Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/05/2020 às 21h48min - Atualizada em 04/05/2020 às 21h48min

Trolls 2 é lançado em plataformas de streaming

Cinemas boicotam estúdio após o lançamento do filme

Pedro Brasileiro - Editado por Bárbara Miranda


A Universal Pictures lançou o filme animado Trolls 2 – World Tour em serviços de streaming por sistemas de aluguel.  A animação infantil não foi exibida nas salas de cinema devido a pandemia do novo coronavírus. Após seu lançamento o estúdio afirmou que o longa registrou um recorde impressionante, mas não apresentou números.
 
O Wall Street Journal informou em relatório que o filme havia arrecadado 95 milhões de dólares com quase 5 milhões de clientes assistindo de casa em apenas três semanas. De acordo com o relatório "seu desempenho convenceu os executivos da Universal de que as estreias digitais podem ser uma estratégia vencedora e podem diminuir o papel dos cinemas, mesmo após a pandemia".
 
"Ao invés de atrasar esses filmes ou liberá-los em um cenário de distribuição desafiador, queríamos oferecer uma opção para as pessoas verem esses títulos em casa, que é acessível tanto física quanto financeiramente. Esperamos e acreditamos que as pessoas ainda irão aos cinemas quando disponíveis, mas entendemos que, para pessoas em diferentes áreas do mundo, isso está se tornando cada vez menos possível". Disse Jeff Shell, CEO da Universal, em declaração oficial.
 
Diante disso, a rede de cinemas dos Estados Unidos AMC Theatres declarou que não irá exibir mais nenhum filme da Universal. Em carta aberta para a presidente do estúdio, Donna Langley, o CEO da AMCAdam Aron, declarou: "É desapontador para nós, mas o comentário de Jeff e as ações e intenções unilaterais da Universal nos deixaram sem escolha. De hoje em diante, imediatamente, a AMC não vai exibir filmes da Universal em nenhum dos seus cinemas nos Estados Unidos, Europa ou Oriente Médio. Essa política afeta todo e qualquer filme da Universal, passa a valer hoje e quando nossos cinemas reabrirem, e não é uma ameaça vazia ou imprudente".
 
Entre os próximos lançamentos do estúdio estão as sequências milionárias Velozes e Furiosos 9 e Jurassic World: Dominion. Em resposta ao boicote, a Universal disse “Nosso objetivo em lançar Trolls: World Tour para venda digital era entregar entretenimento para as pessoas que estão se protegendo em casa, enquanto outras formas de entretenimento não estão disponíveis. Baseado na grande expectativa para o filme, acreditamos que tomamos a decisão certa. Em vias de fato, não liberar o filme [nos cinemas], que não apenas fariam os consumidores não aproveitarem o filme, mas também teria impactos negativos para nossos patrocinadores e empregados, parece ser realmente uma escolha óbvia.”
 
O grupo Cineworld, proprietário do segundo maior circuito de salas de cinema do mundo, a Regal Entertainment, também não se agradou da decisão. Um porta-voz da companhia disse em declaração que existe um acordo comercial entre as salas de cinema e os estúdios, "que vamos deixar claro novamente, não exibindo filmes que falham em respeitar as janelas de lançamento". A Cineworld chamou a decisão da Universal de "completamente inapropriada" e "desprovida de boas práticas de negócios, como parceria e transparência".
 
O Filme Trolls 2 – World Tour está disponível para aluguel nas plataformas da Apple TV, Amazon TV, Xfinity, Vudu, Google Play, Fandango Now e Youtube.

REFERÊNCIAS

PRESSE, F. 'Trolls 2' fatura cerca de US$ 100 milhões com lançamento em streaming. G1, Disponível em < https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2020/04/29/trolls-2-fatura-cerca-de-us-100-milhoes-com-lancamento-em-streaming.ghtml >. Acesso em 04/05/2020.

RAPHAEL, P. Cinemas nos EUA boicotam Universal por sucesso digital de Trolls 2. Omelete. Disponível em < https://www.omelete.com.br/filmes/amc-nao-exibira-filmes-universal >. Acesso em 04/05/2020.

TAKAHASHI, M. Universal Studios responde rede sobre boicote de seus filmes. Legião dos Heróis. Disponível em < https://www.legiaodosherois.com.br/2020/universal-studios-responde-boicoteamc.html >. Acesso em 04/05/2020.

TROJAIKE, L. Universal lançará seus filmes simultaneamente no cinema e no streaming. Disponível em < https://canaltech.com.br/cinema/universal-lancara-seus-filmes-simultaneamente-no-cinema-e-no-streaming-161936/ >. Acesso em 04/05/2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »