Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/03/2020 às 16h32min - Atualizada em 21/03/2020 às 16h32min

A pandemia que infectou a cultura pop

O COVID-19 está afetando o mundo todo, e é claro que isso chegou com força, também, no audiovisual.

Jonathan Rosa - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte das Imagens WDBJ; O GLOBO. Montagem: Jonathan Rosa
O novo COVID-19 tem afetado o andamento de eventos de marcas e desenvolvedores, esportivos, festivais de música, aulas em escolas e universidades e todos os locais de aglomeração. E a cada dia o coronavíros afeta mais e mais a vida de toda população mundial, com isso não demorou muito para que o efeito chegasse na indústria cinematográfica.

O Reflexos da pandemia no mercado de cinema global são grandes e poderão causar muitos prejuízos. A situação atípica apresenta um momento singular para público e exibidores. Pela primeira vez no país, não houve nenhuma estreia semanal no circuito de cinema.

A indústria cinematográfica foi fortemente impactada pela pandemia. Na Ásia, primeira região do mundo a ser atingida e um dos maiores mercados para o setor audiovisual, foram fechados 70 mil cinemas. Na esteira do avanço da doença pela Europa e pelos EUA, lançamentos e filmagens estão sendo cancelados ou adiados sucessivamente, os principais estúdios já paralisaram suas atividades.

Imagem: Folha - Uol

Imagem: Folha - Uol

A combinação de público assustado e falta de um blockbuster salvador foram fatais para as bilheterias norte-americanas, que exibiram números historicamente catastróficos no último final de semana em que os cinemas estiveram abertos.

TEMPOS SOMBRIOS NAS TELAS
Até o momento, mais de 50 longas-metragens tiveram lançamentos reprogramados no Brasil e no mundo, entre eles estão a versão em live-action da animação "Mulan", que estava programada para estrear no próximo dia 27 de março, o filme dos "Novos Mutantes" estrearia dia 3 de abril, após ser adiado várias vezes nos últimos anos.

Além destes títulos, foram adiados ainda os longas Um Lugar Silencioso — Parte II007: Sem tempo Para MorrerVelozes e Furiosos 9, que foi adiado em um ano, Pedro o Coelho 2, e até mesmo o aguardado Viúva negra, que abriria a fase quatro do UCM. Além dos brasileiros “A Menina que matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais, que contam a história do caso Richthofen.

E infelizmente isso é só alguns dos filmes adiados, a lista total é imensa. Já nas series The Walking Dead: World Beyond, um spin-off de TWD, também teve seu lançamento adiado sem nova data, além disso a serie principal também anunciou que o 16 episódio da 10ª temporada não será exibido na data prevista em função da pandemia.

Foto: Hamad I Mohmmed/ Reuters (Saguão de cinema vazio em Toronto)

Foto: Hamad I Mohmmed/ Reuters (Saguão de cinema vazio em Toronto)


 
Entre as produções que estavam em andamento, foram paralisadas centenas de projetos, e entre elas: Missão Impossível 7,Shang-Chi, a Cinebiografia do Elvis Presley (que teve o ator Tom Hanks e a esposa Rita Wilson infectados pelo coronavírus), Falcão e o Soldado Invernal, que seria a primeira serie do UCM na nova plataforma de streaming da Disney, The “Mornig Show – 2ª Temporada”, Carnival Row – 2ª Temporada”,Riverdale – 4ª Temporada”, Grey´s Anatomy – 16ª Temporada”, a “15 ª Temporada de Supernatural, que encerraria a franquia da série, o longa Red Notice, que traria os atores Dwayne Johnson, Gal Gadot e Ryan Reynolds juntos em tela pela Netflix, no que é até o momento a produção mais cara da plataforma, além da continuação deBoneca Russa, também da Netflix, entre muitos outras.

Seguindo esta mesma linha de preservação de seus colaboradores, a Globo cancelou as gravações das suas novelas. Esta será a primeira vez em mais de 50 anos que o público ficou sem o principal produto televisivo brasileiro. As novela "Amor de Mãe", foi a primeira a parar, todo o elenco e direção não vão gravar novas cenas, por conta da pandemia do Covid-19. 

A novela "Salve-se Quem Puder" também será retirada do ar. Já a estreia da próxima trama das 6, "Nos Tempos do Imperador", será adiada.

E como as aglomerações são totalmente desaconselháveis neste momento crítico, muitos eventos de cultura nerd e pop também foram cancelas abruptamente entre eles o conhecido E3, maior feira de games do mundo, a SXSW, que é um grande evento de tecnologia e cultura mundialmente famoso, além dos tradicionais Festival de Cannes, Miami Film Festival, CinemaCon, WonderCon 2020 (adiado) e o Emerald City Comic Com (adiado), isso só para citar alguns.

A framboesa de ouro conhecido como a maior sátira as premiações do cinema, foi apresentado via YouTube, e não contou com seu evento de premiação.

Falando em premiações, talvez o Emmy Awards e o Oscar sejam cancelados por conta de coronavírus, já que praticamente não haverá produções para concorrer aos grandes prêmios.



PESANDO NO BOLSO
“A avalanche de cancelamentos de última hora e atrasos das estreias que movem os motores comerciais da indústria significam que o impacto da catástrofe da Covid-19 (em Hollywood) irá muito além de 2020”, afirmou o site Variety, um dos principais veículos que cobre a indústria cinematográfica americana.

Mundialmente, estima-se que o cinema deverá perder cerca de US$ 5 bilhões, segundo a revista Hollywood Reporter. Boa parte das perdas são consequência da queda do mercado chinês, o segundo do mundo. Entre janeiro e o início de março, o país asiático fechou cerca de 70 mil salas.

Imagem: The Guardian

Imagem: The Guardian

Já no Brasil, o setor audiovisual já se encontrava em crise diante de ataques por parte do governo Bolsonaro. Em uma dessas investidas, o presidente apresentou um projeto que previa um corte de quase 43% no FSA (Fundo Setorial do Audiovisual), a maior fonte de fomento do cinema nacional.
Além disso, a Ancine (Agência Nacional de Cinema) vem dificultando a realização de projetos e a Secretaria do Audiovisual segue com a chefia vaga desde dezembro de 2019.

No fim de semana, pela primeira vez na história, o Brasil não teve nenhuma estreia de cinema. Em 17 de março, quase 600 salas de cinema em todo o país (cerca de 16% do total) se encontravam fechadas por motivos sanitários. “O prejuízo é enorme e todas as salas do Brasil vão fechar, é só uma questão de tempo”, afirma Paulo Sérgio, diretor do site Filme B, especializado no mercado cinematográfico, à Folha de S. Paulo.
 
ATITUDES PARA AMENIZAR A PERDA
Mas nem tudo são más notícias, com o auto de casos exponencias de coronavírus iniciativas em caráter de utilidade pública, surgem a todo momento também na área do entretenimento. Diante das recomendações de distanciamento social, para tentar frear a disseminação do no novo coronavírus no território brasileiro. As operadoras de TV fechada como Claro/NET, SKY, Vivo e Oi TV liberaram canais gratuitamente mesmo para quem não é assinante dos maiores pacotes.

Imagem: IPTV Brasil

Imagem: IPTV Brasil


 
Algumas redes de canais também se movimentaram na mesma direção. O Telecine liberou suas seis faixas de canais em todos os serviços de TV por assinatura, além do serviço de streaming Telecine Play. A The Walt Disney Company também liberou todos os seus 15 canais gratuitamente. O serviço por assinatura da Globo o Globoplay, liberou alguns de seus conteúdos da plataforma para o público não assinante por 30 dias.

Além disso algumas atitudes da indústria também vêm se adaptando a nova fase do mundo, tomando algumas atitudes que tanto ajudam as produções a não perder tanto dinheiro, quanto levam o entretenimento a população neste momento de incertezas. Por exemplo, o longa Aves de Rapina, já vai ficar disponível nos EUA no dia 24 de março. À medida que envolve os fechamentos dos cinemas também provocou uma mudança na estratégia de outros lançamentos. A Universal Pictures, por exemplo, vai estrar os longas Emma, A caçada e “Trolls 2 direto no formato on demand, para locação nas plataformas digitais, além disso, a empresa vai adiantar "O Homem invisívelnos streamings.



REFERÊNCIAS:  

Além de Mulan, Novos Mutantes e Antlers são adiados por causa do coronavírus. CANALTECH. Disponível em: <https://canaltech.com.br/cinema/mulan-novos-mutantes-e-antlers-serao-adiados-como-prevencao-ao-novo-coronavirus-161782/>Acesso em: 20 de março de 2020

Caos na Cultura Pop! OMELETE. – YOU TUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2ulOdvD-wXc&feature=youtu.be>Acesso em: 20 de março de 2020

China deixam de faturar US$ 214 milhões com coronavírus, estima empresa. TERRA. Disponível em: <https://www.istoedinheiro.com.br/cinemas-na-china-deixam-de-faturar-us-214-milhoes-com-coronavirus-estima-empresa/>Acesso em: 20 de março de 2020

Cinemas Fechados e Viúva Negra Prorrogado! TRIPLO F - YOU TUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OIM4WLfcvlE&feature=youtu.be>Acesso em: 20 de março de 2020

Como o coronavírus tem afetado a indústria do entretenimento? SUPER INTERESSANTE. Disponível em: <https://super.abril.com.br/cultura/como-o-coronavirus-tem-afetado-a-industria-do-entretenimento/> Acesso em: 20 de março de 2020

Coronavírus interrompe rodagem de novo filme com Penélope Cruz e Antonio Banderas. SAPO. Disponível em: <https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-cinema/artigos/coronavirus-interrompe-rodagem-de-novo-filme-com-penelope-cruz-e-antonio-banderas>Acesso em: 20 de março de 2020

Marvel paralisa produção de 'Shang-Chi'; diretor é testado para coronavírus. UOL. Disponível em: <https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/13/marvel-interrompe-shang-chi-diretor-tem-suspeita-de-coronarivus.htm>Acesso em: 20 de março de 2020

O Coronavírus Está Cancelando Tudo, e agora? EI NERD – YOU TUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6f5N9pdA1H0&feature=youtu.be>Acesso em: 20 de março de 2020

Os filmes, séries e shows afetados pelo coronavírus. O GLOBO. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/cultura/os-filmes-series-shows-afetados-pelo-coronavirus-em-atualizacao-24289844>Acesso em: 20 de março de 2020

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »