Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/09/2020 às 18h47min - Atualizada em 30/09/2020 às 18h45min

Fall Season: Entenda o termo e porquê várias séries estreiam neste período

Lucas Lima - Editado por Bárbara Miranda


 

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do termo fall season. Vê-se usado com muita frequência quando se fala de séries na TV norte-americana.

 

Esse é o período que começa em setembro e se estende até dezembro. Ele remete a estação do ano - outono, e por isso esse nome. Neste momento, várias séries estreiam ou retornam com novas temporadas.

 

Porém, você já se perguntou porque as emissoras escolheram logo essa época para exibirem seus conteúdos inéditos?

 

A origem 

 

Primeiramente, temos que remeter a um tempo prévio da televisão, isso quando o rádio ainda estava no seu auge. Os programas exibidos por esse meio eram feitos ao vivo. Assim, quando se aproximava do verão se tornava quase impossível ficar dentro dos estúdios de rádios realizando os programas, devido ao calor.

 

Neste sentido, durante o verão, os programas paravam de ser exibidos e só retornavam em meados de setembro, quando as temperaturas apaziguavam.

 

Além disso, na américa do norte, as estações são muito bem definidas, sendo que boa parte do ano as temperaturas são bem baixas e somente poucas vezes tem-se momentos de calor. Então, na sociedade há uma cultura de aproveitamento do verão, período que remete a férias. Assim, de junho a setembro é dado como momento de pausa, para relaxar, e de setembro em diante, retornam às atividades.

 

Com a popularização da televisão, a partir dos anos 50, a programação seguiu o mesmo formato do rádio. Programas ao vivo, que entravam em pausa no mês de junho e só voltava a exibição em setembro. E o formato tem se configurado o mesmo até os tempo atuais. 

 

É uma época benéfica para estreia de programas. As pessoas estão mais tempo em casa, e com isso, a audiência é maior. Em razão disso, é notório um aumento no investimento de publicidade da emissora, tudo de uma vez só.

 

Com os anos, a televisão foi ganhando tanto destaque que outros termos, remetendo a períodos começaram a aparecer, complementando a fall season. Nisso, há o mid-season, que se refere a programação exibida entre a metade de dezembro a fevereiro. Este foi criado por causa que as séries de setembro entravam em pausa, devido as festas de final de ano, e para complementar a grade da emissoras, resolveram exibir programas específicos para essa época.

 

Entretanto, hoje em dia, com a ascensão dos streamings, percebe-se uma dissolução do fall season na tv. Os meios digitais costumam soltar os episódios de um temporada de uma vez só, a famosa maratona. E além disso, eles estreiam seus conteúdos em momentos aleatórios. Dessa forma, não é mais tão comum esperar o outono do hemisfério norte para assistir programas inéditos.

 

É uma configuração que está passando por mudanças. Em alguns streamings percebe a tentativa soltar seus conteúdos nessa época, e às vezes, até soltando episódios de forma semanal. Assim, tem dado uma bagunçada na estreias de séries, porém as emissoras mais tradicionais ainda mantêm sua grade de exibição seguindo a estação do ano.

 

REFERÊNCIAS

 

JUNQUEIRA, Camila. Fall season: Por que tantas séries estreiam em setembro? Disponível em: <https://www.vix.com/pt/bbr/tv/2835/as-7-series-mais-caras-da-historia-da-televisao?utm_source=next_article>. Acessado em: 30 de setembro de 2020.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »