Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/03/2020 às 08h50min - Atualizada em 05/03/2020 às 08h50min

5 séries de distopia que nos levam a uma nova realidade

Maria Cecília - Editado por Bárbara Miranda

1- The Handmaid’s Tale (O conto da Aia)

É uma série de televisão estadunidense criada por Bruce Miller, baseado no romance da escritora canadense Margaret Atwood, de 1985, sobre a distopia de Gileade, encomendada pelo serviço de streaming Hulu, para produção de 10 episódios, com produção no final de 2016, hoje conta com 4 temporadas e 24 episódios.

Em um futuro próximo, as taxas de fertilidade caem em todo o mundo por conta da poluição e de doenças sexualmente transmissíveis. Em meio ao caos, um atentado terrorista ceifa a vida do Presidente dos Estados Unidos e de grande parte dos outros políticos eleitos, uma facção católica toma o poder com o intuito declarado de restaurar a paz. O grupo transforma o país na República de Gilead, instaurando um regime totalitário baseado nas leis do antigo testamento, retirando os direitos das minorias e das mulheres em especial. A infertilidade mundial resultou no recrutamento das poucas mulheres fecundas remanescentes em Gileade, chamadas de "aias" (Handmaid), de acordo com uma interpretação extremista dos contos bíblicos. Elas são designadas para as casas da elite governante, onde devem se submeter a estupros ritualizados com seus mestres masculinos para engravidar e ter filhos para aqueles homens e suas respectivas esposas.

2- The 100

É uma série de televisão americana desenvolvida por Jason Rothenberg, transmitida pela emissora The CW desde 19 de março de 2014, e estrelada por Eliza Taylor. É baseada no livro homônimo "The 100" (2013), o primeiro de uma série de Kass Morgan. Hoje a produção contém 7 temporadas, com 71 episódios ao todo e é exibida por a Warner Channel e Netflix.

Em The 100, quando uma guerra nuclear destruiu a civilização e o planeta Terra, os únicos sobreviventes foram 400 pessoas que estavam em 12 estações espaciais em órbita. 97 anos e três gerações depois, a população já contava com 4 mil pessoas, mas os recursos já vão escassos. Para garantir o futuro, um grupo de cem jovens é enviado à superfície da Terra para descobrir se ela está habitável. Com a sobrevivência da raça humana em suas mãos, estes jovens precisam superar suas diferenças e unir forças para cruzar juntos o seu caminho. Confrontando os perigos deste mundo novo acidentado, eles lutam para formar uma comunidade experimental. No entanto, eles descobrem que nem toda a humanidade foi exterminada; algumas pessoas na Terra, chamados de "Terráqueos", sobreviveram à guerra. A descoberta se a Terra é habitável e uma possível evacuação torna-se uma corrida contra o tempo, assim como a luta por sobrevivência dos 100, que estão em guerra com os "Terra-Firmes".

3- Black Mirror

É uma série de televisão britânica antológica de ficção científica criada por Charlie Brooker e centrada em temas obscuros e satíricos que examinam a sociedade moderna, particularmente a respeito das consequências imprevistas das novas tecnologias. Os episódios são trabalhos autônomos, que geralmente se passam em um presente alternativo ou em um futuro próximo. 

Sobre o conteúdo e a estrutura da série, Charlie Brooker disse que "cada episódio tem um elenco diferente, um cenário diferente, até mesmo uma realidade diferente, mas todos se tratam da forma que vivemos agora — e da forma que podemos estar vivendo daqui a 10 minutos se formos desastrados". A série recebeu aclamação da crítica e aumento de interesse internacionalmente (principalmente nos Estados Unidos), depois de ter sido adicionada à Netflix.

4- Westworld

É uma série de televisão americana desenvolvida por Jonathan Nolan e Lisa Joy, e transmitida pela emissora HBO desde 2 de outubro de 2016. A série é baseada no filme de mesmo nome de 1973, que foi escrito e dirigido pelo escritor norte-americano Michael Crichton, e também em sua continuação, Futureworld, de 1976. 

Westworld é um parque temático futurístico para adultos, dedicado à diversão dos ricos. Um espaço que reproduz o Velho Oeste, povoado por androides – os anfitriões –, programados pelo diretor executivo do parque, o Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins), para acreditarem que são humanos e vivem no mundo real. Lá, os clientes – ou novatos – podem fazer o que quiserem, sem obedecer a regras ou leis. No entanto, quando uma atualização no sistema das máquinas dá errado, os seus comportamentos começam a sugerir uma nova ameaça, à medida que a consciência artificial dá origem à "evolução do pecado". Entre os residentes do parque, está Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood), programada para ser a típica garota da fazenda, que está prestes a descobrir que toda a sua existência não passa de bem arquitetada mentira.

5- 3% 

É uma série de televisão brasileira de drama e ficção científica desenvolvida por Pedro Aguilera para a Netflix, estrelada por João Miguel e Bianca Comparato.Desenvolvida a partir de um episódio piloto independente lançado no YouTube em 2009, 3% é a primeira produção brasileira original da Netflix e a segunda produzida na América Latina, depois de Club de Cuervos.

A série apresenta um mundo pós-apocalíptico, depois de diversas crises que deixaram o planeta devastado. Num lugar do Brasil, a maior parte da população sobrevivente mora no Continente, um lugar miserável, decadente, onde falta tudo: água, comida, energia e outros recursos. Aos 20 anos de idade, todo cidadão tem direito de participar do Processo, uma seleção que oferece a única chance de passar para o Maralto, onde tudo é abundante e há oportunidades de uma vida digna. Mas somente 3% dos candidatos são aprovados no Processo, que testa os limites dos participantes em provas físicas e psicológicas, e os coloca diante de dilemas morais.
 

REFERÊNCIAS 

HARUMI, Priscila. Louca Por Séries:: 9 séries que falam de um futuro assustador. In: HARUMI, Priscila. Louca Por Séries: 9 séries que falam de um futuro assustador. [S. l.], 19 nov. 2017. Disponível em:  <https://capricho.abril.com.br/famosos/louca-por-series-9-series-que-falam-de-um-futuro-assustador/>.Acesso em: 5 mar. 2020.


PÓSS, Karoline. 20 filmes e séries de distopia: para pensar sobre o futuro. In: PÓSS, Karoline. 20 filmes e séries de distopia: para pensar sobre o futuro. [S. l.], 31 maio 2018. Disponível em:  <https://cinema10.com.br/materias/20-filmes-e-series-de-distopia-para-pensar-sobre-o->.Acesso em: 5 mar. 2020.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »