Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/09/2019 às 16h38min - Atualizada em 23/09/2019 às 16h38min

Junji Ito e seus incríveis contos de horror

Luís Mário Miranda - Editado por Igor Cartiê
Capa do primeiro volume do mangá de Uzumaki.

Junji Ito nasceu em 1963 em Gifu no Japão. Desde muito novo foi influenciado pelas suas irmãs desenhistas e pelo trabalho de Kazuo Umezu. Seus mangás de horror compartilhados na internet viralizam rapidamente, e conquistou uma legião de fãs e, embora Ito não seja um mangaká mainstream, seu trabalho já tem status cult

Em 1987, Junji conseguiu a sua primeira publicação, Tomie. Trata-se de uma coletânea com contos de horror, centrados na personagem principal que se chama Tomie. O mangá é dividido em 3 volumes, os dois primeiros The Junji Ito Horror Comic Collection, com histórias divididas em cinco partes. O volume 3 pertence ao Museum of Terror, dividido em duas partes. As coletâneas de horror fala da influência que a garota causa a quem está ao seu redor. Um estranho desejo, obsessão, vício que atinge tanto os homens, tanto as mulheres. Mais tarde, em 1999, o mangá foi adaptado para uma série de filmes de terror japoneses, foram lançados até 2011.

Outro mangá dele que também trata-se de uma coletânea de contos de horror, é Uzumaki, conhecido como A Espiral do Horror. Não fugindo da mesma temática da sua primeira publicação, Uzumaki também trabalha a obsessão e, é claro, o terror. Nesta coletânea, a pitoresca cidade Kurôzu-Cho é atormentada por uma maldição sobrenatural envolvendo espiras. A história  de Uzumaki nasceu quando Ito tentava escrever uma história sobre uma longa linha de pessoas que viviam em uma casaq, e ele foi inspirado a usar  forma de espiral para chegar ao que desejava. 

Vale a pena ler essas histórias horripilantes do Ito, se tiver coragem, é claro. 

REFERÊNCIAS

SUPERINTERESSANTE. Quem é Junji Ito e por que você deve ler os mangás de horror dele. Disponível em: < https://super-abril-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/super.abril.com.br/blog/turma-do-fundao/quem-e-junji-ito-e-por-que-voce-deve-ler-os-mangas-de-horror-dele/amp/?oogle.com&_tf=Fonte%3A%20%251%24s&share=https%3A%2F%2Fsuper.abril.com.br%2Fblog%2Fturma-do-fundao%2Fquem-e-junji-ito-e-por-que-voce-deve-ler-os-mangas-de-horror-dele%2F > Acesso em: 20 de setembro de 2019.

WIKIPÉDIA. Tomie. Disponível em: < https://en.m.wikipedia.org/wiki/Tomie > Acesso em: 23 de setemvbro de 2019. 

WIKIPÉDIA. Uzumaki (mangá). Disponível em:<https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Uzumaki_(mang%C3%A1)  > Acesso em: 23 de setembro de 2019. 

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »