Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/02/2021 às 15h30min - Atualizada em 11/02/2021 às 14h49min

As referências de WandaVision

Produção da Marvel traz grandes pistas em pequenos detalhes

Júlia Victória - Editado por Ana Terra
A Marvel Studios retomou o seu universo cinematográfico com a série WandaVision, exclusiva da Disney +. A produção tem episódios semanais, os quais têm alcançado elevados índices de aprovação da crítica e do público. A história dá sequência aos eventos de Vingadores: Ultimato e começa em um estilo sitcom, mostrando Wanda e Visão casados, tendo uma vida feliz na cidade de Westview, ao mesmo tempo que os personagens têm que esconder os seus poderes dos vizinhos. 
 
Ao longo dos episódios, acontecimentos estranhos começam a acontecer. O comportamento dos moradores se torna suspeito e entrega que algo não está certo. A série está recheada de referências que vão dos quadrinhos a grandes conexões com outros personagens e universos. Aqui, reunimos alguns do easter-eggs que foram apresentados em WandaVision.
 
[ALERTA DE SPOILER]
 
QUADRINHOS
 
Uma das bases da série é a HQ “Visão”, escrita por Tom King. Nessa versão, Visão se muda com sua família sintozóide, seres humanoides criados de modo artificial, e tentam ser uma família “normal”.

Em certo ponto da história, a esposa do Visão mata o vilão Ceifador. Para não levantar suspeitas, o enterra no jardim e finge que nada aconteceu. Porém, o cachorro dos vizinhos, Zeke, invade o gramado e desenterra o corpo. Sem saber com o que estava mexendo, o cão morde o braço-foice do Ceifador e leva um choque fatal.

Ao ver a cena, e sem saber que foi a esposa que havia enterrado o cadáver, Visão resgata o animal e o transforma em um cão androide chamado Sparky. Um easter-egg do Ceifador foi feito na abertura do segundo episódio:
 
FONTE: Marvel Studios/Disney +.

FONTE: Marvel Studios/Disney +.


 
E Sparky foi apresentado como o novo mascote da família no quinto episódio:
 
FONTE: Marvel Studios/Disney +

FONTE: Marvel Studios/Disney +


 
 
AGATHA HARKNESS
 
Agatha Harkness é uma poderosa bruxa e mentora de Wanda nos quadrinhos. Umas das teorias feitas sobre a série é que a vizinha Agnes seria, na verdade, Agatha. Isso se dá pelo seu estranho comportamento de sempre aparecer na hora certa e estar envolvida em quase todos os momentos.

Ela já está inteirada dos poderes de Wanda, assim como parece estar consciente da situação em Westview, já que no quinto episódio, depois que a cena não ocorre como o planejado, Agnes diz a seguinte frase:

“Quer que eu faça de novo? Você [Wanda] quer que eu segure os bebês. Devemos voltar do começo?”

Deixando explícito que ela sabe o que tem de fazer.
 
COMERCIAIS

Durantes os episódios de WandaVision, são mostrados comerciais de alguns produtos. Mas eles não são aleatórios, cada propaganda representa um momento que Wanda passou.

A Torradeira das Indústrias Stark faz alusão ao bombardeio em Sokovia. Os barulhos do utensílio lembram a armadura do Homem de Ferro e o eletroportátil demora mais que o normal para fazer as torradas. O sinal luminoso e o bipe constante geram uma atmosfera de tensão, recriando o incidente onde os Maximoff perderam os pais e ficaram dias ao lado de um míssil Stark.

A frase diz “Esqueça o passado, esse é o futuro”.

 
FONTE: Marvel Studios/Disney +

FONTE: Marvel Studios/Disney +

 
O relógio Strucker faz referência ao Barão Von Strucker que recrutou Pietro e Wanda para os experimentos da HYDRA.
 
FONTE: Marvel Studios/Disney +

FONTE: Marvel Studios/Disney +

 
O terceiro comercial , “Hydra Soak : Sais de Banho de Luxo – Encontre a deusa interior”.
 
FONTE: Marvel Studios/Disney +

FONTE: Marvel Studios/Disney +


 
E também faz referência à HYDRA e é uma ligação com outra produção da Marvel , a série Agentes da S.H.I.E.L.D.
 
FONTE: Marvel Studios/Reprodução: Universo S.H.I.E.L.D.

FONTE: Marvel Studios/Reprodução: Universo S.H.I.E.L.D.

 
O quarto comercial é a propaganda de papel toalha e tem como slogan “não importa a gravidade da sujeira, é possível limpá-la”. A marca do produto é “Lagos”, nome da cidade nigeriana que é palco de uma explosão no começo de Guerra Civil. O comercial ainda diz Lagos, para quando você faz uma bagunça sem querer”
 
S.W.O.R.D

A S.W.O.R.D. é uma organização com propósitos semelhantes aos da S.H.I.E.L.D e que monitora ameaças do espaço nas HQs. E.S.P.A.D.A, em português, significa “Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Alienígena”. No contexto de WandaVision, eles vigiam tudo o que pode ser considerado uma arma.
 
TRATADO DE SOKOVIA

O episódio 5 de WandaVision mostra que os Acordos de Sokovia, feitos em Capitão América: Guerra Civil, ainda estão em vigor. Ponto importante e causador da maioria dos conflitos na fase 3, deve ser o gancho para a próxima estreia da Marvel, “Falcão e o Soldado Invernal”.
 
MEPHISTO

 
 
O vilão Mephisto é a versão do Diabo feito pela Marvel . Nos quadrinhos, a insanidade de Wanda foi aumentada pelo demônio e Wanda reaproveitou partes da alma de Mephisto, ao reescrever a realidade, para ter filhos.

Na série, Wanda fica grávida de gêmeos inexplicavelmente. As crianças são as únicas de Westview e elas têm o poder de avançar a idade rapidamente.

A grande teoria é que Mephisto estaria por trás de Wanda e se aproveitou da loucura da personagem para manipulá-la. Ao longo dos episódios, o comportamento dos moradores chamou atenção de Visão. Ao “acordar” um dos seus colegas de trabalho, ele descobre que as pessoas estão sendo controladas para fazer parte daquela realidade.

Ao indagar Wanda sobre, ela diz “Eu nem sei como tudo isso começou”.

Além disso, Mephisto é um personagem importante e que interage com outras figuras do universo Marvel como Loki e Dr.Estranho. Com a participação de Elizabeth Olsen em “Dr. Estranho: O Multiverso da Loucura” essas teorias ganharam ainda mais força.
 
MERCÚRIO
 
Uma das grandes surpresas do quinto episódio foi a volta de Pietro Maximoff, mas diferente do que se imaginava não é o Mercúrio de Aaron Taylor-Johnson e sim o interpretado por Evan Peters.
 
E esse fato gerou grande comoção já que pode ser um indício da introdução dos X-Men ao Universo Cinematográfico da Marvel, mas as reais intenções desse Pietro serão mostradas nos próximos capítulos.
 
REFERÊNCIAS
 
FIAUX, Gus. WANDAVISION: EASTER-EGGS E REFERÊNCIAS NO TERCEIRO EPISÓDIO DA SÉRIE. Legião dos Heróis, 2021. Disponível em: . Acesso em 11/02/2021.
 
CANHISARES, Mariana; GARÓFALO, Nicolaos. WandaVision | Confira os principais easter eggs da série da Marvel. Omelete ,2021. Disponível em: . Acesso em: 11/02/2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »