Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/02/2024 às 18h14min - Atualizada em 24/02/2024 às 18h10min

Microsoft Copilot, é você?

Paulo Firmo - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Creative Bytes Studios

Return to Grace, obra que aborda a história de vida de uma Inteligência Artificial (IA), chegou aos consoles de videogame no último dia 20 de fevereiro.

 

Desenvolvido e distribuído pela canadense Creative Bytes Studios, a sinopse oficial em tradução livre e sem spoilers diz: “Uma ousada arqueóloga do espaço acabou de desenterrar o antigo local de descanso de uma deus I.A. há muito perdida, conhecida como Grace. Aventure-se em contato com vários de seus aspectos de personalidade fragmentados, enquanto descobre o grande mistério do porquê ela foi desconectada anos atrás”. […] uma aventura narrativa em primeira pessoa ambientada em um mundo de ficção científica retrô dos anos 60 visualmente deslumbrante”.

 

O videogame Return to Grace (Retorno a Grace, em tradução livre) é uma narrativa eletrônica interativa que se relaciona vividamente com o que se apresenta na atualidade: Um mundo no qual as chamadas Inteligências Artificiais (IAs)1, que estruturam ferramentas como o ChatGPT2 e a Sora3 (ambas criadas pelo laboratório de pesquisa de inteligência artificial (IA) estadunidense OpenAI) e o Microsoft Copilot4, da gigante Microsoft naturalmente, vêm sendo bastante utilizadas.

 

Os limites de ação de tais dispositivos e suas “entidades” têm sido alvo de acalorados embates. Em tal contexto, as investidas das IAs na cultura, nos meios de produção, tecnologia, educação, entre outros campos da ação humana, despertam cada vez mais o interesse de especialistas e do público em geral. O jogo da Creative Bytes Studios pode ser encarado como uma espécie de ficção científica centrada nessa realidade, porém com uma grande diferença (ou um passo quase além da imaginação/recursos e dados disponíveis hoje). 

 

Return to Grace nos apresenta uma contingência na qual as IAs não apenas se igualaram à condição humana, mas também a transcenderam, assumindo o status de divindade. Uma concepção tão interessante quanto polêmica. Investigar e desvendar os mistérios desta espécie de mitologia futurista científica parece ser a rica e complexa proposta. No entanto, a jogabilidade da obra é relativamente simples, cabendo ao jogador se aventurar pelo espaço, tempo, ciência e fé (?). Desvendado enigmas até chegar a grande mistério (revelação?). Vale conferir.  

 

Já disponível para PC Gamer desde o ano passado, via Steam e Epic Game StoreReturn to Grace agora faz parte do catálogo atual do Game Pass (a “Netflix dos videogames”), estando disponível para Xbox One e Xbox Series X|S, assim como pode ser comprado para Playstation 4 e Playstation 5. Infelizmente até o presente momento, o jogo possui a sua interface, dublagem e legendas apenas em inglês.

 

Notas: 

1. De forma e sintética, a Inteligência Artificial (IA) é um ramo da Ciência da Computação que se ocupa do desenvolvimento de sistemas e algoritmos (sequência finita de ações executáveis a fim de obter solução para determinados tipo de problemas) capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana. Dentre estas, aprendizado, raciocínio, percepção, reconhecimento de voz e imagem e tomadas de decisão. 

2. O ChatGPT, criado novembro de 2022, está basicamente voltado para uma complexa interação via conteúdos em forma de texto. 

3. A Sora, anunciada em fevereiro deste ano, foca na conversão de descrições em textos em vídeos.

4. O Microsoft Pilot (antigo Bing Chat), aposentado em fevereiro de 2023, apresenta  funções que se assemelham ao ChatGPT.

 

Referências:

 

GOMES, Fernando. RETURN TO GRACE. Análise. Neo Fusion. 30 mai. 2023. Disponível em: < https://neofusion.com.br/materia/analise/return-to-grace/ >. Acesso em: 22 fev. 2024.

 

LIMA, Michel. Xbox Game Pass, jogos que entram na primeira quinzena de fevereiro. Xbox Power. 8 fev. 2024. Disponível em: < https://www.xboxpower.com.br/2024/02/08/xbox-game-pass-jogos-que-entram-na-primeira-quinzena-de-fevereiro/ >. Acesso em: 14 fev. 2024.

 

Return to Grace. Creative Bytes Studios. [s.d]. Disponível em: < https://creativebytesstudios.com/projects/return-to-grace/ >. Acesso em: 20 fev. 2024.

 

SPADINI, Alan Segovia. O que é Inteligência Artificial? Como funciona uma IA, quais os tipos e exemplos. Artigos. Alura. [s.d]. Disponível em: < https://www.alura.com.br/artigos/inteligencia-artificial-ia?utm_term=&utm_campaign=[Search]+[Performance]+-+Dynamic+Search+Ads+-+Artigos+e+Conteúdos&utm_source=adwords&utm_medium=ppc&hsa_acc=7964138385&hsa_cam=11384329873&hsa_grp=111087461203&hsa_ad=687448474447&hsa_src=g&hsa_tgt=dsa-2276348409503&hsa_kw=&hsa_mt=&hsa_net=adwords&hsa_ver=3&gad_source=1&gclid=Cj0KCQiAxOauBhCaARIsAEbUSQSkRznYMO18niTTAiFxGKHjlNdK8vKcMUGFlcmT88Qn4m6ouWPmc4gaAt_ZEALw_wcB >. Acesso em: 24 fev. 2024.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »