Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/11/2023 às 16h47min - Atualizada em 05/11/2023 às 16h46min

Expandindo o “Jodoverso”

Paulo Firmo - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Pipoca & Nanquim


Psicoverso, graphic novel1 derivada da saga Incal, de Alejandro Jodorowsky, é anunciada pela editora Pipoca & Nanquim. A obra será roteirizada por Mark Russel e chegará ao mercado brasileiro no final deste mês. 

 

Da sétima para a nona arte2 e vice versa

 

Durante os anos 70 do século passado, o prestigiado quadrinista e cineasta judeu-ucraniano, nascido no interior do Chile em 1929, Alejandro Jodorowsky, foi convidado a dirigir uma adaptação cinematográfica de Duna3 - o famoso romance de ficção científica escrito pelo americano Frank Herbert (1920-1986) em 1965. O projeto de grande magnitude não se efetivou. Diante do fato, Alejandro reuniu as muitas ideias sobre as quais se debruçou à época e criou a sua obra máxima, a maior ficção científica das histórias em quadrinhos: Incal (de tal afirmativa, raras são as discordâncias). A fim de dar materialidade à sua narrativa, o artista convidou o igualmente aclamado, cuja arte influenciou (e continua a influenciar) profundamente as artes e a cultura pop, artista francês de atuais 73 anos, Jean Henri Gaston Giraud; o Moebius (que também esteve envolvido naquele primeiro projeto de Duna para o cinema).

 

A obra foi inicialmente publicada em 1980 na revista francesa Metal Hurlant. Em seguida, as histórias foram compiladas em seis álbuns: L'incal - Tome 1: L'incal Noir (1981), L'incal - Tome 2: L'incal Lumière (1982), L'incal - Tome 3: Ce Qui Est En Bas (1983), L'incal - Tome 4: Ce Qui Est En Haut (1985), L'incal - Tome 5: Galaxie Qui Songe (1988), L'incal - Tome 6: La Planète Difool (1988). No Brasil, a editora Pipoca & Nanquim publicou esse material, junto a Les Mystères de L'incal (1989), em um primeiro volume: Incal (2021).

 

Com o passar dos anos, outras narrativas estabeleceram uma verdadeira saga. Em 1988 (com seis números) foi publicada Avant L’incal. Em 2000 (com dois números), Après L’incal. Entre 1992 e 1993, com oito tomos (espécie de volume), foi a vez de La Caste Des Méta-Barons. Todas pela Editora Les Humanoïdes Associés4. Obras que chegaram (e continuam a chegar) pelas mãos da Pipoca & Nanquim. Respectivamente com Antes do Incal (2021), o Incal Final5 (2022) e A Casta dos Metabarões6 Vol. 1 e Vol. 27 (2023).

 

Um verdadeiro universo criado por Jodorowsky (o “Jodoverso”), bastante complexo e vasto, no qual inúmeros temas são abordados. Tais obras estão repletas de novos conceitos, simbolismos, aspectos místicos, religião, sexualidade, violência, política, filosofia, tecnologia e humor. Incal revolucionou a maneira de fazer e consumir a arte mídia histórias em quadrinhos e as demais criações artísticas.

 

Além de Moebius, Incal contou com a singular colaboração do ilustrador e arte-finalista mexicano de 56 anos, José Ladrönn (Quarteto Fantástico, Hulk, Wolverine, Os Eternos, Elephantmen 2262), o quadrinista e ilustrador sérvio de 62 anos, Zoran Janjetov (Centaurus, Europa) e o ovacionado quadrinista argentino Juan Giménez (Cidade, Segmentos, Mestres da Aventura e Ficção, The Fourth Power, The Starr Conspiracy), falecido em 2020 aos 76 anos.

 

Novos ares de um universo fantástico

 

Com o consentimento de Alejandro Jodorowsky, as fronteiras de Incal se expandem mais uma vez. Agora, com Psicoverso, uma história prelúdio (espécie de introdução, abertura de contexto) inicia novas explorações pelo rico universo de Incal. Com a iniciativa, a editora Les Humanoïdes Associés (ou Humanoids, o seu braço estadunidense) passou a reunir um time de criadores para a tarefa. Assim, no final de 2022, chegou ao mercado editorial a The Incal: Psychoverse.

 

O badalado roteirista de histórias em quadrinhos estadunidense Mark Russel (Os Flintstones, O Retorno do Messias, Quarteto Fantástico, Batman, Superman, Red Sonja), 52 anos, foi convidado para roteirizar. Ao seu lado, dois artistas de muito sucesso também. O ilustrador Yanick Paquette (Corporação Batman, Mulher-Maravilha, Monstro do Pântano, Wolverine, Homem-Aranha), 49 anos, e o colorista Dave McCaig (The Walking Dead, Superman, Batman, Demons, American Vampire) de 51 anos. Ambos canadenses. 

 

Psicoverso (Editora Pipoca & Nanquim, 2023) cronologicamente se passa entre  Antes do Incal e o Incal; pouco antes do Incal e se propõe a “sacudir” o(s) mundo(s) antes criados. Essa é a intenção de Jodorowsky ao abrir o seu mundo de criações e dar liberdade criativa para novos artistas. Estes por sua vez expandiram o Jodoverso sem desrespeitar ou comprometer as raízes plantadas pelas obras anteriores/originais.

 

A sinopse da obra, segundo os editores brasileiros, informa que os conceitos filosóficos permanecem em peso, ao lado do humor característico das obras e muita aventura envolvendo os principais personagens já conhecidos; cujas histórias são aprofundadas. No vídeo de anúncio da pré-venda de Psicoverso, Bruno (Zago), Alexandre (Callari) e Daniel (Lopes), da Pipoca & Nanquim, trazem uma fala de Russel que elucida bem os caminhos e nuances com as quais nos depararemos ao ler Psicoverso: “[…] Incal Psicoverso é uma referência à ideia de Schopenhauer8 de que a realidade é dividida entre um universo físico e um universo espiritual. E que a consciência evoluiu para fornecer uma ponte entre os dois. Um dos grandes temas deste livro é a luta entre os dois universos enquanto tentam viver como seres espirituais e materiais”. 

 

A pré-venda de Psicoverso, com desconto, está disponível na gigante Amazon, na comic shop COMICBOOM!, no site especializado Mundos Infinitos e no próprio site oficial da editora. O lançamento será no próximo dia 30 de novembro. 

 

Já foi anunciado que as outras publicações que seguem na linha de Psicoverso, já publicadas dos EUA (Estados Unidos da América), também serão publicadas no Brasil pela Pipoca & Nanquim. São elas: The Incal: Dying Star (Editora Humanoids, 2023), pelas palavras (roteiro) de Dan Watters (Cowboy Bebop, Loki, Superman) e mãos (desenhos) de Jon Davis-Hunt (Shadowman, Valiant, The Wild Storm) e The Incal: Kill Wolfhead (Editora Humanoids, 2023) com Brandon Thomas (Batman, Horizon, Wakanda) roteirizando e Pete Woods (Deadpool, Capuz Vermelho, Homem de Ferro, Archie). 

 

Em tempo, Incal também está em planejamento para chegar às telonas. Para dirigir o filme, foi convidado o famoso diretor, escritor, ator, pintor e comediante neozelandês Taika Waititi (Thor: Amor e Trovão, Thor: Ragnarok, Free Guy - Assumindo o Controle, O Mandaloriano, Akira, Até que a gente se separe). Ele irá dirigir e roteirizar a película. 

 

Notas: 

 

1. Nome dado às histórias em quadrinhos que podem ser caracterizadas com  verdadeiros romances gráficos. São gibis publicados no formato de livro, com toda a complexidade (de história e personagens) e extensão encontrados na literatura. Na prática, o termo é aplicado de maneira ampla e inclui obras de ficção, não-ficção e as antologias. Sua origem é por vezes atribuída ao pioneiro quadrinista estadunidense Will Eisner (1917-2005), ora ao também norte-americano escritor e desenhista de histórias em quadrinhos Frank Miller.

2. Esta nomeação/numeração surge a partir do entendimento da arte como um objeto de apreciação. Ao longo da história, filósofos voltados ao entendimento da estética estabeleceram uma “ordem”/hierarquia sob critérios variantes. Neste hall da artes, o cinema é considerada a Sétima Arte e as histórias em quadrinhos a Nona Arte. 

3. Já foram realizadas três adaptações de Duna para o cinema. A primeira com o diretor David Lynch (1984), a segunda por John Harrison (2000) e as duas mais recentes, assinadas por Denis Villeneuve: Duna (2021) e Duna: Parte 2, que está programada para ser lançado em 2024.

4. É uma editora franco-americana voltada para as histórias em quadrinhos. Foi criada em dezembro de 1974, pelos quadrinhistas Moebius, Jean-Pierre Dionnet, Philippe Druillet. Juntos ao diretor financeiro Bernard Farkas, começaram a publicar a famosa revista Métal Hurlant.

5. Fazem parte deste volume nacional, os dois finais da obra, Incal final, Depois do Incal e Os Mistérios do Incal - uma espécie de enciclopédia sobre a saga.

6. Neste volume brasileiro estão As Armas dos Metabarões, Castaka e Linhagem dos Ancestrais. São outras histórias associadas, partes do universo específico dos Metabarões.

7. Toda a saga Incal, cuja integralidade ainda era inédita no Brasil, vem sendo publicada no Brasil pela editora Pipoca & Nanquim desde 2021. Incal, Antes do Incal, Incal Final e A Casta dos Metabarões 1 e 2 (atualmente em andamento) já estão disponíveis do mercado nacional. Aqui, as traduções ficaram a cargo de Pedro Bolça e a edição com Daniel Lopes (Co-proprietário da Pipoca & Nanquim). 

8. Arthur Schopenhauer (1788-1860), filósofo alemão nascido na polônia, é mais reconhecido pela sua principal "O Mundo como Vontade e Representação”. Nela, ele caracteriza o mundo fenomenal como o produto de uma cega, insaciável e maligna vontade metafísica (para além da experiência diretamente observável). 

 

Referências: 

 

Casta dos Metabarões, A /Pipoca & Nanquim. Guia dos Quadrinhos. [s.d]. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/capas/casta-dos-metabaroes-a/ca169512. Acesso em: 1 nov. 2023.

 

CODESPOTI, Sérgio. Série A Casta dos Metabarões terá novas histórias. Notícia. Universo HQ. 24 out. 2014. Disponível em: https://universohq.com/noticias/serie-casta-dos-metabaroes-tera-novas-historias/. Acesso em: 3 nov. 2023.

 

COMIX ZONE. CONHEÇA O INCAL, A OBRA MÁXIMA DE MOEBIUS!. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UOvngaApjBc. Acesso em: 3 nov. 2023.

 

Equipe UHQ. A volta de John Difool e o Incal. Notícia. Universo HQ. 1 dez. 2001. Disponível em: https://universohq.com/materias/a-volta-de-john-difool-e-o-incal/. Acesso em: 3 nov. 2023.

 

FREITAS, Kevin de. Porque os quadrinhos são chamados de “Nona Arte”?. Pop. Medium. 24 nov. 2019. Disponível em: https://medium.com/@kevinfoca/porque-os-quadrinhos-sao-chamados-de-nona-arte-f6ae3f9a4277#:~:text=O termo é bem comum,Ufa!. Acesso em: 3 nov. 2023.

 

PIPOCA & NANQUIM. Esse lançamento vocês não esperavam já pra 2023! | Pipoca e Nanquim 542. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jgFOz_zw6UY&t=226s. Acesso em: 1 nov. 2023.

 

PIPOCA & NANQUIM. Retorno triunfal de INCAL ao Brasil, numa coleção completa com caixa e tudo | Pipoca e Nanquim 418. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pRIIgOKdVGQ&t=1441s. Acesso em: 1 nov. 2023.

 

Todo Incal /Pipoca & Nanquim. Guia dos Quadrinhos. [s.d]. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/capas/todo-incal/in169510. Acesso em: 1 nov. 2023.

 

VILELA, Luiza. 'Duna': segundo filme da franquia ganha novo trailer; veja o vídeo. Pop. Exame. 29 jun. 2023. Disponível em: https://exame.com/pop/duna-segundo-filme-da-franquia-ganha-novo-trailer-veja-o-video/#. Acesso em: 3 nov. 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »