Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/09/2019 às 19h27min - Atualizada em 19/09/2019 às 19h27min

Das páginas às telas: listamos os filmes baseados na obra de Stephen King

Beatriz Neves - Editado por Bárbara Miranda
NME
Quando pensamos em literatura do gênero terror, o primeiro nome que vem às nossas cabeças é Stephen King. E não é para menos: suas histórias contêm mistérios, lendas, personagens muito bem construídos e sempre com uma ambientação sombria e macabra, o que atrai a atenção de muitos diretores famosos. Mas sua obra não está toda em livros de horror: outras narrativas já passaram pela caneta do autor. Por isso decidimos fazer uma lista para relembrar os livros que já foram adaptados para o cinema deste escritor que encanta tantas pessoas.

01. Carrie, a estranha
O filme foi lançado em 1977, e conta a história de Carrie, uma menina com poderes paranormais disposta a se vingar de todos que lhe fizeram mal. A história teve mais duas versões, em 2002 e em 2013.

02. O iluminado
O clássico de 1980 conta com a direção de Stanley Kubrick, e narra a história de Jack, um homem  que vai trabalhar em um misterioso hotel junto da sua esposa e o filho.

03.  A hora da zona morta
O filme é de 1983 e segue a história de Johnny Smith: um professor de literatura que estava às vésperas do seu casamento quando sofre um acidente. Ele acaba ficando cinco anos em coma e ao acordar descobre que perdeu sua carreira e sua noiva, no entanto, ganhou poderes paranormais que o permitem prever o futuro. 

04. Christine, o carro assassino
Também de 1983, o filme fala sobre Arnie Cunningham, um homem apaixonado pelo carro Christine, que não está em seu melhor estado. Decidido a restaurá-la a qualquer custo, Arnie dedica todo seu tempo para ela, o que faz com que ele fique isolado do mundo real. Seus amigos procuram o antigo dono de Christine e descobrem que o mesmo aconteceu com ele, antes de vender o carro. Então eles decidem que o único jeito de salvar Arnie é destruindo Christine.

05. Chamas da vingança
Lançado em 1984, o filme conta a história de Charlie McGee, uma menina filha de cientistas que nasce com o poder de provocar incêndios pela força da mente. Isso acaba atraindo o interesse de outros cientistas que pretendem estudá-la.

06. Colheita maldita
O filme é de 1986 e conta a história de Isaac Chroner, um menino pregador, que vai para uma pequena cidade e convence as crianças a assassinarem todos os adultos que moram ali. Um jovem casal chega à cidade por coincidência, porém o lugar é remoto e logo eles estão presos e com poucas chances de escaparem vivos, pois as crianças praticam um culto que utiliza sangue humano para adubar a terra.

07. Conta comigo
Lançado em 1986, o filme narra a história de Gordie Lachance e seus três amigos que partem em busca de um garoto desaparecido, o que eles não esperavam é que nesta jornada eles fariam tantas descobertas e que mudariam para sempre.

08. O sobrevivente
O filme é de 1987 e narra a história de como seria o mundo em 2017, em que os Estados Unidos passam por uma ditadura e todos perderam sua liberdade pessoal. A única diversão é a TV, e o programa mais popular é um jogo em que o único prêmio é a sobrevivência no final. Nesse ambiente, um homem é culpado de um crime que não cometeu, sendo a sua sentença ir para a cadeia ou entrar para o jogo.

09. O cemitério maldito
O filme é de 1989 e conta a história de uma família que acaba de se mudar para uma casa aparentemente perfeita, exceto pelos barulhos misteriosos e macabros que vêm da floresta que fica atrás da casa. Acontece que na floresta existe um cemitério e os vizinhos se recusam a falar sobre o assunto.

10. Louca obsessão
Lançado em 1992, narra a história do escritor muito prestigiado Paul Sheldon, que sofre um acidente de carro e é socorrido por uma enfermeira chamada Annie, que também diz ser sua fã número um. Ela o leva para sua casa isolada e cuida de sua saúde. Porém quando tem acesso aos originais do próximo livro do escritor, descobre que sua personagem predileta irá morrer. A mulher não suporta a notícia e acaba surtando, então Paul acaba virando vítima das suas loucuras.

11. Um sonho de liberdade
O filme é de 1994 e se passa em 1946, quando Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, é condenado por um crime que não cometeu, e terá que cumprir prisão perpétua em uma penitenciária horrível. Andy conhece Warden Norton, corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia para justificar suas ações e o Capitão Byron Hadley que trata os internos como animais. Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding, um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da cadeia.

12. À espera de um milagre
Lançado em 2000, o filme se passa 1935, e narra a história de Paul Edgecomb, chefe de guarda de uma prisão no sul dos Estados Unidos, sendo que John Coffey é um dos detentos. Aos poucos, os dois acabam criando uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom milagroso.

13.  It: a coisa
O filme de 2017 narra a história de sete crianças diferentes, cada uma com uma relação familiar e um conjunto de medos muito específicos, que temem a lenda do assustador palhaço Pennywise.
 
14. 1922 (2017)
Wilfred James é um pacato fazendeiro, até que planeja assassinar sua mulher Arlette, para resolver o seu problema financeiro. No entanto, para conseguir executar o plano sem erros, Wilfred precisa convencer seu filho Henry a ajudá-lo.
 

REFERÊNCIAS
 
ADOROCINEMA, Stephen King. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-37782/ >.Acesso em: 19 de setembro de 2019.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »