Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/11/2019 às 14h33min - Atualizada em 05/11/2019 às 14h33min

7 animes de guerra que você precisa assistir

Todo conflito tem suas consequências

Pedro Dias - Editado por Milena Iannantuoni
Arte/site: Wallpaper Maiden
A lista das principais guerras no universo dos animes é consideravelmente grande. Principalmente em épocas e contextos diferentes, onde podemos contemplar com o contexto abordado por cada anime.

Imagem relacionada

Imagem relacionada


Fonte: Gfycat 

Seja em uma época feudal, durante a Segunda Guerra Mundial ou também em um universo inexistente, dependendo da forma como é abordado, o telespectador tem sua atenção total na história e nos personagens.
 
Como é o caso do anime Hadashi no Gen, na tradução brasileira, Gen – Pés Descalços. Do mangá para uma animação extremamente marcante, essencialmente na abordagem e no contexto histórico da cidade de Hiroshima.


Fonte: Canal no Youtube: Leandro Barbosa da Silva 

Inspirado em acontecimentos reais, um dos episódios retrata sobre o bombardeiro feito pelos americanos na cidade de Hiroshima, matando milhares de japoneses. O que marca mais é a forma como o anime relata nos mínimos detalhes de como seria na versão dos cidadãos daquela cidade ao sofrerem este ataque.
 
As cenas são terríveis e extremamente chocantes. O público percebe como que os efeitos de uma bomba nuclear atingem em uma outra visão. Cenas fortes no momento do bombardeiro.

Imagem relacionada

Imagem relacionada


Fonte: Gif Image Net

Durante uma guerra, sempre existe uma perda terrível das vítimas que não tem nada a ver com estes conflitos. Independente dos motivos e de quem quer mostrar o seu poder militar contra uma outra nação.
 
E agora, você confere alguns animes com essa pegada. Anime sobre guerras de várias épocas e contextos diferentes. 

1 - Joker Game


Fonte: Anime United

Escrito por Koji Yanagi, Joker Game, este é uma série de romances ilustrados em mangá. Posteriormente, tiveram adequações para filmes em live-action e anime.
 
O desenho conta a história do tenente coronel do exército japonês, Yuuki. Antes mesmo da Segunda Guerra Mundial explodir e semear o caos, uma unidade do exército fica ao comando de Yuuki, conhecida como “Agência D”. Além de ampliar e buscar por outros agentes, o tenente Yuuki cria conceitos contra o regime militar IJA. Sendo assim, o tenente treina agentes para operar contra a nação e países inimigos.

 

2 - Valkyria Chronicles


Fonte: SEGAbits 

Durante a Segunda Guerra Mundial, entre a Aliança Imperial Europeu Autocrático Oriental e a Federação Atlântica, a história é em torno de Welkin Gunther, filho do herói da Primeira Guerra Mundial, general Belgen Gunther. O jovem Welkin precisa sobreviver ao lado da capitã, Alicia Melchiott.
 
Juntos, eles precisam enfrentar contra a invasão do exército imperial e descobrir o motivo da real invasão. O anime é inspirado no game da Sega, dirigido por Yasutaka Uamamoto e escrito por Michiko Yokote.

 

3 - Girl und Panzer

Você já imaginou participar de competições ou batalhas de tanque durante o ensino médio?
 

Fonte: Fandom
 
O anime fala sobre um grupo de garotas participando de batalhas de tanques contra outros colégios rivais do ensino médio. A protagonista Miho Nishizumi, garota de uma família tradicional no “sensha-dõ
–  na tradução brasileira, arte do tanque, consiste em operar tanques de guerra e considerado uma tradicional arte marcial.

4 - Code Geass


Fonte: Netflix 

Tendo como destaque principal do anime, o príncipe Lelouch Lamperouge perdeu sua mãe na juventude em um ataque terrorista em sua antiga casa e sua irmã perdeu à visão, ficando incapaz de andar. Posteriormente, mudou-se para o lugar chamado “Área 11”, que é considerado o Japão logo após o domínio do Império Britannia.
 
Alguns anos mais tarde, Lelouch conhece uma garota e essa personagem concede o poder chamado Geass, este permite o controle total sob qualquer humano. Com isso, Lelouch pretende se vingar dos assassinos de sua mãe e criar um mundo onde sua irmã possa viver em tranquilidade, além de lutar contra o Império Britannia.

 

5 - Fullmetal Alchemist: Brotherhood


Fonte: Netflix 

Quando eram crianças, Edward e Alphoense Elric perdem sua mãe, e os irmãos decidem quebrar um dos maiores tabus da Alquimia: a transmutação humana. Porém, a tentativa falhou. Edward acaba perdendo o seu braço direito e sua perna esquerda. E o seu irmão Alphoense Elric, acaba perdendo o seu corpo todo. Por sorte, não perdeu sua alma já que está fixado na armadura.
 
A qualquer custo, Edward e Alphoense Elric procuram pela Pedra Filosofal para reverter toda situação feita por eles mesmos. E também, ressuscitar sua falecida mãe.

 

6 - Hotaru no Haka - (Túmulo dos Vaga-Lumes)


Fonte: Amino Apps

Em plena Segunda Guerra Mundial, Setsuko e Seita vivem em meio a guerra no Japão. Após o bombardeiro americano, os irmãos perdem sua mãe e o seu pai no momento que foi convocado para combater na guerra em defesa do seu país.
 
Após os terríveis acontecimentos em sua cidade natal, ambos acabam se mudando para um abrigo afastado na floresta, e precisam lutar contra a fome e as demais doenças. Para a felicidade dos irmãos, eles se divertem, de alguma forma, com os vaga-lumes.

 

7 – First Squad – A Hora da Verdade


Fonte: Wallup Net 

Em 1942, é feita uma resistência sob o comando do Exército Vermelho com objetivos de impedir os avanços dos alemães. Uma jovem de 14 anos chamada Nadya é uma médium e sobrevivente ao ataque mortal. Após os conflitos, se recupera do estado de choque.
 
Nadya descobre que possui um dom capaz de prever o “Momento da Verdade”, momentos severos de combate que estão por vir. Em que dependendo da ação de uma pessoa pode ser uma boa ou má opção.

Russia GIF

Russia GIF


Fonte: Giphy 

A protagonista é designada para a 6° Divisão Militar Russa de Inteligência que está realizando uma guerra secreta contra a “Anhenerbe”. Ordem secreta dentro da SS sob o comando do Barão Von Wolff. Nadya precisa lutar contra Von e conta com o apoio dos amigos e soldados do Primeiro Esquadrão.  
 
REFERÊNCIAS
 

 Guerra, 10 melhores animes militar/. 2017. Otaku BFX. Disponível em: https://otakubfx.com.br/10-melhores-animes-militar-guerra/  Acessado em 05 novembro de 2019.

VídeosVeja os 21 filmes mais marcantes da animação japonesa; . 2015. Mundo-Nipo.  Disponível em: https://mundo-nipo.com/variedades/cultura/16/07/2015/os-20-filmes-mais-marcantes-da-animacao-japonesa/  Acessado em 07 de novembro de 2019.

Uma lição sobre a Bomba de Hiroshima. Mangá "Gen Pés Descalços" - 2017. Youtube: Alexandre Gamero - Action Figures, HQs e Filmes. Acessado em 07 de novembro de 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GOVB2k4a408

Segunda Guerra Mundial, 4 Animes sobre a . 2017. Tebane. Disponível em: http://www.animestebane.com/2017/08/4-animes-sobre-segunda-guerra-mundial.html Acessado em 07 de novembro de 2019

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »