Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/10/2019 às 22h39min - Atualizada em 20/10/2019 às 22h39min

El Camino: A Breaking Bad Movie

Resenha do filme que chega para trazer um final definitivo para Breaking Bad

Jonathan Rosa - Editado por Milena Iannantuoni
Cena do filme El Camino (Fonte: Divulgação/ Netflix)
A história que busca contar a trajetória de Jesse Pinkman logo após o último episódio da série “Breaking Bad– em que mostra a fuga do Jesse no El Camino de um de seus algozes – traz um protagonista que carrega cicatrizes tanto físicas quanto mentais pelo tempo em que passou em cativeiro. O que ressalta, é que, apesar da série já ter terminado há seis anos é necessário ter assistido-a para aproveitar ao máximo a experiência do longa, por conter uma continuação muito próxima e explícita.

Pinkman está fugindo do seu passado, do seu pressente e de si mesmo, a procura de um futuro incerto. O personagem de Aaron Paul demostra toda a evolução adquirida nas cinco temporadas da série, e conduz ao longa um Jesse muito mais experiente, que apesar de manter sua essência atrapalhada consegue ir aos poucos trilhando sua jornada a cada ato.

O diretor e roteirista de toda a franquia, Vince Gilligan usa, como sempre muito bem os jogos de câmera em sequências que complementam a experiência. Em duas horas de filme é possível ver o desfecho de Jesse sendo criado, literalmente o fechamento que faltava a série. Isso aparece como um pós-crédito do drama, onde o diretor faz uso de flashbacks 
muito bem colocados como a trama original sempre trouxe com maestria.

 
Cena do filme El Camino (Foto Divulgação/ Netflix)


Jesse saiu da série completamente traumatizado, e isso é mostrado no filme. O personagem ganha consciência de suas atitudes e falhas, percebe que não foi apenas vítima e que também vitimou, e que embora estivesse sobre a influência de alguém inescrupuloso e frio com Walter White (Bryan Cranston) ele sempre teve a escolha de permanecer. Esse processo de aceitação acaba ao longo do filme permitindo que o Jesse se desamarre psicologicamente e ganhe forças para caminhar com as próprias pernas.

Alguns fãs mais atentos encontrarão inúmeras easter-eggs por toda parte que fazem referencias a série, alguns bem criativos, outros tão sutis ao ponto de não serem perceptíveis à primeira vista. Sem contar com excelentes e importantes participações especiais do começo ao fim do filme.

O longa trás em alguns momentos uma fotografia muito criativa e que prende os olhos na tela. Ao longo de cada freme é possível sentir a vibração de Breaking Bad e a fidelidade ao estilo de uma das séries dramáticas mais bem avaliadas por crítica e público é epílogo perfeito Jesse e uma conclusão aceitável para a série que já teve um excelente final.

Assim como a série prólogo Better Call Saul que conta com maestria a transformação do advogado Jimmy McGill (Bob Odenkirk) antes dele se tornar Saul Goodman em Breaking Bad é um drama perfeito e muito bem desenvolvido trazendo além de uma continuação da história, uma nova visão sobre a obra, El Camino sege no mesmo caminho com um roteiro inteligente e versátil que soube respeitar a série original e deixar sua própria marca.
 
Durante o longa Jesse tem um reencontro com a sua própria consciência por meio de visões e sentimentos, a compreensão de uma pessoa que nunca vai conseguir viver em plena paz com sigo mesmo. O que traz um tom de redenção parcial mostrando que apesar que por mais que se tenha uma aparente tranquilidade os monstros só estão adormecidos.

O filme El Camino está disponível na plataforma de streaming Netflix, bem como as cinto temporadas de Breaking Bad e as quatro de Better Call Saul. Se houver tempo vale a pena assistir tudo.
 
REFERÊNCIAS


Breaking Bad, 15 fatos fascinantes sobre.  Disponível em: <https://www.minhaserie.com.br/novidades/43686-15-fatos-fascinantes-sobre-breaking-bad> Acesso em 14 de outubro de 2019.

Breaking Bad, 5 questões deixas em aberto em. Disponível em: <https://canaltech.com.br/cinema/el-camino-5-questoes-deixadas-por-breaking-bad-que-o-filme-pode-responder-151325/> Acesso em 14 de outubro de 2019.

 Breaking Bad, 62 curiosidades sobre. Disponível em: <https://bloggeek.com.br/curiosidades-sobre-breaking-bad/> Acesso em 14 de outubro de 2019.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »