulgação: Site Mundo Negro)
O ator Omar Sy (Lupin, 2021), viverá Yasuke, o primeiro samurai negro em série live-action produzida pela Netflix. Na história, Yasuke é levado como escravo da África para o Japão, mas se torna amigo de Oda Nobunaga, e acaba sendo o primeiro negro a se tornar samurai.

A série será escrita por Nick Jones Jr. e deverá forcar na história real do samurai e sua relação com o senhor feudal e guerreiro samurai a quem Yasuke serviu.

Além de atuar na série, Omar Sy, produzirá a série em conjunto com Jones Jr., e com cineasta Shawn Levy, do ator Forest Whitaker e da produtora Nina Yang Bongiovi. Ainda sem data de estreia, a série deve contar com cinco episódios.

Mas quem foi Yasuke?


O primeiro samurai negro, conhecido como Yasuke, foi um guerreiro que alcançou o posto de samurai sob o domínio de Oda Nobunaga, um poderoso senhor feudal japonês do século XVI.

Não se sabe ao certo a origem e a data de seu nascimento, a maioria dos historiadores afirma que Yasuke nasceu em Moçambique, outro sugerem países como Etiópia ou Nigéria.

Após sua chegada ao Japão, Yasuke conheceu Nobunaga, que logo despertou interesse do chefe samurai, e em cerca de um ano, Yasuke havia se juntado aos escalões superiores da classe guerreira japonesa, no caso os samurais. Em pouco tempo, Yasuke começou a falar japonês fluentemente e cavalgada ao lado de Nobunaga nas batalhas.

Yasuke possuia 1,88 metros de altura, o que fazia ser destaque entre os outros samurais, já que a altura média de um homem japonês no século XVI era cerca de 1,57 m. Nobunaga elogiava muito a força e a estatura de Yasuke e dizia que ele tinha a força de dez homens. Além disso, Nobunaga tratava Yasuke como um membro de sua família, onde Yasuke fazia parte de um grupo seleto de pessoas autorizadas a jantar com ele.

Apesar de ser um grande guerreiro, a lenda de Yasuke termina por volta de 1582, durante a queda de Nobunaga pelas mãos de um general traidor que resultou no exílio do primeiro samurai negro. Porém, mesmo depois de 500 anos, sua trajetória é incomum para a época, e continua a admirar e inspirar as pessoas.

Anime da Netflix


Existe no catálogo da Netflix Brasil o anime Yasuke, que conta a história do primeiro samurai negro. A série original nipo-americana é vagamente baseada na figura histórica do guerreiro.

O anime combina elementos históricos com componentes fantásticos, onde há uma abundância de robôs gigantes, bestas magicas e sequências de luta sobrenaturais envolvendo poderes sobrenaturais, mas também com cenas inspiradas em eventos registrados sobre a vida do samurai africano.




A série se passa vinte anos depois do seu auge como guerreiro, como se estivesse em sua aposentadoria, onde Yasuke tentar colocar seu passo histórico de lado e vive como um barqueiro recluso chamado Yassan em uma vila afastada.  
Sinopse: Em um Japão feudal destruído pela guerra, robôs e magia coexistem. O grande ronin Yasuke tenta deixar para trás um passado violento, mas é forçado a empunhar novamente sua espada quando um povoado se torna o cenário de uma sangrenta guerra civil entre daimiôs e ele é encarregado de proteger uma criança misteriosa perseguida por forças do mal.
 
Referências:
GOMES, Raio. Omar Sy vai viver Yasuke, o primeiro samurai negro, em série da Netflix. 2022. Disponível em: <https://mundonegro.inf.br/omar-sy-vai-viver-yasuke-o-primeiro-samurai-negro-em-serie-da-netflix/>. Acesso em: 03 de outubro de 2022. 
FERRAZ, Gabrielly. “Yasyke”, série sobre o primeiro samurai africano já está disponível na Netflix. 2021. Disponível em: <https://mundonegro.inf.br/yasuke-serie-sobre-o-primeiro-samurai-africano-ja-esta-disponivel-na-netflix/>. Acesso em: 21 de outubro de 2022.
MOHAMUD, Naima. A incrível história do imigrante africano que se tornou um dos mais respeitados samurais no Japão no século 16. 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-50022956>. Acesso em: 22 de outubro de 2022.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »