Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/11/2023 às 18h49min - Atualizada em 11/11/2023 às 18h39min

Toda luz que não podemos ver

Série traz toda beleza e crueldade humana

José Castro - Editado por Marcela Câmara
Acaba de chegar na Netflix a adaptação do livro Toda luz que não podemos ver, de Anthony Doerr vencedor do Prêmio Pulitzer e considerado um dos 10 melhores títulos de 2014. A história segue dois protagonistas,  o primeiro é Werner (Louis Hofmann), um menino alemão, que vive em um orfanato, até o dia em que foi obrigado a se alistar no exército. Isso acontece pois os nazistas notaram que ele tinha um dom para lidar com o rádio, aparelho que teve papel fundamental na Segunda Guerra Mundial.

Assim, Werner deixa de ser um pobre menino à espera de um lar e passa a ter que lidar com os horrores da guerra. A outra protagonista, é uma moça com deficiência visual, Marie-Laure (Aria Mia Loberti) que se exila em Saint-Malo com seu pai Daniel. Eles fogem de Paris por causa da chegada dos alemães. E na cidade nova, ela conhece seu tio Etienne (Hugh Laurie) e a irmã dele, Madame Manec (Marion Bailey), que lhes dão abrigo.



Toda essa história é contada tendo como figura central o rádio. Ele aparece como veículo de comunicação, como meio para as propagandas hitleristas e como símbolo de resistência pelo lado dos aliados. Os protagonistas têm paixão pelo rádio e por um programa específico sobre ciência e verdade, eles só vão se conhecer ao decorrer da história. Enquanto isso, os nazistas seguem destruindo a França, ao mesmo tempo que buscam um diamante amaldiçoado, que acreditam que poderá conceder a vida eterna.

Esse pano de fundo fantasioso da à trama mais de fôlego, adicionando boas cenas de ação e fazendo com o que espectador fique tenso tentando adivinhar se os nazistas vão ou não pôr as mãos no diamante. A fotografia e a cenografia da série estão impecáveis. Todos os elementos hitleristas estão ali, desde as bandeiras vermelhas até as iniciais SS gravadas nos uniformes militares.


 
Como se trata de uma minissérie, quem já leu o livro pode sentir falta de algumas partes da história. Mas por ser tratar de uma adaptação, várias partes são condessadas. E o final é muito mais abrupto, o que pode incomodar algumas pessoas. Vale muito o play na Netflix, e claro se você ainda não consumiu o material original, deveria. 

 

REFERÊNCIAS

ZULITA André , " Toda as luzes que não podemos ver : Novo treiler mostra os horrores da guerra " . Omelete.com - Disponível: https://www.google.com/amp/s/www.omelete.com.br/amp/series-tv/toda-luz-que-nao-podemos-ver-trailer

 

 RAMOS Victor , " Toda as luzes que não podemos ver - Série baseada em livro de Anthony  Doerr " . Site Adoro Cinema - Disponível: https://www.adorocinema.com/series/serie-24949/ 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »