Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/03/2023 às 13h08min - Atualizada em 26/03/2023 às 12h47min

Resenha | O Castelo Animado (2004)

Iana Amoras - Editado por Ana Terra
Fonte: Studio Ghibli


Quem é fã das animações do Studio Ghibli, sabe que “O Castelo Animado” é uma obra cinematográfica impecável. Contém spoilers!
 
A animação é baseada no livro de mesmo nome, de Diana Wynne Jones, e conta a história de Sophie e Howl. Sophie é uma jovem introvertida que passa seus dias trabalhando reclusa na chapelaria de sua família. Um dia, ao ir visitar sua irmã no trabalho, ela se depara com dois guardas mal-intencionados.
 
Howl, um bruxo popular e misterioso, ajuda Sophie a fugir dos guardas, mas acaba colocando-a em risco. O encontro dos dois desperta inveja na Bruxa das Terras Abandonadas, que acaba indo à chapelaria e amaldiçoando Sophie com um feitiço. Transformada em uma velha de 90 anos, Sophie decide abandonar sua vida no vilarejo e parte em busca de uma maneira de quebrar o feitiço.
No caminho, Sophie encontra um espantalho encantado, apelidado de Cabeça de Nabo, que a leva em direção a um abrigo. Lá encontra com Markl, um aprendiz de feitiçaria que acolhe a jovem senhora no local. Para sua surpresa, Sophie descobre que Howl é o dono do Castelo Animado, que se mantêm em movimento graças a Cálcifer, um demônio de fogo.
 
Cálcifer e Sophie acabam fazendo um acordo: se ela quebrar o feitiço que Howl colocou em Cálcifer, ele a ajuda quebrando o feitiço dela. Assim, dando a desculpa de que é a nova faxineira, Sophie passa a conviver com os moradores do castelo e a admirar mais a magia.
 
No decorrer do filme, Sophie descobre que Howl também está sob um feitiço e que precisa encontrar uma maneira de se livrar da maldição. Enquanto isso, Howl é convocado para lutar em uma guerra que está acontecendo em seu mundo. Os dois protagonistas partem em uma jornada de autoaceitação e juntos descobrem o amor.
A construção dos personagens é um dos pontos altos do filme. Sophie é uma personagem forte e corajosa, que mesmo em sua forma envelhecida, não se deixa abater e segue lutando por seus objetivos. Howl, por sua vez, é um personagem complexo, que apresenta diferentes facetas ao longo da trama, e que precisa enfrentar seus próprios medos para se tornar um verdadeiro herói.
 
A animação apresenta uma narrativa complexa e cativante, repleta de elementos e personagens memoráveis. A direção de Miyazaki é, como sempre, fantástica, mesclando momentos de ação e aventura com momentos mais contemplativos e poéticos. A animação também é conhecida pela sua beleza visual, com cenas que transbordam de cores e detalhes, criando um mundo mágico e encantador. Disponível na Netflix.

Referências:
VINICIOS, Paulo. “Resenha: "O Castelo Animado" (Howl's Moving Castle) de Diana Wynne Jones”. Ficções Humanas. Disponível em : https://www.ficcoeshumanas.com.br/post/resenha-o-casteloanimado-howl-s-moving-castle-de-diana-wynne-jones. Acesso em 20/03/2023. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »