Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/01/2021 às 05h15min - Atualizada em 26/01/2021 às 05h13min

Por que Meninas Malvadas ainda persiste em sua popularidade?

Com 88% de relevância no Netflix, o filme ainda é a primeira opção quanto trata-se do gênero “romance adolescente”

Giuliana Holiscki - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: M. G. Films Broadway Video/ Reprodução: Vogue.

A trama que tem como protagonista Lindsay Lohan, a atriz teen dos anos 2000 que, no início de sua carreira estrelou filmes da Disney como “Operação Cupido (1998)”, e mais tarde causou grandes polêmicas em meados de 2010 confessando ser usuária de drogas, traz a rebeldia americana eminente durante essa década.
 

 
Durante a convivência no ensino médio, era comum haver um grupo de garotas que dominavam os estudantes por meio de suas popularidades. Transportando para termos mais modernos, seriam denominadas “it girls”.
 
Com seus charmes, carismas, inteligência manipuladora, finesse, tendencias e principalmente seus poderes de influência, esse grupo de três garotas que eram popularmente chamadas de “as Poderosas”, eram aquelas que ditavam as regras e de fato causavam incomodo nos demais alunos.
 
Sendo aparentemente mais um filme de narrativa adolescente americana rasa, por que ainda continua interessante após tantos anos?
 
Primeiramente, nos deparamos com a construção da pureza representada pela protagonista Cady Haron, uma garota que foi criada até o momento na África e nunca havia tido convívio social com as complexidades da sociedade americana. Pureza esta que se emerge dentro do Colégio North Shore e acaba sendo utilizada como instrumento de vingança.

 

 
Aspectos que também são presentes e característicos de certas “novelas das nove” reproduzidas na Rede Globo, é a forma de como a personagem na qual possui maior poder necessariamente é de classe alta. Sendo assim, ser rico é um fator que influencia diretamente na grande popularidade de Regina George, interpretada por Rachel McAdams.
 
Cady mostra ser uma pessoa genuinamente inocente, devido a esta sua característica muito comum na adolescência, deixa-se levar pela busca de maior notoriedade por meio de interesses fúteis quando é inserida no meio escolar.

Portanto, percebe-se que nem sempre, devido a adolescência e a puberdade, os jovens estejam preparados para enfrentar o novo, não sabendo lidar com as entregas e rebeldias. Até que ponto pode ir o puritanismo que Cady apresenta no início da trama? Questões como esta que o filme traz para que o espectador reflita sobre determinadas situações durante a construção da identidade na adolescência.
 
Como podemos observar em diferentes obras cinematográficas que seguem o mesmo gênero, essa narrativa foi utilizada de inspiração e muitas vezes copiada por outras produções, pois “Meninas Malvadas” é uma inovação diante dos dramas adolescentes.
 
Além dos cinemas, o filme ainda traz inspirações em outros segmentos, como na música de Ariana Grande “Thank u, next” que teve grandes representações do filme em seu clipe, no qual a cantora também convida alguns atores do elenco de “Meninas Malvadas”.  

 

REFERÊNCIAS: CANAL ELEGANTE.  Meninas Malvadas é um filme mais complexo do que parece. YOUTUBE. 15 de nov. de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3i5mgHniGlQ . Acesso em 11 de jan. de 2021.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »