Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/02/2020 às 10h53min - Atualizada em 19/02/2020 às 10h53min

Evento reúne fotógrafos de Alagoas

Objetivo foi avaliar o momento da fotografia no estado

Jéssica Viturino - Editado por Alinne Morais
Fotógrafos marcando presença no Seminário (Foto: Itawi Albuquerque)
A 2ª edição do Seminário Panorama e Rumos da Fotografia occorreu na tarde do último dia 25, na Casa do Patrimônio de Maceió / IPHAN, no Jaraguá. O evento reuniu fotógrafos profissionais e amadores, pesquisadores e estudantes de jornalismo. O objetivo do evento foi avaliar o momento da fotografia alagoana e os rumos que ela está tomando em nossa sociedade contemporânea.

Com uma mesa redonda o evento iniciou abordando o tema Fotografia Alagoana: desafios, perspectivas e apontamentos, com a jornalista Iranei Barreto, editora do blog Aqui Acolá, e o jornalista/colaborador Nicollas Serafim.

Durante a apresentação, as pessoas conseguiram tirar as suas dúvidas e falar sobre seus pontos de vista a respeito dos temas discutidos, dando exemplos e comentando suas experiências no universo fotográfico.

Para a fotógrafa Maria Eliane Melo, que faz parte do grupo fotográfico Perambular, o objetivo do seminário é se obter uma identidade fora do comum comparada aos atuais temas relacionados a Maceió, saindo um pouco dos cartões postais. “Não é só fotografar o farol da Ponta Verde ou as praias. A fotografia nos dá um leque de opções e são justamente elas que nos ajudam a elaborar projetos. E para desenvolver os projetos precisamos estudar muito a fotografia”, enfatizou.

O mercado fotográfico em nosso estado ainda é muito tímido e poucas ações são desenvolvidas nesse universo. Cada foto tirada é uma história que está sendo transmitida, o olhar de cada fotografo é diferente. Deste modo, podemos observar  na obra “Fragmentos”, de Jorge Vieira, por exemplo, diversas interpretações. Uma estrutura de taipa, ainda sem a terra batida aplicada, o olhar da mulher que reflete sutilmente todos os desafios que a vida lhe fez passar, o pesco um símbolo religioso que mostra que a sua fé foi um combustível usado para suportar o dia a dia.

No decorrer do evento, os fotógrafos e coordenadores do seminário, Arthur Celso e Tayná Almeida, comandaram a “Projeções da Fotografia em Alagoas e de Alagoas”, que foi dividida em grupos de trabalhos discutindo temas como: A Fotogenia na fotografia, O mercado da fotografia e a Criatividade na Fotografia. Todos com especialista da área trocando experiências e ideias. Também houve sorteio de brindes.


 Palestra de Iranei Barreto e Nicollas Serafim (Foto: Itawi Albuquerque)

Iranei Barreto, jornalista que estava presente, conta que “o seminário é muito benéfico porque é uma forma de avançar também a fotografia alagoana e as pessoas que estão participando hoje elas vão sair muito mais enriquecidas pela troca de experiências. Além disso, o evento vem contribuir com o que já vem acontecendo no cenário fotográfico em alagoas”, conclui.

O evento anteceudeu o FOTOSURURU20 que acontecerá em abril e vai trazer palestras, como: autorretrato e potências poéticas aspectos e processo, nossos corações há. Sertão se há. Mares há. lagoas, processos experimentais em fotografia, desvios da memória transe criativo, além de exposições fotográficas, oficinas, projeções comentadas e leituras de portfólios para o Estado.

Para a estudante Isabel Lima, o evento contribui para o conhecimento sobre o que está acontecendo com a fotografia em nosso estado. “Desde as palestras pela manhã e as apresentações dos grupos a tarde foram importante para a troca de experiências, enfatizou, Isabel.

O objetivo do seminário foi discutir e avaliar o atual momento da fotografia alagoana. E para quem se interessou o FOTOSURURU é um encontro de fotografia criativa em Maceió que teve sua primeira edição no ano passado, com uma programação extensa envolvendo palestras, mesas redondas e oficinas, além de mostras competitivas. A segunda edição do evento acontecerá em abril, entre os dias 3 e 4, e já tem as presenças confirmadas de nomes como Eduardo Queiroga, Evandro Teixeira e Fernanda Rechenberg.
 
 
Apresentação do grupo e discussão (Foto: Itawi Albuquerque)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »