Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/01/2024 às 17h10min - Atualizada em 27/01/2024 às 14h06min

Crítica - Eco / Marvel aposta em série violenta, mas pouco memorável

Série chegou ao Disney+ e Star+ no dia 09 de janeiro

Daniel Floriano - Editado por Marcela Câmara
O primeiro lançamento da Marvel Studios em 2024, Eco, chegou nas plataformas de streaming, Disney+ e Star+, no dia 09 de janeiro com todos os episódios disponíveis. A série é protagonizada por Maya, personagem que apareceu pela primeira vez na série Gavião Arqueiro, interpretada pela atriz Alaqua Cox. Apesar de ser uma personagem pouco conhecida dos quadrinhos, a Marvel decidiu apostar na personagem e fazer uma série com o chamado selo Marvel Spotlight, usado para histórias que não estão conectadas diretamente com a atual Saga do Multiverso, além de ser a primeira série do estúdio com classificação indicativa +18.

Com seus cinco episódios, a série conta a história de Maya Lopez, uma cobatente surda de artes marciais que foi adotada e treinada pelo Rei do Crime (Vincent D´Onofrio), e que possui uma ancestralidade indígena, cujo fato lhe dá poderes que nem mesmo ela entende. Após os acontecimentos da série Gavião Arqueiro, onde Maya atira no Rei do Crime, ela parte em busca de destruir todo o império dele, porém ao descobrir que ele continua vivo, ela se vê numa encruzilhada entre continuar sendo aliada daquele que esteve com ela desde pequena ou romper de fato todo o laço que existe entre os dois.

Eco | Disney Brasil

Eco | Disney Brasil

Divulgação:Marvel Studios / Fonte:Disney Brasil

Já no primeiro episódio se nota problemas no tom e edição da série. O episódio abre com uma cena mostrando o povo Choctaw, antepassados indígenas de Maya, utilizando seus poderes provenientes da primeira Choctaw que veio de outra dimensão. Apesar de ser um início interessante, a série só volta a abordar o assunto de ancestralidade e poderes muito tempo depois, se tornando no geral mal explicado e que se torna um contraste muito grande com o tom mais pé no chão e urbano que a série possui, se tornando um elemento completamente deslocado da trama. 

Além disso, o primeiro episódio serve inteiro como uma recapitulação das ações de Maya em Gavião Arqueiro, mostrando que a série Eco necessita totalmente de um conhecimento prévio para que seja entendida. Pra quem assistiu a série do arqueiro, acaba sendo um primeiro episódio que só repete o que já vimos, além de mostrar a ancestralidade da personagem que não seria desenvolvida decentemente nos episódios posteriores, se tornando um episódio vazio.

Eco foi prometida como a primeira produção da Marvel com classificação indicativa +18, porém fica aquém do potencial que poderia ter atingido. A série possui cenas muito bem coreografadas de ação, com destaque para a cena, e única, do Demolidor na série, mas utiliza muito pouco o recurso de violência explícita para adotar a classificação alta, com a maioria das cenas violentas sendo apresentadas em trailers, passando a idéia de uma produção mais brutal, mas que no final esses momentos foram apenas pequenas pinceladas. 

Os momentos mais interessantes da série são realmente quando o Rei do Crime e Maya estão contracenando. A série aborda profundamente a relação dos dois, mostrando o passado e convivência de ambos e como o Rei do crime afeta as emoções de Maya. Vincent D´Onofrio brilha mais uma vez no papel de Wilson Fisk/Rei do Crime, já tendo interpretado o personagem na série Demolidor da Netflix e na série Gavião Arqueiro.

No geral, apesar de tentar fugir do padrão que a Marvel vem fazendo, Eco é uma série pouco inspirada que claramente recebeu vários retoques na pós-produção, com cenas picotadas e mal elaboradas na edição. A brutalidade que foi abordada no marketing da série não foi condizente com o trabalho entregue, além da abertura e clímax da série serem realmente decepcionantes, levando em consideração o potencial que a série poderia ter atingido.



REFERÊNCIAS 

FIRMINO, Jonathan; "Eco; conheça elenco e personagens da nova série da Marvel; techtudo; 2023; Disponível em: https://www.techtudo.com.br/listas/2024/01/eco-conheca-elenco-e-personagens-da-nova-serie-da-marvel-streaming.ghtml; Acesso em 27 de janeiro de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »