22/12/2020 às 18h05min - Atualizada em 22/12/2020 às 18h54min

Disney/Pixar anuncia filme solo de Buzz Lightyear, de Toy Story

Novo longa explorará a história do personagem que inspirou o brinquedo

Ricardo Accioly Filho - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Pixar Animation | Reprodução: Jovem Nerd
Após nove anos, a franquia Toy Story chegou ao seu quarto filme, no ano passado, com Toy Story 4, trazendo um reencontro entre Woody e Beth em meio a uma aventura com um novo brinquedo da Bonnie, sua nova dona. Com o novo longa, os executivos da Disney/Pixar haviam anunciado que não fariam mais obras com base nas histórias já apresentadas em mais de 25 anos de sucessos, já que, a partir de então, seriam apenas filmes originais.

No entanto, durante o Dia dos Investidores da Disney, o estúdio anunciou um novo filme no universo de Toy Story: Lightyear. No longa, iremos conhecer a origem de um dos personagens mais carismáticos e queridos da saga, o Buzz Lightyear. No entanto, não a do boneco, e, sim, do astronauta que inspirou a produção do brinquedo.

Dessa forma, Lightyear vai contar a trajetória de um jovem piloto de testes que se tornou um herói espacial conhecido como Buzz Lightyear. No anúncio, o chefe do Escritório de Criação da Pixar, Pete Docter, responsável por Divertida Mente, afirmou sobre o projeto: “Veja, quando criamos o primeiro Toy Story, projetamos Buzz Lightyear com a ideia de que ele era um brinquedo baseado em algum personagem muito legal de um filme épico de grande sucesso. Bem, todos esses anos depois, decidimos que é hora de fazer esse filme”.

Diferente das outras produções da franquia Toy Story, neste longa o personagem não será dublado por Tim Allen, em seu lugar quem dará voz ao Buzz Lightyear será Chris Evans, ator que deu vida ao eterno Steve Rogers/Capitão América no Universo Cinematográfico da Marvel. Após o anúncio, Evans comemorou em seu instagram a confirmação da participação, se mostrou grato pela oportunidade e afirmou que não substituirá Tim Allen: “Trabalhar com a Pixar é um sonho realizado para mim. Eu sou um fã gigante de seus filmes desde o começo”.

Minha equipe mal conseguia conter a animação quando me contaram que a Pixar tinha uma proposta para mim. Tudo que disseram foi ‘Buzz Lightyear’. Eu não sabia o que isso queria dizer, já que o Tim Allen é o Buzz Lightyear, e ningu´me poderia tocar na performance dele. Eu precisava saber que esse personagem era diferente e que valia a pena contar essa história”, completou Evans.

Em um ano com vários adiamentos, a Disney/Pixar não perdeu tempo e no mesmo evento em que revelou o filme, aproveitou para lançar o primeiro teaser de Buzz Lightyear. Além disso, em uma publicação no twitter divulgou a data de lançamento: “Explodindo nos cinemas em 17 de junho de 2022, Lightyear é a história definitiva do Buzz Lightyear original. Duvlado por Chris Evans, prepare-se para ir ao ‘infinito e além’ com Lightyear’.




Dessa forma, o filme contará com a direção de Angus MacLane, codiretor de Procurando Dory, que ainda trabalhou como animador em Toy Story 2 e Toy Story 3. Além disso, foi o responsável por dois curtas do universo dos brinquedos, Um Pequeno Grande Erro e Toy Story de Terror. Contrariando o planejamento inicial, e ao mesmo tempo não, Lightyear tem tudo para se encaixar perfeitamente na franquia Toy Story, como um bom prelúdio para o primeiro longa, que ainda pouco explorou a história do personagem em si, não apenas do brinquedo, como já foi feito no segundo longa em relação ao Woody.

Além disso, vale a pena lembrar que essa não será a primeira incursão no imaginário do personagem espacial já que ele já foi tema de uma série em desenho animado chamada Buzz Lightyear do Comando Estelar, nos anos de 2000 e 2001, e exibida no Brasil entre 2001 e 2007. A série é uma produção ficcional inserida no universo como o produto em que o Andy assistia e que motivou o sucesso de vendas do brinquedo. Naturalmente, o filme pode pegar referências da série de animação e dar sequência ou tornar cânone outros eventos.

Lightyear fez parte de uma série de anúncios feitos no Dia dos Investidores da Disney, que incluíam 10 séries da Marvel Studios, 10 séries de Star Wars e mais 15 séries e 15 filmes em live-action e animação para 2021 e anos seguintes. Além disso, o streaming Disney+ alcançou 86,8 milhões de assinantes no mundo todo, praticamente alcançando em um ano a meta para os primeiros quatro anos.
 
REFERÊNCIAS:
MACHADO, G. Chris Evans celebra filme de Buzz Lightyear: “Sonho realizado”. OMELETE. 11 de dez. de 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/filmes/chris-evans-buzz-lightyear-sonho>. Acesso em: 20 de dez. de 2020.
ÁVILA, G. Lightyear | Pixar anuncia filme de origem de Buzz Lightyear. OMELETE. 10 de dez. de 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/filmes/lightyear-pixar-filme-origem-buzz-lightyear>. Acesso em: 20 de dez. de 2020.
NEVES, M. Lightyear | Revelado teaser do filme solo de Buzz Lightyear de “Toy Story”. CANAL BANG. 11 de dez. de 2020. Disponível em: <https://www.canalbang.com.br/post/lightyear-revelado-teaser-do-filme-solo-de-buzz-lightyear-de-toy-story>. Acesso em: 20 de dez. de 2020.
MODERNA, P. Buzz Lightyear vai ganhar filme de origem da Pixar. TERRA. 11 de dez de 2020. Disponível em: <https://www.terra.com.br/diversao/cinema/buzz-lightyear-vai-ganhar-filme-de-origem-da-pixar,4ba31ff3c358bf3d66fb78da594e1a59c23ep875.html>. Acesso em: 20 de dez. de 2020.
HAHNE, S. Buzz Lightyear ganhará filme solo da Disney com voz de Chris Evans. TENHO MAIS DISCOS QUE AMIGOS. 11 de dez. de 2020. Disponível em: <https://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2020/12/11/buzz-lightyear-chris-evans-disney/>. Acesso em: 20 de dez. de 2020.
AniBox Trailer Access. LIGHTYEAR Official First Look Teaser Trailer (NEW 2022) Chris Evans, Disney Pixar Animation HD. YOUTUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=D41j3iVnYPo>. Acesso em: 21 de dez. de 2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »