Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/02/2023 às 20h42min - Atualizada em 26/02/2023 às 20h11min

Brasil Futuro: Mais de 100 obras mostra democracia, diversidade cultural e a identidade plural do Brasil

Exposição ficará disponível para visitação até o dia 26 de Fevereiro

Maria Eduarda Alves Maia - Revisado por Carolina Nunes
Jornais como capa de mesa, no museu nacional da República. (Foto: Reprodução/, por Maria Eduarda )

Exposição na qual foi inaugurada e aberta ao público no dia 2 de janeiro, dia seguinte à posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O espaço concedido é o Museu Nacional da República (MuN), com entrada gratuita e ficará disponível para visita até o dia 26 de fevereiro. 

A exposição conta com 180 obras, todas de artistas brasileiros. Tendo como administradores Lilia Schuwarez, Paulo Vieira, Márcio Tavares e Rogério Carvalho. 

Brasil Futuro: As formas de democracia é uma forma de homenagem ao regime democrático desenhada a partir de recortes de gênero, raça, diversidade e região. Do total das obras, 105 vieram do Rio de janeiro e São Paulo e 75 são dos acervos do museu de arte de Brasília (MAB) e do próprio museu.

 


 

A diretora do museu, Sara Seilert, destaca a importância em ter essa iniciativa “importante exposição como forma que marca das artes do governo federal, como forma de valorizar de uma produção artística brasileira bastante diversa”. 

A exposição divide-se em três temas de grande importância, nas quais são: a primeira que celebra a democracia e busca resgatar os símbolos nacionais; a segunda que traz pautas do feminismo; e o terceiro como último, um convite ao público para refletir sobre a riqueza étnica, de gênero, regional e de linguagens presentes na cultura do Brasil. 

O visitante Bruno Alarcão, 19 anos, conta sobre a experiência em visitar uma exposição tão rica de conhecimentos: "Estou muito feliz por ter a oportunidade de visitar a exposição, não sabia que poderia achar tantos assuntos em um só lugar. Se eu pudesse dizer algo, é que se você tiver a oportunidade, venha, pois vale muito a pena, e nem tem desculpa para não vir, porque a entrada é gratuita, servindo como passeio para nós brasilienses ”.
 

(Foto: Reprodução/ internet)

(Foto: Reprodução/ internet)

Imagem exposição 'Brasil Futuro'.


Após atos terroristas
 

No dia 08 de janeiro apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, se reuniram no centro de Brasília invadindo congresso, palácio do planalto e o TSE, causando assim, uma grande confusão e grandes desastres.

Por muito pouco a exposição “Brasil Futuro” escapou do ataque, teve que ser reaberta nos dias seguintes após toda bagunça , com maior controle de acesso do público. 

Lilia Schwarcz, relata sobre o medo que teve no dia do ocorrido: “Então, eu acredito que as invasões foram feitas por um setor de extrema direita radical e que não fala nem sequer por toda a direita. A experiência que nós tivemos foi de muita alegria, inclusive o museu estava cheio. Eu fiquei até com medo e nada aconteceu, mas sabemos quem são aquelas pessoas, que não tem respeito à democracia e que querem fazer valer a sua vontade por meio do vandalismo.   

Lilia finaliza dizendo sobre o nome da exposição: “fica nesse tempo sem tempo, um futuro presente, porque a gente gente sabe que o futuro está rasgado de presente. Então eu acho que os artistas têm muito de visionários, eles estão de fato projetando esse futuro”.

O funcionamento da exposição é de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »