Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/12/2020 às 12h34min - Atualizada em 15/12/2020 às 12h49min

A jornada do Herói: como um personagem se torna tão importante

Conheça as 12 etapas que tornam um personagem em herói!

Cícera Gledys Ramos - Editado por Fernanda Simplicio
A jornada do herói surgiu a partir de uma análise feita por Joseph Campbell, em seu livro O Herói das mil faces. Analisando diversas histórias, ele encontra uma técnica em comum entre elas, na qual são usadas 12 etapas para que o personagem passe por diversas fases até se tornar um herói.
Sabe aqueles filmes de desenho animado? Em muitos deles também são utilizados essa técnica e você provavelmente nem sabia. Seja qual for o gênero do filme, essas etapas podem ser utilizadas para chamar a sua atenção e tornar o personagem importante na história.

Vamos conhecer como essas histórias são escritas para te envolver, as etapas consistem em: iniciação, separação e retorno.

1 – Mundo Comum
O início da trama mostra a ambientação, quem é o personagem, como e onde ele vive, quem são as pessoas com quem ele tem uma relação e como a sua vida é tão monótona quanto a de qualquer outra pessoa.
É a partir daí que conhecemos como ele era antes da história começar e vemos a sua vida comum, assim nos identificamos ou não com o personagem.
Um exemplo disso, é o filme animado Toy Story, os brinquedos estão vivendo pacificamente no quarto do Andy, antes do aniversário que traria Buzz Light-Year para a história. Temos também o exemplo no filme do Sonic, que mostra a vida do personagem antes de ir para a cidade e também mostra a vida monótona do guarda da cidade antes do Sonic entrar na sua vida.



2 – Chamado à Aventura
Nessa parte, começa aparecer um conflito na história e o personagem é chamado para uma missão que vai tirá-lo da sua zona de conforto e da sua vida comum. Como o caso de Harry Potter quando recebe a carta de Hogwarts.



3 – Recusa ao Chamado
Com um desafio é normal que o personagem tenha medo e se recuse a mudar a sua vida normal para ir atrás do chamado, não aceitando as mudanças.
Isso acontece quando Woody não aceita que há outro brinquedo em seu lugar ou então quando Luke Skywalker se recusa a ajudar a princesa Leia.



4 – Encontro com o mentor
Diante de tantas mudanças, o personagem precisa de uma mãozinha para aprender a lidar com tudo isso. Então é hora de encontrar aquela pessoa que vai lhe dar todas as dicas para enfrentar o desafio proposto.
A ajuda pode vir na figura de um mestre, um guia, uma namorada, um amigo ou alguém como Hagrid, que ajuda Harry Potter a comprar todo o seu material para ir para Hogwarts.



5 – A travessia do primeiro limiar
Agora o nosso personagem está pronto e está na hora de cruzar o limite entre o mundo em que ele já conhece e o mundo no qual vai conhecer e deve ir.

6 – Provas, aliados e inimigos
Aqui, é mostrada uma visão mais profunda do personagem e sua capacidade de descobrir quem são as pessoas com quem pode contar e quem são as que desejam prejudicar sua jornada, ou seja, seus aliados e inimigos. Nesse ponto, a identificação com o público se torna ainda maior.
Esse é o momento em que o protagonista entra na nave que vai levá-lo para o espaço, no trem que vai para Hogwarts ou toma um comprimido vermelho para descobrir o que é a Matrix.

7 – Aproximação da caverna oculta
É nesse momento que ele vai atrás do seu objeto de maior desejo ou do grande inimigo que ele precisa enfrentar. Pois agora ele já conhece quem são seus aliados.
Como quando Batman pede ajuda de Gordon e Dent para salvar Gotham City dos planos do Coringa.

8 – A aprovação
O personagem passa por um difícil teste físico ou mental, enfrentando um inimigo ou passando por um conflito interno. Essa prova tem um significado de transformação para ele, pois terá que reunir todos os conhecimentos e experiências adquiridos durante a sua jornada até aquele momento. Essa fase pode até ser comparada com uma experiência de morte.
Trazendo um exemplo sobre essa etapa, temos no episódio V de Star Wars, no momento em que depois de Darth Vader contar que é seu pai, Luke Skywalker quase se mata.



9 – A Recompensa
Depois de ter passado por diversos desafios e ter passado pela experiência de quase morte (física ou mental), ele merece uma recompensa, né?
Essa recompensa o torna mais forte, e ela pode vir em forma de por um objeto de grande valor, a reconciliação com alguém querido, um novo conhecimento ou habilidade, um tesouro ou o que mais a imaginação do autor permitir.
Por exemplo, no final do primeiro filme do Harry Potter, Dumbledore dá pontos extras para Harry, Rony e Hermione, o que faz com que Grifinória ultrapasse Sonserina e ganhe a Taça das Casas. 
Mas a jornada do herói ainda não acabou, pois ele ainda precisa retornar para o lugar de onde ele saiu.

10 – O Caminho de Volta
Nesse momento, a sensação de perigo some e o sentimento de dever cumprido toma conta do personagem e ele volta ao seu mundo normal. Porém uma ameaça final o surpreende. Na trilogia O Senhor dos Anéis esse momento acontece quando Gollum ataca Frodo na beira do vulcão, quando o anel estava prestes a ser destruído.



11 – Ressurreição

Então chega a hora da batalha final!
Esse desafio é algo que vai muito além da vida dele, representando perigo para as pessoas à sua volta, sua comunidade, família, enfim, seu mundo comum. Se ele perder, todos sofrem.
Quando estamos acompanhando esta parte da história, quase sentimos as próprias emoções do personagem.

12 – O Retorno com o Elixir
Agora sim, finalmente, o herói retorna ao seu mundo comum trazendo consigo o elixir (uma poção mágica com poderes de cura), um tesouro ou uma grande lição que ele aprendeu ao longo de toda essa jornada.
 
 
E aí já tinha ouvido falar na jornada do herói?
Conta aqui pra gente nos comentários!
 
REFERÊNCIAS:
Freitas, Gustavo. A Jornada do Herói (com exemplos). Steemit, 2017. Disponível em: <https://steemit.com/pt/@gustavofreitas/a-jornada-do-heroi-com-exemplos-storytelling-pt-leiturarapida> Acesso em: 12 de Dez. de 2020.
Vieira, Dimitri. Jornada do Herói: as 12 etapas de Christopher Vogler e Joseph Campbell para contar uma história impecável!. Rockcontent, 3 de Abr. de 2019. Disponível em: <https://comunidade.rockcontent.com/jornada-do-heroi/>  Acesso em: 12 de Dez. de 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »