Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/05/2024 às 20h15min - Atualizada em 26/05/2024 às 20h13min

A volta do Kit Gay

Paulo Firmo - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Festival Internacional de Quadrinhos - FIQ


Vereadora dissemina fake news a respeito da edição 12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos - FIQ BH

 

No dia de ontem, 25 de maio de 2024, a vereadora Flavia Borja (Democracia Cristã - MG) veiculou em seu perfil oficial no Instagram um vídeo produzido e veiculado pelo próprio Festival Internacional de Quadrinhos - FIQ BH (Belo Horizonte). Na gravação, vêm-se crianças pequenas, muitas com aparentes fardas escolares (parte de um público tradicional do evento) acompanhadas de adultos, seus prováveis professores/supervisores, adentrando o Minascentro, principal centro de convenções da capital mineira e local onde ocorre a edição 2024 do FIQ. 

 

Em sua narração a vereadora afirma que as crianças passeiam livremente pelo espaço e têm acesso fácil aos livros de história em quadrinhos que abordam, por exemplo temas do universo LGBTQIAP+ (lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer, interssexuais, assexuais e pansexuais), masculinidade tóxica e BDSM (práticas de estimulação sexual consensuais, envolvendo bondage e disciplina, dominação e submissão, sadomasoquismo dentre outros). 

 

O que a política ignora, e que é possível identificar sem qualquer dificuldade no vídeo, é que as crianças não estão desacompanhas e que não há como confirmar que as mesmas têm acesso ao conteúdo das obras; as quais se encontram nas mesas com a presença de seus respectivos autores. É no mínimo leviano afirmar que, uma vez demonstrado alguma curiosidade por parte dos infantes, os quadrinistas darão acesso livre ao material. Ou mesmo que, se alguma daquelas crianças pegarem em mãos os quadrinhos, não haverá qualquer orientação ou mesmo impedimento ao interior do livro. 

 

Em paralelo, Flavia Borja ainda afirma que não existe alguma espécie de aviso com a indicação etária das obras expostas. O que ela não menciona, é que atualmente no Brasil não existe uma normativa oficial específica que classifique livros de acordo com a idade, sejam eles de literatura, arte visuais ou histórias em quadrinhos por exemplo. O que costuma acontecer é um consenso entre autores e editora, ou mesmo o exercício da ética profissional; quando se trata de obra independente. E assim, explicita-se na capa ou no verso da obra, a quem aquele determinado conteúdo se destina. 

 

O vídeo veiculado pela vereadora do Democracia Cristã, recebido e alarmado como uma denúncia, figura como uma propaganda conservadora extrema, falsa e indevidamente alarmista a fim de angariar popularidade. Algo que lembra o ocorrido na Bienal do Livro do Rio 2019, quando o então prefeito carioca, Marcelo Crivella (Republicanos - RJ), determinou o recolhimento de exemplares da história em quadrinhos "Vingadores, a cruzada das crianças" (Marvel/Salvat), na qual há um quadro com a imagem de um beijo entre dois personagens masculinos.

 

Em tempos nos quais os extremismos políticos ainda são uma realidade no Brasil, a atitude da política é lamentável e preocupante. Uma ação que, infelizmente, é prática recorrente do espectro político identificado como “extrema-direita”.

 

Até o fechamento desta matéria, embora ainda não haja uma manifestação oficial da organização do FIQ-BH, quadrinistas presentes no evento já se posicionaram em suas redes sociais, repudiando e parodiando a postagem da vereadora mineira.


Notas: 

 

1 - “Kit Gay” é uma notícia falsa (fake news) veiculada pelo Ex-Presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores durante a campanha presidencial de 2018. A afirmativa extremista e falsa narrava a suposta distribuição de livros didáticos com conteúdo que ensinava/incentivava crianças e jovens a vivenciarem a sexualidade com indivíduos do mesmo sexo. A falsidade da notícia foi confirmada por uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
 

Referências:

 

BORJA, Flavia. DENÚNCIA GRAVE!. Instagram. 25 mai. 2019. Disponível em: < https://www.instagram.com/p/C7ZWLpGOkx8/ >. Acesso em: 26 mai. 2024.

 

COELHO, Henrique. Autores e editores fazem manifesto contra censura na Bienal do Livro do Rio. G1 Rio. 8 set. 2019. Disponível em: < https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/09/08/autores-e-editores-fazem-manifesto-contra-censura-na-bienal-do-livro-do-rio.ghtml >. Acesso em: 26 mai. 2024.  

 

D’ANGELO, Helô. Denúncia seríssima direto do @fiqbh! Absurdo!!!!. Instagram. 26 mai. 2019. Disponível em: < https://www.instagram.com/p/C7btPDQOI2k/ >. Acesso em: 26 mai. 2024.

 

FERREIRA, Thiago. DENÚNCIA GRAVE! VEREADORA ALERTA SOBRE QUADRINHOS SUBVERSIVOS PARA CRIANÇAS NO FIQ. Comix Zone. Youtube. 26 mai. 2019. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=-GwpTs5vMkM >. Acesso em: 26 mai. 2024.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »