Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/11/2022 às 13h47min - Atualizada em 18/11/2022 às 11h03min

Catar: o país da Copa do Mundo 2022

Do luxo as marcas históricas, conheça a cultura e os costumes do Oriente Médio

Marina Magalhães Prizan - editado por Larissa Nunes
Vou na janela. (Foto: Souq Waqif)

Desde 2010, Catar tem os olhos para ele, isso porque o país é sede da Copa do Mundo de 2022 e faltando poucos dias para conhecermos a seleção favorita que levantará a taça, vamos aproveitar e conhecer um pouco sobre a cultura e os costumes que cerca essa pequena população do Oriente Médio.

Reportagens na TV em todas as regiões do Brasil nos meses que antecederam a Copa, nos apresentaram um país exuberante. As cidades e bairros que circulam a capital Doha, misturam o rústico do deserto, com a parte de um país desenvolvido economicamente.
 
Para começar: é Catar ou Qatar? Bom, segundo a internet pode-se usar os dois nomes, e quem vive no Qatar é denominado qatari ou catarense de acordo com  o Gentílico. Os qatari são ao todo três milhões de pessoas, e devido a tantas matérias em emissoras de TV há de termos a impressão, que o povo faz questão de demostrar gentileza e hospitalidade confortável.

Cultura

Nas famílias tradicionais e podemos estender este hábito a população, é comum observarmos o respeito aos mais velhos. Também o costume de comer de joelhos, junto a todos e com a mão direita, sem a utilização de talheres.
 
Comida

Comem-se uma culinária vasta e gostosa, com tempero acentuados que são especialistas próprias. A tradição mais conhecida é comer tâmaras, fruta tradicional no país, e leite de camelo que falam que se qualquer um toma-lo ficará com bastante disposição. Em ocasiões para conhecimento de cultura e comemoração, tem carne disponível.

Religião

Pautado nos termos do Alcorão da religião islâmica, acredita- se em nove nomes para nomear a Deus. Mas no censo coletivo, não só nas famílias mais ricas, dizem que existe um décimo nome.

Suas preces são feitas pela manhã e ao pôr do sol se reza com canto. Uma curiosidade é que é possível ouvir o canto e aviso até ao andar pelas ruas, e que foi disponibilizado um local para oração para quem quiser não quebrar a rotina dentro dos cinco estádios.

Os jogadores nativos também não ficam isentos dessa prática durante a Copa. Quando dá o horário, eles rezam em campo nas horas de treinamento. O local é bem simples e se utiliza tapete para ficar de joelhos e debruçados.

Economia

Qatar é conhecido por ter um país rico, e isso se dá pela alta qualidade de vida devido ao petróleo e recursos de gás natural. Também a extração de pedras preciosas no fundo das águas do golfo.

 


Qualidade de vida

No país não se paga por assistência médica, pela conta de luz e abastecimento de água, e nem estudos.

Em meio a uma vida de luxos. para muitos a vida não é fácil devido às tradições e respeito ao que diz Alcorão, mulher que são submissas, e a homossexualidade, se tiver alguém, com essa paixão pelo mesmo sexo, a sexualidade, tem de ser ocultada. E por mais que muitas mulheres tenham coragem de se impor e mudar sua trajetória de vida, é preciso de permissão para o mínimo de autorizações. E que tais que sejam permitidas por homens.

Dentro de muitas polêmicas, por ditar regras, o país regido uma monarquia familiar, apesar de ter se separado do território da Inglaterra, a
ironia é que acusa o Catar o país de prestar serviço com pessoas escravizadas, que ao serem recrutados para o trabalho, vivem em uma espécie de alojamento isolado da parte "rica e luxuosa" da cidade e municípios oferecendo o mínimo de condições de segurança para quem trabalha e pouco dinheiro.

E estima-se que mais de 6,5 mil trabalhadores imigrantes tenham falecido desde que o Catar foi escolhido como sede do mundial pelas obras estruturais especificas para o evento.



 

O Souq Waqif

Souq Waqif, onde “Waqif” significa “em pé” em Árabe; é uma espécie de point social para quem mora ou é turista. O local é como se fosse a 25 de março em São Paulo ou a Feira dos Goianos em Taguatinga (Brasília- DF).

No Souq você encontra de tudo, desde comida até a tatuagem de henna para fazer na hora. Esse mercado é composto de muita peça de artesanato e roupas árabes e você encontra até o famoso pão sírio e música local.
     
Apesar da diversão, não se permite bebida alcoólica e uma das polêmicas desta Copa é justamente a proibição de cervejas também nos estádios.
Acho que diante das florestas (
Ilha de Bim Ghannam- costa nordeste) e dunas de areia você ficaria louco  depois de ver as tantas surpresas do Qatar , desde gente vestidas com burca na praia á corrida de dromedários em Al Thumama.


 





 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »