Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/09/2020 às 18h41min - Atualizada em 03/09/2020 às 18h42min

O poder dos fãs: programas salvos pela força do público

Jonathan Rosa - Editado por Fernanda Simplicio
Cena de 'SENSE8'. (Foto/ Reprodução: Netflix)

Os fãs mais dedicados de uma produção conseguem exercer um poder muito grande sobre suas séries e filmes favoritas. E podem mover mundos e fundos para mudar algo que julgam errado em suas obras prediletas, ou até mesmo salvá-la do adeus definitivo se isso for necessário. Esse verdadeiro superpoder dos fãs vem ganhando cada vez mais notoriedade com o advento da internet e das redes sociais, porém já existe a muito muito tempo.

Ultimamente tem se ouvido falar muito na confirmação do Snyder Cut que os fãs ajudaram a tornar uma realidade graças a fortes campanhas na rede, com a #ReleseTheSnyderCut. Outro grande exemplo recente do esforço do público aconteceu com o filme do ouriço azul da
 SEGA. O longa do Sonic chegaria nas telonas no dia 15 de novembro de 2019, entretanto, foi adiado para 14 de fevereiro de 2020.
 
Isso aconteceu porque os fãs da franquia original não gostaram nem um pouco do que viram na prévia do longa, que trouxe o personagem completamente descaracterizado e pouco fiel ao visual clássico. A pressão, que também foi feita pela internet contra a versão divulgada, fez com que o diretor
 Jeff Fowler, voltasse atrás e mudasse a aparência totalmente a aparência do Sonic. O que por sinal deu muito certo, já que os fãs agradeceram fazendo do filme um campeão de audiência.

Mas não é de hoje que os fãs usam de todas as artimanhas possíveis para dar uma “mãozinha” aos seus queridinhos do audiovisual. Já faz muito tempo que os viciados no entretenimento do mundo todo sabem muito bem de como o poder da audiência reflete diretamente nas decisões dos canais de TV. Pensando nisso, trouxemos algumas outras vezes em que obras foram salvas, ou quase, pela força de seus fãs.

 

STAR TREK


Após somente duas temporadas, a NBC resolveu cancelar a série de Star Trek em 1966. Mas os fãs organizaram um mutirão de cartas pedindo que a série fosse renovada. O movimento foi organizado pelo casal nerd John e Bjo Trimble, conhecidos até hoje entre os fãs da “Jornada nas Estrelas”.

Eles pediam que cada pessoa que escrevesse uma carta, falasse sobre a campanha para ao menos dez colegas. Como resultado, foram enviadas milhares de cartas, o que garantiu que a terceira temporada chegasse ao público. E apesar de só ter durado mais um ano, o “protesto” acabou chamando a atenção da
 Paramount Pictures, sendo decisivo para a produção do primeiro filme, em 1979. Essa é o primeiro caso do gênero que se tem notícias.


 

E.R. (PLANTÃO MÉDICO)



Já em 1997, a Globo decidiu cancelar a exibição da série médica de sucesso, que era exibida todas às quintas, para dar lugar a atração interativa “Você Decide. Isso deixou muitos fãs da trama insatisfeitos. E apesar de ainda primitiva e bem diferente do que o que é hoje, a internet foi fundamental para essa campanha. Já que o site Alô Rede Globo: queremos Plantão Médico de novo!, foi criado para que os fãs brasileiros da série se unissem numa manifestação contra a decisão. Depois de vários pedidos feitos pelo site, a série acabou voltando a ser exibida em horários e dias diferentes durante alguns meses. No entanto, acabou sendo cancelada novamente.
 

CHUCK



Quando Chuck esteve correndo um perigo iminente de cancelamento após duas temporadas, os fãs do show de Zachary Levi fizeram uma imensa campanha de apoio pela obra. Tão forte que conseguiram o apoio financeiro do Subway. A rede de restaurantes acabou se tornando patrocinadora oficial da série. E graças a isso conseguiu se mantar firme, forte e saudável até a quinta temporada.


FRIDAY NIGHT LIGHTS


Essa série dramática não teve um grande sucesso de audiência. No entanto, a história do treinador Eric e seu time de futebol, conquistou a crítica e fãs o suficiente para lutarem por ela. Quando seu cancelamento foi anunciado após duas temporadas, não faltaram grupos no Facebook com mutirões e petições online pedindo o retorno da série.

Os fãs mandaram potes de lágrimas para a emissora, em referência ao grito de guerra do Time Panthers. “Olhos limpos, corações cheios, não podemos perder”. Depois desse barulho todo a série mudou-se para o The 101 Network, da DirecTV, onde durou mais 3 temporadas.


SENSE 8


Os fãs de Sense8 não podiam acreditar quando a série foi cancelada pela Netflix após duas temporadas. O fim da trama foi anunciado em junho de 2017, pouco após a chegada de novos episódios na plataforma.

Alguns dias após o anúncio, além de muita revolta no Twitter, um evento organizado por brasileiros no Facebook propunha uma “pegação coletiva” em forma de protesto. Em referência às cenas deste tipo mostradas com frequência na série. Foram mais de 17 mil pessoas interessadas para o ato no evento oficial, que realmente aconteceu, e o vídeo dos fãs de Sense8 em um beijaço coletiva viralizou nas redes sociais.

Mas apesar dos esforços, acabaram não sendo suficientes para que a série fosse salva pela plataforma, os fãs foram presenteados com um mega especial de duas horas de duração que serviu para finalizar a obra. O filme foi lançado em 8 de junho de 2018.


LUCIFER


Após uma terceira temporada com um final em aberto, a Fox achou por bem cancelar a série baseada nas HQs da DC, em maio de 2018. Os fãs de Lucifer logo começaram uma intensa campanha nas redes sociais com a #SaveLucifer. O próprio elenco se envolveu com a campanha, na torcida que a série encontrasse outro canal para sua quarta temporada, pelo menos para terminar a trama.

O ator
Tom Ellis, protagonista da série, participava dos mutirões de mensagens no Twitter que deixaram a hashtag entre os destaques mundiais na plataforma. Como resultado os esforços surtiram efeito, e a Netflix, acostumada a cancelar suas séries, agora deu continuidade a obra que hoje se encaminha para sétima temporada.


BROOKLYN NINE-NINE


A comédia extensamente elogiada pela crítica mundial e adorada pelos fãs, não conseguia números suficientes de audiência. Isso fez com que a Fox decidisse terminar o show após cinco temporadas.

Mas diante de muitas reclamações dos fãs pelas redes sociais, os produtores tentaram vender a obra para plataformas de streaming como a Netflix e Hulu, mas a sexta temporada foi encomendada pela
 NBC, que já trabalhou com o criador da série Mike Schur em The OfficeParks and Recreation e The Good Place. Apesar de não conseguir comprar a obra a Netflix transmite os episódios em sua plataforma.

Além destas, existes muitos outros exemplos de programas salvos pelo público e campanhas gigantescas feitas, como o caso de “Veronica Mars” que após ser cancelada pela 
CW, arrecadou mais de cinco milhões de dólares no Kickstarter, para que a história protagonizada por Kristen Bell ganhar um capítulo final em formato de filme. Só que para falar de todas seriam necessárias inúmeras linhas a mais. Então, por enquanto ficamos assim.


Mas nem sempre os esforços são sufucientes, já que algumas vezes por mais que os fãs se mobilizem, e organizem às maiores e mais complexas campanhas, os apelos não são atendidos. Pois no final quem decide mesmo o destino dos seriados são os executivos. Então confira abaixo às melhores campanhas feitas, que não forma atendidas. 
 


VALEU A TENTATIVA 
 

THE AO



A ficção The AO foi cancelada pela Netflix em outubro de 2019 e não demorou para que os fãs da série se organizaram para tentar salvá-la. Centenas de pessoas realizaram um flash mob na Times Square, reproduzindo os mesmos movimentos do ritual feito na série, em forma de protesto. Além disso, também foi colocado um anúncio na avenida nova-iorquina, e uma vaquinha virtual reuniu a quantia de cinco mil dólares para ajudar com os custos da obra.

Protestos também aconteceram na sede da plataforma de streaming que produzia a série. E uma fã, identificada como Emperial Young pelo site
 Business Insider, chegou a fazer uma greve de fome. Mesmo com os protestos e manifestações por parte do público, a possibilidade de a trama ser finalizada com um filme foi descartada. E a série realmente terminou após duas temporadas e um final de explodir a cabeça.

 

SHADOWHUNTERS



Outro exemplo de esforços sem resposta é a luta pelo retorno da série Shadowhunters. O cancelamento foi anunciado pela Freeform em junho de 2018, após três temporadas. No mês seguinte, fãs americanos da produção se reuniram para pagar a divulgação de uma campanha pelo salvamento da obra. Para chamar atenção, um avião foi contratado para exibir um banner apelando pelo retorno.

Além disso, os fãs divulgaram a campanha em outdoors eletrônicos ao redor do mundo. E mais uma vez, pesar de todos os esforços, a série não foi renovada pela emissora, nem salva por outra produtora.

 

DEMOLIDOR



Os fãs de Matthew Murdock, não se conformaram com o cancelamento da série, anunciado em novembro de 2018 pela Netflix. E para tentar impedir que o home sem medo terminasse na terceira temporada, eles decidiram fazer uma petição virtual que reuniu quase 350 mil assinaturas em um ano de campanha.

Além disso, a petição “Save Daredevil” conta com um site que orienta os fãs da trama para outras formas de agir: como entrar em contato com a Marvel para continuarem a série; fazer pressão nas redes sociais e realizar doações para a iniciativa. Até o presente momento, porém, a série não foi salva por nenhuma produtora e terminou após três temporadas excelentes.

 

ANNE WITH AN E


Mas um dos casos mais notáveis de uta por uma série que não surtiu efeito, é com certeza o de Anne With an E. Cancelada no fim de 2019, também pela Netflix, causou tristeza e indignação a milhares de fãs, que logo, fizeram uma campanha virtual para que a série continuasse após sua terceira temporada.
 
Em resposta às mensagens de apoio nas redes sociais, Moira Walley-Beckett, criadora da série, agradeceu ao carinho dos fãs e disse que gostaria de terminar a história com um filme. Ainda não se sabe se o público de Anne With an E conseguirá que uma quarta temporada seja produzida pela Netflix ou até mesmo por alguma emissora de televisão. Mas com muita persistência, os fãs não desistiram ainda. E a petição on-line pela volta da obra já ultrapassa um milhão de assinaturas, sendo a maior deste tipo já feita em todos os tempos.
 

 
REFERÊNCIAS

SnyderCut e mais produções salvas pelos fãs. 28 de mai. de 2020.  OMELETE. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/filmes/snydercut-liga-da-justica-producoes-salvas-fas> Acesso em 02 de set. de 2020

CATHARINE, L. De pegação coletiva a greve de fome: As 6 maiores campanhas de fãs para salvar as séries favoritas do cancelamento. EXITOÍNA. 07 de jan. de 2020. Disponível em: <https://exitoina.uol.com.br/noticias/tv-e-series/campanhas-dos-fas-para-salvar-series-canceladas.phtml> Acesso em 02 de set. de 2020


VIANNA, K. Além de Brooklyn Nine-Nine, veja outras séries canceladas que foram "salvas".19 de mai. de 2018. ADORO CINEMA. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-140208/> Acesso em 02 de set. de 2020

7 séries salvas pelos fãs. 02 de fev. de 2015. BOXPOP. Disponível em: <http://www.boxpop.com.br/7-series-salvas-pelos-fas/> Acesso em 02 de set. de 2020

VIEIRA, P.15 séries que foram canceladas, mas depois salvas pelos fãs. OBSERVATÓRIO DO CINEMA. 22 de nov. de 2017. Disponível em: <https://observatoriodocinema.uol.com.br/listas/2017/10/15-series-que-foram-canceladas-mas-depois-salvas-pelos-fas> Acesso em 02 de set. de 2020

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »