Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/03/2023 às 18h27min - Atualizada em 04/03/2023 às 12h06min

Festival Visões Periféricas 2023

Homenageando representante do cinema indígena reconhecido internacionalmente

Cauê Porcé - Editado por Marcela Câmara
Ocorre até a próxima quarta-feira (08/02), de maneira híbrida, a 16ª edição do Festival Visões Periféricas. Considerado vanguardista por ser o primeiro festival a oferecer a exibição dos filmes em formato híbrido (presencial e virtual), o Festival Visões Periféricas privilegia filmes produzidos por realizadores que vivem nas periferias do Brasil.
 

Este ano o evento deve exibir um total de 78 filmes em homenagem ao cineasta Takumã Kuikuro e a Kaitsu Filmes Produções/Coletivo Kaíkuro. Takumã é um dos realizadores mais importantes do cinema indígena no Brasil.

Hoje, um dos principais desafios para os realizadores que vem das periferias é a sua inserção e permanência profissional no mercado audiovisual. De acordo com o idealizador do Festival, o diretor Marcio Blanco, uma pesquisa realizada constatou a baixa participação de diretoras mulheres e diretores negros nos projetos financiados pela Ancine. Nos últimos anos, s de mercado entenderam a necessidade de absorver em seus quadros profissionais que vem das periferias, principalmente negros e negras, mas ainda existe muito a ser feito. 

As sessões presenciais da 16ª edição do festival devem ocorrer na Estação Net Rio (Botafogo), Estação Net Botafogo (Botafogo), CineCarioca Nova Brasília (Pça Nossa Senhora de Fátima) e Biblioteca Parque de Manguinhos (Benfica). Para quem quiser acompanhar as sessões virtuais, que serão exibidas em 07e 08 de março, basta acessar o site do Festival Visões Periféricas ou Itaú Cultural Play
 
 
REFERÊNCIAS
 
BARATA, Giselly Correa. Cinema: com 78 filmes, evento exibe produção periférica do Brasil. O POVO, 2023 Acesso: 03/03/2023. Disponível em: Brasil de Fato.

Festival Visões Periféricas leva o olhar das múltiplas periferias brasileiras ao cinema, no RJ. Acesso 03/03/2023. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2023/03/03/festival-visoes-perifericas-leva-o-olhar-das-multiplas-periferias-brasileiras-ao-cinema-no-rj 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »