Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/02/2020 às 13h22min - Atualizada em 01/02/2020 às 13h22min

MASP Áudios: O novo aplicativo do Museu de Arte de São Paulo.

O app funciona como um guia, mas sem roteiro definido.

Clara de Andrade Lopes

O Museu de Arte de São Paulo, em parceria com o estúdio de desenvolvimento Catskillet, e patrocínio da Ericsson, inaugurou no dia 3 de dezembro de 2019 o aplicativo MASP Áudios. O MASP foi o primeiro museu moderno brasileiro, fundado em 1947. Localizado na Avenida Paulista, o acervo do museu é atualmente composto por mais de 11 mil obras, dentre elas esculturas, fotografias, pinturas e objetos de diversos períodos históricos, dando destaque para as produções africanas, asiáticas, europeias e das américas. O Museu tem como objetivo estabelecer diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais, de maneira criativa e crítica, prezando pela inclusão e pela pluralidade. 

 

Inicialmente composto por 170 gravações de áudio, que vão de historiadores a crianças da rede pública da cidade de São Paulo, o novo aplicativo visa contextualizar historicamente as obras, os artistas e também o período histórico ao qual pertencem, além de audiodescrição e explicações técnicas e conceituais a respeito das mesmas. O modo de funcionamento do app é muito simples: depois de realizar o download através da App Store ou da Google Play, que pode ser feito utilizando o Wi-Fi disponibilizado pelo museu aos usuários, basta apontar a câmera do celular para a obra, que será reconhecida e iniciará o aúdio automaticamente. É possível também pesquisar pelo nome do artista ou da obra. Ao final do passeio, o visitante terá um registro do caminho que traçou, e ainda pode escolher seus trabalhos prediletos, criando uma coleção para si mesmo com base no acervo do MASP. Mais informações estão disponíveis no site do MASP: https://masp.org.br/ 

 

     
 
A publicitária Maria Fernanda Salles, mora na cidade de São Paulo e sempre que pode visita o MASP para conferir as novidades. “Quando soube do aplicativo, fiquei muito curiosa. É diferente do que você costuma ver, é mais informal e te deixa livre para visitar como quiser.”. A interação entre visitante e obra dentro dos museus é muito recorrente hoje em dia. O Museu Catavento, no Parque Dom Pedro II também em São Paulo, foi inaugurado em 2009 com o objetivo de trazer ciência de uma forma prática, criativa e acessível. Com ingressos que não ultrapassam os R$ 10,00, o museu é dividido em quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Em cada uma delas, o visitante pode aprender sobre ciência em muitos aspectos diferentes, e utilizando de tecnologias avançadas para isso. Na seção Vida por exemplo, no setor “O mundo das Abelhas”, é possível colocar fones de ouvido enquanto assiste-se a um vídeo informativo sobre as diferentes espécies. Enquanto na seção Sociedade, o visitante pode participar em tempo real de um programa de TV, além de aprender as técnicas mais utilizadas pela televisão e pelo cinema em um estúdio de Chroma key.

Link para dowload do MASP Áudios na Play Store:https://play.google.com/store/apps/details?id=com.catskillet.masp 
Link para dowload do MASP Áudios na App Store: https://apps.apple.com/br/app/masp-%C3%A1udios/id1486194263
 

Editado por Bruna Blankenship

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »