Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/03/2020 às 18h20min - Atualizada em 25/03/2020 às 18h20min

Em meio à pandemia do coronavírus, museus disponibilizam exposições virtuais

A nova alternativa permitirá conhecer exibições do mundo todo

Cinthia Resende
Peças foram adiadas, shows foram cancelados. Pela primeira vez no Brasil, cinemas não terão estreias pelas próximas semanas. Sem precedentes na era da globalização, a expansão do Covid-19 tem causado grande impacto na indústria cultural.  

As recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) são de que todos fiquem em suas casas. Assim, a fim de cumprir tais solicitações e proporcionar momentos de descontração aos que ficarão isolados, museus de vários lugares do mundo possibilitam a opção de acompanhar exposições em plataformas online.  

A visita virtual, que já era oferecida por algumas instituições, agora se mostra a melhor opção para quem gostaria de ir a esses lugares. Por isso, alguns museus e galerias de arte optaram por fecharem seus espaços físicos, mas permitiram que conheçamos seus acervos sem sair de casa.

Veja abaixo a lista de 8 museus com disponibilidade de visitas online durante a quarentena:

LOUVRE, França
(Museu do Louvre/ Reprodução Internet)

(Museu do Louvre/ Reprodução Internet)



Um dos mais importantes museus da história disponibiliza tour online com capitação de imagens em altíssima qualidade. Você vai se sentir dentro do Louvre. O acervo artístico conta com antiguidades egípcias, romanas, pinturas e a tão famosa Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci.

NATIONAL MUSEUM OF MODERN AND CONTEMPORARY ART, Coreia do Sul
(National Museum of Modern and Contemporary Art/ Reprodução Internet)

(National Museum of Modern and Contemporary Art/ Reprodução Internet)



O museu nacional de arte contemporânea da Coreia do Sul, localizado em Seoul, é um dos mais modernos do mundo. Na tour virtual você encontrará esculturas, pinturas, fotografias e obras de artista como Andy Warhol, importante figura do movimento Pop Art.

NATURAL HISTORY MUSEUM, Inglaterra
(Natural History Museum/ Reprodução Internet)

(Natural History Museum/ Reprodução Internet)



São cerca de 80 milhões de espécies naturais. Estudos e pesquisas são realizados nesta mistura de museu, galeria de arte, biblioteca, estabelecimento acadêmico e acervo histórico e cientifico. Pare quem ama arte, é um prato cheio.

MASP, Brasil


Importante instituição cultura do Brasil, o Museu de Arte de São Paulo disponibiliza algumas de suas exposições para acompanhar pela internet. Aqui você encontrara exposições de quadros, galerias de arte e a mais completa coleção de arte ocidental da América Latina.

MAM, Brasil
(MAM/ Reprodução Internet)

(MAM/ Reprodução Internet)



O Museu de Arte Moderna da Bahia, por meio do Bahia View 360, oferece visitas online a quase 80 obras, de autoria de 28 fotógrafos e dois artistas plásticos.

MUSEU GUGGENHEIM BILBAO, Espanha
(Museu Guggenheim Bilbao/ Reprodução Internet)

(Museu Guggenheim Bilbao/ Reprodução Internet)



Projetado pelo arquiteto americano Frank Gehry, o museu é coberto por titânio e tem forma única. A construção é uma obra de arte a parte. O acervo é cheio de esculturas, inclusive de aço, e obras pictóricas tradicionais.

PINACOTECA DI BRERA, Itália
(Pinacoteca Di Brera/ Reprodução Internet)

(Pinacoteca Di Brera/ Reprodução Internet)



O museu mais importante de Milão – e talvez da Itália – tem na entrada a escultura de Napoleão Bonaparte, dentre outras. Além disso, contém uma extensa coleção de pinturas italianas.  

VATICAN MUSEUM, Roma
(Museu do Vaticano/ Reprodução Internet)

(Museu do Vaticano/ Reprodução Internet)



Dentre os museus citados, o do Vaticano é o que possui maior facilidade para acesso ao acervo virtual. Durante a visitação você descobrirá esculturas históricas, coleções acumulada ao logo do tempo pelos Papas e outras obras de arte.

Quase toda seleção é possível encontrar pelo aplicativo Google Arts & Culture.





 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »