Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/10/2019 às 23h24min - Atualizada em 14/10/2019 às 23h24min

Eckoblocks, o jogo sobre sustentabilidade

Reciclagem, sustentabilidade, educação e diversão. Tudo isso num só game

Luís Mário Miranda
Capa do jogo Eckoblocks

O Movimento Plástico Transforma lançou Eckoblocks, um jogo inspirado no famoso Minecraft, no intuito de ensinar e conscientizar sob a reciclagem, preservação ambiental e, principalmente, sobre a reutilização do plástico. O grupo Movimento Plástico Transforma, é uma iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), nascido da parceira entre a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), e da Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas.

Como já foi dito, o jogo tem como objetivo ensinar crianças entre 6 e 11 anos, sobre o quão importante é cuidar da saúde ambiental do nosso planeta. O jogo é ambientado em dois lugares: cidade e natureza. Na cidade, um ambiente mais familiar, as crianças verão como pequenos atos do dia a dia podem influenciar no meio ambiente e ferir a sua saúde.

É na cidade que ela vê os efeitos da poluição e é nela que constrói sua casa. Na natureza, a criança tem contato com o mundo a que já está acostumada em outros jogos, como por exemplo o Minecraft, que foi a inspiração do Eckoblocks. Lá, ela recolhe recursos para usar na cidade ou para construir sua casa.”, explicam os criadores.

Os personagens do jogo são cidadãos de uma cidade fictícia chamada Solarium, e o prefeito guia o jogador durante a aventura sustentável. É possível explorar o jogo livremente, podendo escavar, subir colinas, correr pelos cenários, enfim, uma infinidade de opções que dão espaço à criatividade do jogador. Durante à aventura, o jogador pode coletar blocos de terra, pedra, madeira e folha para criar construções em qualquer um dos cenários. O jogo também conta com um vilão, o Sr. Lixão, que espalha lixo por toda Solarium e tenta atrapalhar os esforços que os jogadores fazem.

Paulo Luiz Santos, um dos parceiros criadores do Eckoblocks, ressaltou em entrevista a importância de conscientizar, falar e ensinar sobre a preservação ambiental, algo que não serve só para as crianças mas também para os pais e jovens da atualidade. Santos disse também que as crianças não param de pedir atualizações e novos conteúdos no jogo. O download é gratuito para smartfones e tabletes, Android ou ISO -O Eckoblocks surge quando que o inspirou completa 10 anos.

Minecraft fora um grande impacto na cultura pop e no mundo dos games, conquistando o mundo e o Brasil, que se coloca na posição de quarta maior comunidade de jogadores de minecraft, ficando atrás da China, Estados Unidos e Rússia. Dentre tantos outros jogos inspirados no sucesso da Microsoft, Eckoblocks é o único que tem como objetivo a sustentabilidade e a educação.

Espero que o novo jogo também alcance o sucesso que a sua inspiração fez, não só isso, mas que cumpra a sua missão de ensinar sobre a sustentabilidade.

REFERÊNCIAS

PLASTICOTRANORMA. Eckoblocks conscientiza sobre a importância da reciclagem. Disponível em: < http://www.plasticotransforma.com.br/jogo-eckoblocks-e-a-reciclagem >. Acesso em: 12 out. 2019

OBSERVATORIODEGAMES. Game sobre sustentabilidade ganha universo geek. Disponívelem: < https://observatoriodegames.bol.uol.com.br/destaque/2019/10/game-sobre-sustentabilidade-ganha-universo-geek >. Acesso em: 12 out. 2019.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »