Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/10/2023 às 11h45min - Atualizada em 08/10/2023 às 11h35min

Vamos jogar um jogo? Jogos Mortais X volta no tempo e empolga os fãs

Confira a crítica do décimo filme da franquia

Joérica Cunha - Editado por Letícia Nunes
Foto: Liongaste | Reprodução: Google


O décimo filme da franquia Jogos Mortais chegou as telas do cinema voltando um pouco no tempo e se passando entre o Jogos Mortais 2 (2005) e Jogos Mortais 3 (2006). A volta às origens é uma tentativa de fazer a franquia retomar a sua relevância e conquistar novamente os fãs que se decepcionaram com Espiral O Legado de Jogos Mortais, lançado em 2021.

Na trama de Jogos Mortais X, temos o retorno de John Kramer, o Jigsaw, interpretado por Tobin Bell, e acompanhamos a sua luta por uma cura para o seu câncer terminal. Quando está prestes a desistir de tudo 
inclusive dos seus planos —, descobre um tratamento salvador, que está sendo realizado na Cidade do México. Entretanto, o tal tratamento não passava de uma farsa e o suposto milagre médico era apenas um golpe para tirar dinheiro das pessoas desesperadas pela vida.

A partir deste ponto, quem já conhece a franquia, consegue adivinhar o que acontece a seguir. Jigsaw captura os farsantes e os joga no meio dos testes que provarão seus limites. Para executar seus planos, Jigsaw conta com a ajuda de Amanda (Sahwnee Smith), uma das únicas sobreviventes de seus jogos e que se tornou uma grande aliada.


Jogos Mortais X' é um sopro de vida na franquia? - crítica - Be Geeker

Jogos Mortais X' é um sopro de vida na franquia? - crítica - Be Geeker

Foto: Liongaste | Reprodução: Google

O filme definitivamente realizou seu papel em empolgar e se provar melhor que, pelo menos, as cinco sequências anteriores. A primeira parte do filme funciona ao se dedicar em humanizar o vilão, mostrando que embora tenha seu lado sombrio, também é digno de empatia. Esta humanização do vilão tende a não funcionar em filmes de terror, mas em Jogos Mortais X, encaixa-se perfeitamente.

Entretanto, o tempo gasto para gerar uma conexão do público com John Kramer implica diretamente na falta de desenvolvimento das vítimas. Apesar das boas armadilhas e boas cenas de morte, por falta de desenvolvimento, em momento nenhum é possível sentir pena ou empatia, principalmente quando as personalidade são mudadas bruscamente por pura conveniência de roteiro.

Com um desfecho repleto de reviravoltas, e que, novamente, põe em evidência a inteligência e sagacidade do Jigsaw, da mesma forma em que deixa aberto para próximos filmes na franquia. O filme, teve direção de Kevin Greutert, responsável por Jogos Mortais 6 (2009) e Jogos Mortais
O Final (2010), trazendo Josh Stolberg e Pete Goldfinger como responsáveis pelo roteiro.


REFERÊNCIAS: 
PINTO, Flávio. Jogos Mortais 10 ganha data de estreia e revela cartaz bizarro; veja. Omelete, 26 de jul. 2023. Disponível em: < 
https://www.omelete.com.br/jogos-mortais/10-primeiro-poster  > Acesso em 06 de out. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »