Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/03/2020 às 14h22min - Atualizada em 06/03/2020 às 14h22min

O mundo da curiosidade - por que o Canal Você Sabia faz tanto sucesso?

Fernanda Simplicio - Editado por Bárbara Miranda
Fonte : Logo do canal Você Sabia ?

Não é de hoje que sabemos do sucesso dos influenciadores digitais Daniel Mologni e Lukas Marques, mas é que de uns tempos pra cá esse sucesso está chamando bastante a atenção.

Recentemente, o Canal Você Sabia alcançou a marca de 30 milhões de 

inscritos. A nível de Youtube, esse marco é grandioso. Ainda mais quando pensamos nos conteúdos que o canal traz. 

Desde 2013, os influenciadores que já atuavam em um blog começaram a navegar pelas veredas do Youtube e trouxeram um vasto campo de exploração para os criadores de conteúdo. O negócio deles é: trazer curiosidade, bizarrices, coisas jamais vistas ou aquela perguntinha atrás da orelha que todo mundo tem!

O sucesso do canal ao longo do tempo fez com que os meninos fossem morar juntos e propagassem ainda mais o que estava no processo de criação do conteúdo. 

Os vídeos no Youtube ganham espaço na rotina dos fãs do canal, que normalmente são adolescentes/jovens de até 25 anos de idade, que buscam semanalmente alimentar um pouco mais da sua rotina com o conteúdo dito extraordinário e fora do normal. 

Mas o que acaba chamando a atenção além do conteúdo e da qualidade das imagens, direção, roteiro e investigação dos influenciadores, são as polêmicas que eles se envolvem para estar cada vez mais próximo do seu público alvo. 

Em 2017, por exemplo, o influenciador Lukas Marques foi contratado para ser um dos garotos propagandas do governo do presidente Michel Temer (MDB) para promover as reformas do novo ensino médio. O Youtuber fez vários posts falando como seria benéfico o novo sistema em nome do Ministério da Educação (MEC). Entretanto, o site de humor SENSACIONALISTA acabou encontrando ao longo da trajetória do influencer nas redes sociais  postagens nas quais ele ofende negros, gays e nordestinos. As ofensas em relações aos nordestinos se davam, principalmente, pela eleição de 2014, que elegeu a ex-presidenta Dilma Rousseff. Além disso, o canal traz muitos projetos investigativos, lendas urbanas e curiosidades até de empresas privadas… E bom… já sabemos como isso é visto mundo à fora. O canal responde há alguns processos por difamação, direitos autorais e afins. 

Entretanto, é importante ressaltar que o canal traz sim um conteúdo digno de ser exibido no domingo à tarde no lugar de qualquer programa dominical da tv aberta brasileira. Como esse vídeo abaixo, que eles falam sobre os sobreviventes do naufrágio do Titanic. 


 

Para finalizar, é primordial ressaltar que o Canal Você Sabia? não faz sucesso à toa. Existe um bom storytelling, uma boa construção de conteúdo e atende a faixa etária que se propõe com o direcionamento do público alvo. Claro que as polêmicas vão abranger outros aspectos que não cabe o julgamento em uma pequena opinião sobre um trabalho tão grande, que perdura há anos.

Mas deixo aqui a reflexão que mesmo com essa fórmula de sucesso, é preciso entender que imagem pessoal e imagem artística se confundem quando a gente atua na internet. É preciso cautela e coragem para colocar a cara a tapa. E o canal, apesar de experiente, ainda está engatinhando com esse chicote do público, entendendo aos poucos, que tudo que vai, volta. 

O mundo da curiosidade na internet brasileira é bem vasto e confesso, fica um pouco mais informativo com o serviço que o canal oferece, mas volto a bater na tecla, é preciso cautela para entender a opinião do público. 

REFERÊNCIAS 

Criadores ID. Você Sabia?. Disponível em: <https://criadoresid.com/canal/voce-sabia/>. Acesso em: 02 de mar. 2020. 
 
Veja. Youtuber patrocinado pelo MEC ofendeu negros, gays e nordestinos. Revista Veja, São Paulo, 17 de fev. 2017. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/youtuber-patrocinado-pelo-mec-criticou-negros-gays-e-nordestinos/>. Acesso em: 02 de mar. 2020. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »