Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/10/2019 às 00h08min - Atualizada em 22/10/2019 às 22h08min

HQ's de Terror | Histórias além de super-heróis

Lista de algumas revistas em quadrinhos perturbadoras e aterrorizantes para serem lidas no Halloween

Jonathan Rosa - Editado por Milena Iannantuoni
Fonte: Fatos nerd
Além dos super-heróis os quadrinhos sempre tiveram uma grande parcela de suas publicações dedicas a histórias de horror e terror, com as temáticas mais sangrentas, assustadoras e psicodélicas possíveis.
 
Fora os clássicos mais famosos de violência e terror como os conhecidos Hellboy, Spawn, The Walking Dead e The Mask, existem também inúmeros outros contos dos gibis que trazem histórias verdadeiramente brutais e horripilantes, levando todo o medo e horror das páginas para o imaginário dos leitores.
 
 A lista de HQ's para ler nessa época de Halloween que vamos mostrar agora poderá conter histórias impróprias para menores de idade, pois podem ser extremamente violentas e sanguinárias, e contar com nudez, e/ou talvez possam ofender alguma religião ou crença.  
 

 
UZUMAKI


Fonte: pagina de Uzumaki/ 
MERYH IS DEAD

Uzumaki é um mangá japonês de terror que traz um aglomerado de contos que se ligam pouco a pouco ao longo das páginas, com histórias verdadeiramente horripilantes. Na cidade de Kurozo (redemoinho preto), uma garota começa a ser rodeada de casos de pessoas que enlouquecem, e todos os acontecimentos giram em torno de espirais. O pai do namorado da jovem, fica obcecado por essas espirais, até se tornar um; a mãe dele enlouquece no hospital ao ver espirais por toda parte, logo a cidade toda é envolvida em uma grande espiral de loucura.

O próprio nome da HQ significa espiral, por isso todas os contos trazem essa temática. Conhecida também como "Fragmentos do Horror", o quadrinho conta com atos que nos deixam incomodados e completamente submersos àquela loucura psicológica que as páginas em preto e branco trazem.

Os contos eguem rumos que o leitor precisa ter estômago forte para sair ileso após a leitura. O mangá ganhara um anime inspirado em suas obras, com uma série de quatro capítulos, contando com o teaser e tem previsão de estreia para 2020 nos EUA.
  
Escritor: Junji Ito
Ilustração: Junji Ito
Edição: Devir


                                           
 Fonte: Capa Amazon 
 
SALA IMACULADA


Fonte: página de sala imaculada/ Lugar Nenhum

Sala Imaculada é uma série de quadrinhos de autoria de Gail Simone 
  uma das mentes responsáveis por inspirar a criação do Deadpool. Essa trama é sobre terror psicológico e conspiração, e já conta com três volumes. Nela, Chloe é uma jornalista que, após o suicídio de seu marido na cozinha de sua casa, tenta se matar também. Depois de uma experiência bizarra de quase morte, ela começa a enxergar e conviver com criaturas invisíveis para os mortais. Preocupada com isso, ela procura uma guru de autoajuda que seu falecido esposo costumava acompanhar, para então investigá-la. Assim, ela acaba conhecendo o tratamento de choque da doutora Astrid. A partir disto, a história toma um rumo completamente inesperado, assustador e violento.
 
Escritor:   Gail Simone
Ilustração: Jon Davis-Hunt
Colorista: Quinton Winter
Editora: Vertigo


 
 Fonte: Capa Amazon 

CROSSED


Fonte: página de Crossed/ HQ Dragon

Uma das publicações mais violentas e pervertidas dos quadrinhos, muito se duvidou que alguma editora brasileira teria coragem de publicar essa HQ por ser muito profano, perverso e violento. A história principal foi criada por Garth Ennis, famoso por escrever o Justiceiro da Marvel, mais hoje conta com inúmeros outros roteiristas.

A série de gibis traz um humor negro extremo, e modifica a clássica infecção de zumbis por uma infestação onde ao ser mordidas as pessoas perdem todas as suas barreirais e limites morais, deixando a mostra todo o mal e crueldade que o ser humano é capaz de desemprenhar, perdendo a noção do certo e errado e deixando aflorar seus extintos mais primitivos. O rosto das pessoas infectadas fica com uma cicatriz em carne viva no meio, o que lembra muito uma cruz, daí o nome Crossed que significa Cruzado.  

Anarrativa tem o intuito claro de chocar os leitores, já que se tem morte brutais de mulheres e crianças, cenas de estupro explicito, assassinatos de todo tipo e nudez exagerada. O conto que é repleto de insanidade e abusa da ultraviolência acompanha um grupo de sobreviventes que está tentando chegar em uma base militar no Alasca. A trama é feita para pessoas que gostam muito do estilo de ultraviolência bizarra como entretenimento.  

Escritor: Garth Ennis
Ilustração: Jacen Burrows
Edição: Panini


 
 Fonte: Capa Amazon 

HOUSE OF PENANCE


Fonte: pagina de House of penance/ HQ Dragon

Esse quadrinho é um épico gótico que se passa no final do século XIX e acompanha a vida de Sarah Winchester, viúva do fundador da empresa fabricante de armas Winchester Repeating Arms Company.  Após a morte do marido, Sarah passou a fazer reformas constantes, e sem motivo aparente em sua casa, a famosa Mansão Winchester, no intuito de se abrigar das almas daqueles que foram mortos pelas armas criadas pelo seu marido. Escrita por Peter J. Tomasi, a revista nos traz uma narrativa excelente e perturbadora, com muita influência de Edgar Alan Poe Ian Bertram é o responsável pela arte, fazendo um trabalho tão excêntrico e distorcido quanto a trama, se encaixando perfeitamente com a narrativa de horror psicológico e violência assustadora.

House of Penance é uma história de horror daquelas que só pode ser feita em quadrinhos e que vale a pena ser lida se você adimira o gênero de terror piscológico. 
 
Escritor: Peter J. Tomas
Ilustração: Ian Bertram
Colorista: Dave Stewart
 

 Fonte: Capa Amazon 

DO INFERNO


Fonte: pagina de Do Inferno/ UOL

Na madrugada de 31 de agosto de 1888, apenas um candeeiro iluminava a viela de Buck´s Row, em Londres. Um comerciante se surpreende ao encontrar o que parece ser um grande fardo na calçada, mas era um corpo de uma mulher, que teve a garganta cortada de orelha a orelha. O cenário que foi profundamente pesquisado pelo escritor Alan Moore descreve o primeiro de cinco crimes bárbaros que aterrorizam o bairro de Whitechapel no século 19. As mortes dariam origem ao mais famoso dos assassinos em série, que ficaria conhecido como Jack, o Estripador.

Algumas cartas provocativas às autoridades publicadas pelos jornais foram atribuídas a ele. Em uma delas, o endereço do remetente era: “Do Inferno” dando nome a HQ. A editora Veneta trouxe o quadrinho em edição única com capa dura com 592 páginas.

É um quadrinho denso e difícil, porém feito com perfeição e qualidade, trazendo violência horror real e suspense onde o leitor vive a história do ponto de vista do assassino. O tom de mistério e horror aliado ao texto muito bem escrito do Alan Moore, fez o gibi entrar na lista de mais vendidos do The New York Times.
 
Escritor: Alan Moore
Ilustração: Eddie Campbel
Editora: Veneta


 
 Fonte: Capa Amazon 

WYTCHES


Fonte: pagina de Wytches/ GBD

Wytches é um conto de bruxas completamente diferente, não há nada de caldeirão ou chapéu pontudo, as bruxas aqui são grandes e primitivas e estão caminhando sobre a terra há muitos anos e se alimentam de pessoas normais. A HQ conta a história da família Rook, um grupo de pessoas que enfrentam uma tragédia que faz com que eles se mudem para a pequena e tranquila cidade de Litchfield. Rapidamente a família percebe que não é fácil escapar dos problemas,  e que a cidade não é tão calma quanto esperavam.

É difícil não comparar o conto à um típico filme de horror/suspense. Isso ocorre porque a história sobre a paternidade e os "pesadelos" que ela coloca diante das pessoas é apresentada de uma forma muito cinematográfica, com flashback durante o enredo. A revista em quadrinhos tem um volume que conta com 192 páginas, apesar de grande sua leitura é fácil e não leva muito tempo. As páginas se apresentam assustadoramente e é apresentada com muita eficiência. Os diálogos fluem naturalmente e, do lado gráfico, os quadrinhos não se repelem. O trabalho artesanal é sólido em todos os aspectos.
 
Escritor: Scott Snyder
Ilustrador: Mark Simpson (Jock)
Colorista: Matt Hollingsworth
Edição: Darkside Books


 
 Fonte: Capa Amazon 

BLACKGAS


Fonte: pagina de Blackgas/ Scans_Daily

Uma grande contaminação por gás faz com que os afetados comam carne humana e percam toda e qualquer civilidade, espalhando terror e depravação por onde passam.

Esta HQ traz todos os elementos de horror: violência, canibalismo, palavrões, estupros, orgias e outras coisas inapropriadas, mas sob um ponto de vista diferente. Nesta história, os zumbis não apreciam o que estão fazendo com as outras pessoas e por vezes reclamam de sua condição, muitas vezes implorando pelo tiro de misericórdia.

O enredo por vezes chega a ser um pouco linear demais, como os filmes de terror clássicos, uma hora está tudo calmo e tranquilo, do nada o leitor pisca e tudo vira um inferno na terra. Mas tal estilo é justificável a partir do momento em que você compreende que o protagonista não é um dos humanos e nem mesmo os monstros carniceiros, mas sim a praga em si. Desde quase o início da história, essa contaminação vem sendo apresentada de forma bem sutil, deixando o leitor curioso para saber o que virá a acontecer e como esse mal terrível vai ser combatido. A história é mórbida e cruel exige estomago de aço para acompanhar sem tremer, e também é ultraviolenta.
 
Escritor: Warren Ellis
Ilustração: Max Fiumara
Colorista: Ryan Waterhouse
Edição: Panini Comics


 
 Fonte: Capa Amazon 

REFERÊNCIAS 
 

Quadrinhos violentos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PdGHrbaQnC4> Acesso em 18 de out 2019 

Média Geek. Disponível em: <http://www.mediageek.com.br/13-quadrinhos-de-horror-que-voce-precisa-conhecer/> Acesso em 18 de out 2019

Legião dos Heróis. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/13-quadrinhos-de-horror-que-voce-precisa-conhecer.html#list-item-1> Acesso em 18 de out 2019

Central HQS. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pOzHGh2HM08> Acesso em 18 de out 2019

2Quadrinhos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EyNNTyguPR4> Acesso em 18 de out 2019

Universo HQ. Disponível em: <http://www.universohq.com/noticias/mythos-planeja-2018-com-diversos-lancamentos-especiais/> Acesso em 18 de out 2019

Panteon. Disponível em: <https://www.panteon.pl/recenzjefelietony/recenzja-wiedzmy/> Acesso em 18 de out 2019

Amazon. Disponível em: <https://www.amazon.com.br/gp/browse.html?node=7842710011&ref_=nav_em_T1_0_4_6_9__books_hqs> Acesso em 18 de out 2019

Lugar Nenhum. Disponível em: <https://lugarnenhum.net/quadrinhos/sala-imaculada/> Acesso em 18 de out 2019

Fatos Nerd. Disponível em: <https://fatosdesconhecidos.ig.com.br/7-quadrinhos-de-horror-que-merecem-uma-serie-de-tv/> Acesso em 18 de out 2019

Quest 85. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=67Ato8gepPc> Acesso em 18 de out 2019

Comic Boom. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0pKGW8SS9cs> Acesso em 18 de out 2019

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »