Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/01/2021 às 10h36min - Atualizada em 15/01/2021 às 09h24min

‘O Gambito da Rainha’ atraí novos praticantes de xadrez

Entre o público que assistiu a série e demonstrou interesse pelo jogo, 73% são mulheres

Juliane Alvarenga - labdicasjornalismo.com

Os jogos de tabuleiro ganharam impulso durante o confinamento forçado pela pandemia, e o que era uma tendência no primeiro semestre avançou de forma avassaladora nas últimas semanas. Graças á produção da Netflix 'O Gambito da Rainha' que bateu record de audiência, aumentando assim a venda de tabuleiros e deixando o jogo em alta novamente.

A popularidade da série despertou forte interesse no público pelo xadrez, e no final do ano de 2020 as buscas no Google  por termos relacionados a "como jogar xadrez", por exemplo, mais do que dobraram em novembro, cresceram em cerca de 41%. E a palavra "gambito" que se refere ao movimento em que um peão é sacrificado, foi uma das mais procuradas. Segundo apuração do Estadão chegou a atingir o nível mais alto dos últimos sete anos.

O site de compras americano eBay registrou um aumento de 273% na procura por tabuleiros. Enquanto os jogadores online  investiram nos aplicativos como o Chess - Play e Learn (Xadrez- Aprenda e Jogue), que subiu 847 posições no rancking mundial com mais de 400 mil downloads feitos em menos de 30 dias. 

 
'O Gambito da Rainha' narra a trajetória fictícia da americana Beth Harmon, interpretada pela atriz Anya Taylor-Joy, uma garota que teve uma infância difícil e sem família acaba em um orfanato onde aprende a jogar xadrez com o zelador e começa desde então a impressionar à todos com sua habilidade, trilhando um caminho difícil mas vitorioso. 


 

REFERÊNCIA 
 
LOURENÇO, Ana. 'Popularidade de 'O Gambito da Rainha'' O ESTADO DE S.PAULO. Dez, 2020.Disponível em:< https://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,popularidade-da-serie-o-gambito-da-rainha-atrai-novos-praticantes-de-xadrez,70003535857 >. Acesso em 15/01/2021. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »