Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/03/2023 às 20h57min - Atualizada em 03/03/2023 às 19h30min

Dez anos de Jogos Vorazes: Em Chamas

O segundo filme da franquia distópica Jogos Vorazes: Em Chamas completa este ano de 2023 dez anos desde a sua estréia mundial

Jéssica Mayara - Editado por Marcela Câmara
Baseado nos livros de Suzanne Collins, Jogos Vorazes: Em Chamas nos conta o que houve após Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson) sobreviverem a 74ª edição dos Jogos Vorazes, e como ficou a situação dos dois com a capital diante das afrontas de Katniss dentro da arena, o que resultaram em uma rebelião dentro dos distritos.

Diante disso, o presidente Snow (Donald Sutherland) como forma de punição resolve castigar não somente os amantes desafortunados, mas também todos os vencedores das edições anteriores enviando-os novamente para dentro da arena em comemoração a 75ª edição dos Jogos intitulado como “O Massacre Quartenário”.



Dirigido por Francis Lawrence, Em Chamas se tornou o maior sucesso da franquia conquistando 409,4 milhões de dólares nos cinemas dos Estados Unidos e Canadá, superando o campeão de bilheteria mundial do ano de 2013, Homem de Ferro 3, de acordo com o portal Veja.

O filme nos proporciona cenas emocionantes como o discurso de Katniss no distrito 11 em homenagem a sua amiga Rue que foi morta dentro da arena, a primeira vez em que o símbolo da rebelião  – três dedos levantados para cima e o assovio do tordo – é demonstrado em público como forma de protesto. A união dos tributos no programa do Ceaser Flickerman e muitas cenas com efeitos especiais de tirar o fôlego, como o vestido de Katniss virando um tordo, até a cena final do raio atingindo a arena.

Mas não somente isso, Jogos Vorazes: Em Chamas, assim como toda a saga, faz o telespectador ficar vidrado em cada cena do filme onde nada acontece por acaso, mas tudo se conecta até o seu plot twist final que jamais esqueceremos, onde Katniss é resgatada da arena para representar o símbolo da grande revolução.

Com um elenco de peso, Em Chamas trouxe Sam Claflin para o elenco para interpretar Finnick Odair, Jena Malone como Johanna Mason e Philip Seymour como Plutarch Heavensbee. Mesmo até hoje, depois de dez anos de sua estréia, o filme continua sendo o mais elogiado no quesito “adaptação literária mais fiel ao livro”, o que também é uma das causas de ser um dos melhores filmes da saga.

Para os amantes de distopias adolescentes, a Esperança: O final não é o fim da saga Jogos Vorazes. Este ano será lançado nos cinemas um prequel da saga inspirado no livro da mesma autora A Cantiga dos Pássaros e as Serpentes que contará a história do presidente Snow quando ele ainda era adolescente e como ele se tornou o vilão que conhecemos. A estréia do filme será dia 17 de novembro de 2023 em todos os cinemas.

Refer
ências
JOGOS vorazes: Em Chamas é a melhor bilheteria de 2013 nos EUA e Canadá - Veja Abril 10 jan 2014. Disponível em: < https://veja.abril.com.br/cultura/jogos-vorazes-em-chamas-e-a-melhor-bilheteria-de-2013-nos-eua-e-canada/> Acesso em: 28 de fevereiro de 2023. 

JURANDIR Filho. Veja os 40 momentos mais marcantes e emocionantes da franquia #JogosVorazes – Cinema com Rapadura 11 de dez 2015. Disponível em: < https://cinemacomrapadura.com.br/colunas/acme/398940/veja-os-40-momentos-mais-marcantes-e-emocionantes-da-franquia-jogosvorazes/ > Acesso em: 03 de março de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »