Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/11/2023 às 18h28min - Atualizada em 10/11/2023 às 18h28min

The Last Of Us | Curiosidades sobre o Cordyceps e seus infectados

Esse jogo tem como seu principal vilão um vírus que tomou conta de grande parte da população mundial

Pietra Rennhack - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Getty Images | Reprodução: Google


No jogo de videogame The Last of Us, é mostrado que um vírus chamado Cordyceps, que controla seus infectados e toma conta de quase toda a população mundial. Esse vírus existe na vida real, mas não da mesma forma que no jogo ou no seriado de TV. Por exemplo: humanos são imunes e apenas insetos podem ser infectados. Mas, por ser um vírus que está por aí faz tanto tempo, e só após os jogos que ficou mais conhecido, ele é usado para mais coisas do que imaginamos. Aqui vão algumas curiosidades sobre o vírus no seu universo fictício e real:
 
 
Vírus na vida real:
 
O que possivelmente deu origem ao que vemos no seriado é o "Ophiocordyceps unilateralis sensu latu", que infecta formigas e as transforma em zumbis. O animal é infectado, e durante um tempo, não apresenta mudanças. Após algumas semanas, ela começa a se comportar de forma estranha (tendo quedas ou até convulsões) até sua morte. Uma ou duas semanas após isso, esporos saem de seu corpo e podem infectar outras formigas. Mas, esse é um dos tipos desse vírus. Tem um tipo em particular, o Cordyceps sinensis, esse tipo tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, e é usado em sopas e caldos; este também é um suplemento em cápsulas.  
 
 
Vírus na ficção:
 
No seriado, o vírus evoluiu com o aquecimento da terra, se fortalecendo e conseguindo infectar humanos. No jogo, não é mostrado os primeiros que pegaram o vírus; apenas que é possível ser infectado pela mordida ou pela inalação dos esporos. É dito que em 2013, alimentos que vinham da América do Sul estavam contaminados. Após alguns dias, a pessoa perde sua função cerebral e a infecção avança, deixando o indivíduo incapaz de ter pensamentos racionais e ficando agressivo. 

Fonte: Getty Images | Reprodução: Google

Fonte: Getty Images | Reprodução: Google

 
Mas, isso é sobre o vírus; como ele é retratado no universo de The Last of Us? Vários filmes e séries que mostram zumbis contam como a infecção mundial aconteceu, e mostram um ou mais tipos de infectados; mas não é explicado a diferença entre eles, como no seriado The Walking Dead. Não existe uma classificação ou vários tipos de zumbis. Mas, no caso de The Last Of Us, não existem apenas os infectados que se parecem com pessoas normais, tem monstros grandes e perigosos, esses são alguns deles:
Fonte: Playstation | Reprodução: Google

Fonte: Playstation | Reprodução: Google



Estágio 1 ( Corredores)
 
Dois dias após a infecção. Esse é Corredor, de pele pálida, cheio de machucados e possivelmente careca ou perdendo cabelo. Não enxergam muito bem, mas suas características físicas ainda são humanas. Geralmente, são rápidos e ágeis. 
 
Fonte: Playstation | Reprodução: Google

Fonte: Playstation | Reprodução: Google


Estágio 2 (Espreitadores/ Perseguidores)
 
Os Espreitadores são de duas semanas a um ano. Eles tem a visão e a velocidade dos Corredores. Porém, são mais ferozes. O vírus tomou mais conta do corpo da cabeça da pessoa, o que a deixa com apenas um olho. Sua ecolocalização começa a se desenvolver, podendo sentir sua presa de longe. Sua aparência física ainda é humano (ou quase), mas seus barulhos começam a se desenvolver mais. Eles são ágeis, e de perto, são extremamente agressivos.

Fonte: Playstation | Reprodução: Google

Fonte: Playstation | Reprodução: Google


Estágio 3 (Estaladores)
 
Nesse estágio (a partir de um a vários), são menos humanos e com rostos deformados, capazes de se mover usando sua ecolocalização. Eles podem ser cegos, mas qualquer barulho em sua volta, é o suficiente para deixá-los raivosos e agressivos. São muito mais perigosos e fortes ao ponto de não ser possível vencer em um combate físico com eles. O barulho que fazem, é muito semelhante a cliques, e a principal forma de derrotar um deles, é usar algum barulho e matá-los furtivamente.
 
Fonte: Playstation | Reprodução: Google

Fonte: Playstation | Reprodução: Google


Último estágio (Baiacu/Verme)
 
Vários anos para ficar desse jeito, com uma armadura feita de fungos que os protege. São extremamente fortes, mas lentos e desorientados. Isso os tornam invisíveis aos outros infectados. Eles atiram sacos de micotoxina, que explode nos alvos. São vulneráveis ao fogo, mas se pegar a presa, esmaga a cabeça, quebra o pescoço ou rasga sua madibula com força bruta. 

Fonte: Playstation | Reprodução: Google

Fonte: Playstation | Reprodução: Google


Variante do Último Estágio (Trôpegos)
 
São fisicamente iguais aos Baiacus, mas acreditam que ficaram muito tempo em água. Estes, soltam um ácido gasoso quando próximo de sua vítima, e quando são derrotados, explodem de forma violenta espalhando uma nuvem de esporos. Tem a teoria de que durante a transformação em Baiacus, mais a exposição à chuva de Seattle, os deixou desse jeito. Andam em grupos, florestas e subúrbios da cidade. 

Fonte: Playstation | Reprodução: Google

Fonte: Playstation | Reprodução: Google


Anomalia (Rei dos Ratos)
 
A maior, mais forte e mais perigosa mutação, é composto de vários infectados, que podem se desprender durante uma batalha. Foi formada porque o porão do hospital de Seattle foi isolado com os primeiros infectados ainda lá dentro e, por causa do vírus, eles acabaram se juntando e virando esse monstro enorme. O monstro mais perigoso dos dois jogos por causa do seu tamanho, força e por ser praticamente invencível. 
 
 
REFERẼNCIAS: ‌
VIEIRA, D. Cordyceps: 5 fatos sobre o fungo da série The Last of Us. Mega Curioso, 2023. Disponível em: < https://www.megacurioso.com.br/ciencia/124193-cordyceps-5-fatos-sobre-o-fungo-da-serie-the-last-of-us.htm >. Acesso em: 10 nov. 2023.
GOMES, B. Conheça todos os tipos de infectados de The Last of Us. O Vício, 2023. Disponível em: < https://ovicio.com.br/conheca-todos-os-tipos-de-infectados-de-the-last-of-us/ >. Acesso em: 10 nov. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »