Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/12/2019 às 11h21min - Atualizada em 05/12/2019 às 11h21min

Viagem no tempo e universos paralelos em filmes e séries

Contém Spoilers

Luís Mário Miranda - Editado por Milena Iannantuoni
Pôster promocional de "Alice Através do Espelho". (Fonte: Walt Disney Pictures)

A ideia de fazer uma viagem no tempo basicamente é poder voltar ao passado, mover-se para trás, ou poder ir para o futuro, mover-se para frente, podendo também viajar entre realidades paralelas, realidades igual a que vivemos com aspectos diferentes ou rumos de vida diferentes. De acordo com a física, é possível sim poder viajar atrás do tempo, isso é apenas teoria, ainda não tem uma tecnologia que aguente essa pressão ou que possa conceder esse desejo. 

Alguns seriados e filmes usam dessas teorias para criar histórias marcantes e, às vezes, confusas. Seja por anomalias, apoio tecnológico, vertentes sobrenaturais, ou uma junção disso tudo, a sempre uma emocionante história para contar. Veja algumas dessas criações que são expendidas:

Dark (2017) 


Fonte: Netflix/Divulgação

O seriado conta quando uma criança some misteriosamente na cidade fictícia de Winden, na Alemanha. Alguns moradores começam a associar esse acontecimento a outros que já aconteceram no passado. Na série, podemos acompanhar a relação das famílias Kahnwald, Nielsen, Doppler e Tiedemann através de três gerações e o mistério rodeia todas elas. A trama se passa em três épocas –  em 1953, 1986 e 2019 – , todas separadas por 33 anos, e envolvendo três gerações diferentes das mesmas famílias. Dark não se destaca apenas pela viagem no tempo, mas também pela forma que a personalidade dos personagens são construídas, até mesmo pelo lado mais grotesco.

The Flash (2014)


Fonte: Warner Bros./Divulgação

É impossível falar de viagem no tempo e realidades paralelas sem citar o velocista mais conhecido. Barry Allen (Grant Gustin) perde a sua mãe ainda criança e é adotado e criado pelo detetive policial Joe West (Jesse L. Martin). Ele cresce e vira um jovem tímido e um inteligente investigador forense, quando é atingido por um raio radioativo que faz com que ele desenvolva habilidades de velocidade sobre-humana. Barry consegue correr tão rápido que pode viajar para o futuro ou para o passado. Ele usa essa característica para voltar ao passado e matar o vilão que matou sua mãe, sendo que, se alterar o passado, as consequências no futuro-presente são invencíveis. A série também aborda a teoria dos multiversos onde existe versões diferentes de cada personagem, integrando-se ao Arrowverse, junto com Arqueiro, Supergirl, Legends of Tomorrow e Batgirl.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014) 


Fonte: Fox Film/ Divulgação

Esse filme gira em torno da vilã Mística e a salvação da humanidade, tanto humana e quanto mutante. Em 1973, Mística (Jennifer Lawrence) matou um cientista que odiava os mutantes e planejava criar robôs Sentinelas para caçá-los durante o Acordo de Paz em Paris. 50 anos depois, numa versão antiutópica do ano de 2023, uma versão avançada dos Sentinelas com habilidades transmorfas estudadas de Mística, assassinou metade da humanidade, mutantes e humanos com probabilidade de gerarem filhos com mutações.

Neste futuro, uma aliança entre os X-Men e a Irmandade de Mutantes, foi firmada. Eles passam a esconder-se em um antigo monastério remoto na China, e decidem que o único jeito de deter os Sentinelas seria voltando ao passado e impedir que Mística matasse Trask (Peter Dinklage), o cientista. Como Logan (Hugh Jackman) era vivo 1973 e possui o dom da regeneração, Lince Negra (Ellen Page) usa sua habilidade de enviar a consciência de alguém ao passado. No futuro, com Mística desistindo do ataque, a linha do tempo se altera. Logan acorda numa versão diferente do ano de 2023, onde os Sentinelas nunca existiram. Na Mansão X, ele encontra o casal Homem de Gelo (Shawn Ashmore) e Vampira, Lince Negra dando aulas com Colossus (Daniel Cudmore), uma versão mais velha de Hank McCoy (Nicholas Hoult) assumindo a forma de Fera, reencontra seu antigo amor, Jean Grey (Famke Janssen), mas ao tentar conversar com ela, Ciclope (James Marsden) interfere, e por fim, se encontra com Charles Xavier (Michael Fassbender/Patrick Stewart), que ainda está confuso pela mudança de realidade, e diz para Logan se sentar, pois ambos tem muito o que conversar. 

Harry Potter eo Prisioneiro de Azkaban (2004)


Fonte: Warner Bros./Divulgação

Impossível de falar de viagem temporal e não lembrar do vira-tempo usado por Hermione Granger (Emma Watson). O vira-tempo é um relógio especial que contém um feitiço de reversão de hora, para maior estabilidade  o dispositivo é usado para a viagem no tempo, e se assemelha a uma ampulheta em um colar. O número de vezes que se vira a ampulheta corresponde ao número de horas equivalente a uma volta no tempo. Deve notar-se que o período mais longo que pode ser revivido, sem a possibilidade de prejuízo grave para o viajante ou para o próprio tempo é de cerca de cinco horas. Hermione ganhou um da Professora McGonagall (Maggie Smith) em 1993, para que ela pudesse participar de mais aulas em seu terceiro ano do que o tempo permitia. A professora McGonagall a fez jurar não contar a ninguém sobre isso, ela não mencionou isso para Harry (Daniel Radcliffe) ou Ronald (Rupert Grint) até o final do ano letivo, quando ela e Harry o usaram para viajar de volta no tempo e salvar Sirius Black (Gary Oldman) e Bicuço da morte certa. Ela só pôde usar o vira-tempo com a permissão especial do Ministério da Magia. Graças ao seu registro acadêmico a permissão foi concedida. 

De Volta Para o Futuro (1985)


Fonte: Universal Pictures/Divulgação

O marco da viagem no tempo das telas de cinema do mundo inteiro. No filme, a viagem no tempo é ocasionada, também, pela alta velocidade mas aqui, através de um DeLorean DMC-12, modificado para tornar-se uma máquina do tempo; o deslocamento temporal do veículo, que é acionado quando a máquina atingir 88 milhas por hora de velocidade, é providenciado por um aparato chamado "Capacitor de Fluxo", que exige 1,21 gigawatts providenciados por fissão nuclear (uma quebra de núcleos/átomos que formam núcleos mais leves que liberam energia suficiente para sustentar uma cidade inteira). Para conseguir o plutônio que abastece o reator (fundamental para a experiência), o Doutor (Christopher Lloyd) enganou terroristas líbios que queriam que ele construísse uma bomba nuclear. Após um teste com seu cachorro, Dr. Brown se prepara para viajar para o futuro, quando os líbios aparecem e matam o cientista a tiros de metralhadora. Indefeso, Marty (Michael J. Fox) tenta escapar no DeLorean, porém, durante a fuga, acaba alcançando a velocidade de 88 milhas por hora e é transportado para 5 de novembro de 1955, uma data que o Doutor havia programado nos instrumentos de navegação. Sem plutônio, o carro eventualmente se desliga sozinho e Marty agora encontra-se preso em 1955.

Alice Através do Espelho (2016)


Cena do filme 'Alice através do espelho'.  Foto: Peter Mountain/Divulgação

Depois de uma longa viagem de negócios pelo planeta, Alice (Mia Wasikowska) volta cheia de ideias de expansão para os negócios, mas quando chega ela descobre que seu ex noivo, Hamish Ascot, herdou a empresa do pai e pretende pedir o navio 'Maravilha' em troca da casa onde Alice e sua mãe moram. Depois de uma discussão com sua mãe sobre esse assunto, Alice segue uma borboleta azul, o Absolem, e retorna para o país das maravilhas através de um espelho que faz com que ela caia no céu de Underland.


Chegando lá, ela encontra seu amigos, mas o Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) não está. A Rainha Branca (Anne Hathaway) e os outros dizem que ele está mal, bem mais louco que o normal, pois acredita que sua família ainda está viva. Alice vai até ele, tenta consolá-lo,mas mesmo assim, ele continua convencido de que sua família está viva. Depois disso, determinada a encontrar a família do Chapeleiro, a Rainha Branca por Alice a viajar no Tempo, e salvar a família do Chapeleiro no passado (algo que ninguém de Underland pode fazer, pois é dito que a história será destruída se alguém vê o seu passado/futuro, já Alice que não tem nenhum passado em Underland para ela ver acidentalmente). Chegando no castelo do tempo, ela encontra a Crono-esfera, um objeto que alimenta o relógio de todo o tempo de Underland e usado para viajar no tempo. O Tempo (Sacha Baron Cohen) avisa a Alice que não é possível mudar o passado, as consequências são terríveis, mas Alice rouba a Crono-esfera e viaja de volta no tempo. Depois de uma série de acontecimentos, a Rainha Vermelha (Helena Bonham Carter), consegue pegar a Crono-esfera, volta ao fatídico dia em que sua cabeça cresceu, inchou e ficou grande para contar uma verdade antes nunca dita. Como o povo subterrâneo não pode viajar no tempo e encontrar seus respectivos 'eus', o Tempo começou a congelar, pondo em risco toda a existência do País das Maravilhas.

 

REFERÊNCIAS

WIKIPÉDIA. Viagem no tempo. Disponível em:<https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Viagem_no_tempo>. Acesso em: 4 de dezembro de 2019 

MINHA SÉRIE. 10 séries sobre viagem no tempo. Disponível em: <https://m.minhaserie.com.br/novidades/45203-10-series-sobre-viagem-no-tempo>. Acesso em: 4 de dezembro 2019.

WIKIPÉDIA. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Disponível em: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/X-Men:_Dias_de_um_Futuro_Esquecido>. Acesso em: 4 de dezembro de 2019

WIKIPÉDIA. De Volta Para o Futuro. Disponível em: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Back_to_the_Future>. Acesso em: 4 de dezembro de 2019

FANDOM. Vira-tempo, Harry Potter. Disponível em: <https://harrypotter.fandom.com/pt-br/wiki/Vira-Tempo>. Acesso em: 4 de dezembro de 2019

WIKIPÉDIA. Alice Através do Espelho. Disponível em: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Alice_Through_the_Looking_Glass_(filme)>. Acesso em: 4 de dezembro de 2019
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »