Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/10/2020 às 15h29min - Atualizada em 29/10/2020 às 15h12min

Melhores séries documentais sobre crimes verdadeiros na Netflix

Produções detalham os crimes e os processos de investigação

Júlia Victória - labdicasjornalismo.com

A Netflix possui um catálogo extenso de filmes e séries ficcionais. Mas além desses títulos e produções originais populares, ela também apresenta documentários que detalham as investigações sobre crimes reais. É o gênero true crime” que aparece cada vez mais no mundo do entretenimento e registra um progressivo aumento de audiência. As séries desse estilo são geralmente recomendadas para maiores de 16 anos por conta do conteúdo violento. Mas esse fator se encontra longe de afastar o público.

Selecionamos sete séries documentais sobre crimes verdadeiros disponíveis na Netflix:


1 – Bandidos na TV
 

FONTE : Netflix

FONTE : Netflix

 

É dirigida pelo britânico Daniel Bogado e ambientada em Manaus.  Nos seus sete episódios, a produção mostra o caso envolvendo o apresentador e deputado Wallace Souza e o seu programa “Canal Livre”.Wallace era um ex-policial civil, expulso da corporação, que começou a apresentar um programa de auditório na TV Rio Negro, afiliada da Band no Amazonas. A atração misturava histórias dramáticas, comédia, mas se caracterizava pela cobertura policial, a qual era feita sem nenhuma censura. O sucesso levou Wallace a se eleger como deputado estadual.Com a candidatura, vieram denúncias de que seria chefe de uma organização criminosa que mandava assassinar inimigos, traficantes e usuários de drogas para televisionar no Canal Livre. A série mostra como ocorreu a investigação, conta com depoimentos de familiares de Wallace, pessoas que trabalharam na produção do programa e jornalistas que cobriram o caso.


2 – A Máfia dos Tigres
 

FONTE : Netflix

FONTE : Netflix

 

A série produzida por Eric Goode e Rebecca Chaiklin tem como protagonista o excêntrico Joe Exotic. Joe era dono de um zoológico no interior de Oklahoma e de uma coleção de felinos. Mas os seus planos mudam quando ele é confrontado pela ativista Carole Baskin, um defensora dos felinos e que acusava Joe de maus-tratos.A produção acaba parecendo um reality show e mostra um espetáculo de bizarrices por ambas as partes. Joe Exotic está preso por ser o principal suspeito de encomendar o assassinato de Carole e por matar cinco tigres.


Foi lançada em março e assistida por mais de 34 milhões em duas semanas nos EUA.

3 - O Caso Gabriel Fernandez

 

FONTE : Netflix

FONTE : Netflix

 

A minissérie, dividida em seis episódios, traz a história de um crime envolvendo um garoto. Gabriel Fernandez era um menino de apenas 8 anos que sofria abusos pela mãe e pelo namorado dela. Em 2013, Gabriel faleceu em consequência dessas agressões e a investigação e o julgamento dos acusados revelam a fragilidade do sistema de proteção de menores vulneráveis.


4 – Cenas de um homicídio: uma família vizinha
 

FONTE : Netflix

FONTE : Netflix

 

Shanann Watts e o marido Christopher, estavam à espera do terceiro filho e viviam uma vida aparentemente feliz. Em agosto de 2018, Shanann e as duas filhas desapareceram. O documentário de 1h30 é baseado no arquivo do sistema de segurança da casa da família e as imagens revelam circunstâncias que fazem um desaparecimento virar uma investigação de assassinato.


5 – A mente do Assassino: Aaron Hernandez
 

FONTE : Netflix

FONTE : Netflix

 

Aaron Hernandez era uma promessa do futebol americano, contratado por 40 milhões de dólares pelo New England Patriots. Mas a carreira promissora de atleta foi interrompida após seu envolvimento no homicídio de Odin Lloyd. O ex-atleta foi condenado em 2015 à prisão perpetua. Em 2017, Aaron cometeu suicídio. A motivação por trás do crime nunca foi esclarecida.


6 - Jeffrey Epstein: Poder e Perversão
 

FONTE : Netflix

FONTE : Netflix

 

Jeffrey Epstein era um financista bilionário dos EUA. Vivia rodeado de figuras importantes como Donald Trump e o ex-presidente Bill Clinton.

Em julho de 2019, ele foi preso pelos crimes de abuso e tráfico sexual envolvendo meninas menores de idade entre 2002 e 2005.Um mês depois, Jeffrey cometeu suicídio na prisão.


7 - Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy
 

FONTE : Netflix

FONTE : Netflix

 

Ted Bundy é um dos assassinos em série mais populares da história, seus crimes já foram explorados em filmes, em livros e outros documentários. A série é composta por entrevistas, arquivos da época e gravações do corredor da morte que ajudam a entender a mentalidade psicopata de Bundy e como ele conseguiu persuadir as pessoas.

 
REFERÊNCIAS

Barbieri, Miguel. Netflix: 9 casos policiais verídicos que vão te deixar estarrecido.Veja,2020.Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/blog/miguel-barbieri/netflix-casos-policiais-veridicos/. Acesso em 29 de outubro de 2020.

IG. Além de “Bandidos na TV”: 10 séries sobre crimes que estão na Netflix.Ig,2019.Disponível em: https://gente.ig.com.br/cultura/2019-06-16/dez-series-documentais-da-netflix-sobre-crimes-reais.html. Acesso em 29 de outubro de 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »