Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/03/2023 às 21h05min - Atualizada em 24/03/2023 às 20h50min

A mágica da Disney que persegue todas as gerações

Mariane, Natalia e Andrea, loucas e apaixonadas pelo mundo encantado da Disney

Tamyres Sbrile - Editado por Ana Terra
A The Walt Disney Company surgiu em 1923 criada pelos dois irmãos, Walt Disney e Roy Oliver Disney. O primeiro personagem de sucesso foi o ratinho mais amado do mundo – Mickey Mouse, que estrelou o primeiro filme sonoro em 18 de novembro de 1928.

A companhia foi a primeira no mercado de animação e com o passar do tempo foi crescendo e ampliando a sua participação na indústria. Filmes como Cinderella, Peter Pan, Alice no País das Maravilhas, Aristogatas, A Dama e o Vagabundo foram lançados entre 1950 e 1970. 

Já a Disneylândia foi inaugurada em 1955, e é um dos principais parques temáticos dos Estados Unidos, localizado no distrito de Anaheim, no condado de Orange (Califórnia). Anos depois, outros parques foram construídos ao redor do mundo, como Florida, França, Japão e Hong Kong. 
Nos dias atuais, os estúdios possuem a liderança em Walt Disney Pictures, Touchstone Pictures, Hollywood Pictures, Miramax Films, Dimension Films, Disneynature e a mais nova compra, Pixar além dos direitos de Star Wars. Proprietário e licenciante de onze parques temáticos e várias redes de televisão, como a ABC e a ESPN, além de ter adquirido a Marvel Entertainment.

No Brasil, o principal escritório fica localizado na cidade de São Paulo. A franquia também possui escritórios nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Fortaleza. Aqui no país, a empresa gerencia produtos de consumo, cinema, eventos, canais de televisão, rádio, internet, games e outros.

O dia que a estudante de fisioterapia, Mariane Castro visitou os parques pela primeira vez, lá em 2017, ela sabia que teria como meta de vida trabalhar naquele lugar mágico. 

“Eu estava na fila da 't's a small world' quando uma Cast Member (como os funcionários são chamados, pois fazemos parte do show) abordou a criança na nossa frente, que estava se pendurando no corrimão, e, ao invés de simplesmente dizer para a criança não se pendurar, ela falou pra criança que o Mickey adorava as acrobacias dela e que ele havia pedido pra ela fazer aquilo em um local adequado para tal. Ela amenizou a situação com uma história, com mágica, e foi nesse momento que eu decidi que eu queria ter essa experiência de fazer mágica, de fazer a diferença na vida de uma pessoa, mesmo que seja com um simples ato”, explicou. 

O programa de intercâmbio durou cerca de dois meses e meio, Mariane ainda ficou uma semana a mais após o programa finalizar. Ela garante que a experiencia provou mudanças profissionalmente e pessoalmente. “Eu desenvolvi amizades que eu espero manter, minhas amigas eram como irmãs pra mim, uma das coisas que mais me doeu de vir pra casa foi ter que dar tchau pra elas”.  Além disso, Mariane nunca havia morado sozinha, então pôde desenvolver o lado de autonomia.
Ela ainda explicou que a companhia preza por cinco chaves para um bom atendimento.

“Segurança, cortesia (simpatia), inclusão, show (manter a mágica) e eficiência. Todas essas chaves estavam no dia a dia do meu trabalho, e eu pude trazer essas chaves como metodologia profissional”. 

Mas a história de amor entre Mariane e a Disney começou muito antes disso, quando ela ainda estava na barriga da mãe, “a Disney esteve comigo desde antes de eu nascer, minha mãe comentava que, na época que eu estava na barriga dela, quando ela foi assistir Tarzan nos cinemas, aquilo me acalmou”, relembrou.
 
Já para a paulistana Natalia Horvath, 25, o mundo encantado da Disney faz parte da vila dela desde a infância até os dias atuais. Sendo o personagem Stitch o preferido da fonoaudióloga e atriz. “Ele é divertido, fofo, carismático, mas tem um certo impacto com as pequenas 'maldades' que ele faz. Mas a forma como ele vai conhecendo o mundo e entendendo seus sentimentos, é linda!”, comentou.

Mesmo já adulta, Natalia ainda hoje assiste aos clássicos da franquia e garante que é sempre uma emoção diferente. “Eu cresci vendo Disney. E mesmo que ao longo do tempo eu fui assistindo filmes mais 'adultos', a Disney sempre me impacta. A forma simples que passam as mensagens, com algo que é ficção, mas tão reais, me atinge muito”.

Louca pela franquia, Natalia viajou para os parques da Disney ainda na adolescência, mas garante que tem muita vontade de retornar. “Já fui. Ainda era meio adolescente, mas foi algo mágico. E a vontade de voltar, só volta a crescer”. 

Como todo bom e velho fã, a fonoaudióloga já passou perrengues para cuidar do acessório preferido da franquia. Natalia havia perdido um pingente que gostava muito e quando percebeu que estava sem o objeto, foi procurar desesperadamente por ele. “Ele ficava preso na minha bolsa da escola. Um dia eu cheguei na escola com ele e só no final do dia, percebi que ele não estava mais na bolsa. E eu tinha saído da escola durante a tarde... Então eu refiz todo o caminho daquele dia para achar”. 

A analista de marketing, Andrea Gouvea, 35, sempre sonhou em conhecer a Disney. A brasileira que mora atualmente em Malmö, na Suécia, foi encantada com o pozinho de pirlim pim pim desde pequena, já que assistia os filmes em VHS e as propagandas do parque vinham na contracapa. “Acho que aí começou. Durante toda minha vida vinha admirando também em como a empresa lida com a comunicação e o padrão de qualidade das animações e filmes em tudo. Sigo apaixonada e chorona por cada novo lançamento”, brincou.

Andrea conseguiu realizar o sonho quando tinha 31 anos. Foram anos juntando dinheiro e se planejando para este momento. “Foi incrível! Era o sonho de uma vida e foi maravilhoso realizar. Ter conhecido os parques, personagens e as atrações que eu só via pelas propagandas dos antigos VHS da Disney quando era criança foi maravilhoso!”, contou. 

Para ser ainda mais especial, Andrea comemorou o aniversário de 32 no parque, mais especificamente, no Animal Kigndon. Mesmo a experiência tendo sido maravilhosa, a analista de marketing pretende conhecer os outros parques espalhados pelo mundo antes de voltar para o da Califórnia. 

Com uma coleção de mais de 100 funkos (bonecos), Andrea relembrou que a maior loucura que já fez pela marca, foi construir uma fantasia idêntica ao filme. “Do Russel e do Sr. Fredericksen de UP para uma festa a fantasia, acabei usando a mesma fantasia pra ir conhecer os personagens no dia d
o meu aniversário, foi muito divertido”, relembrou ela.
 

REFERÊNCIAS:
Walt Disney Company, Canaltech. Disponivel em: <https://canaltech.com.br/empresa/walt-disney/#:~:text=A%20The%20Walt%20Disney%20Company,do%20entretenimento%20que%20todos%20conhecem>. Acesso em 24 de março de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »