Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/03/2021 às 20h34min - Atualizada em 04/03/2021 às 20h31min

Van Helsing, o caçador de monstros mais temido do século XIX

A história do mocinho que não é tão mocinho assim, mas que aterrorizou o maior vilão da literatura estrangeira, Conde Drácula.

Viviane Ramos - Editado por Ana Terra

Vampiros, lobisomens e outras lendas marcaram a infância e a vida de muitas pessoas que acompanharam a vida de personagens icônicos dentro da literatura e da produção cinematográfica. Drácula é um dos maiores nomes dentro da literatura estrangeira, sua fama de sanguinário e cruel rodou o mundo e ainda hoje é contada em diversos lugares.

 

Todo bom vilão precisa de um mocinho para acabar com o mal e salvar o dia, na história de Drácula este homem é Van Helsing. O famoso caçador de monstros fez o seu nome se tornar um marco dentro da literatura e do cinema, após seu embate épico com o vampiro mais temido no mundo.

 

Muitos não conhecem a verdadeira história deste personagem, Van Helsing surgiu pela primeira vez no livro Drácula, do autor Bram Stoker. Na obra ele era descrito como um homem tímido e estudioso, que amava filosofia, antropologia e estava começando a se especializar em doenças obscuras e casos sobrenaturais.

Fonte: Universal Studios

Fonte: Universal Studios

Após presenciar uma jovem se tornar uma vampira na frente de seus olhos, Van Helsing se compromete a destruir essas entidades e restaurar a paz entre os humanos. Com isso, ele se torna o mais novo membro de uma sociedade secreta, fundada pelo Vaticano para eliminar esses monstros que aterrorizam a sociedade. 

 

Com o sucesso do livro e da história de Drácula e seu arqui-inimigo Van Helsing, a lenda ganhou vida e veio para as telinhas e telonas. Foram diversas adaptações com o passar do tempo, muitos filmes e séries retratando as aventuras do maior caçador de monstros.

 

Uma das adaptações que mais agradaram os fãs da história, foi Van Helsing: O caçador de monstros. Protagonizado por ninguém mais e ninguém menos que Hugh Jackman, o eterno Wolverine. O filme foi lançado em 2004, mas seus efeitos e sequências são ainda melhores do que muitos filmes lançados hoje em dia.

 

O filme conta com um elenco fenomenal e um roteiro muito bem construído, indo a fundo em cada situação e mostrando a loucura que era a vida de Van Helsing. A obra é um equilíbrio perfeito entre aventura, ação, amor, tristeza e até mesmo humor. As sequências de lutas são de tirar o fôlego e os efeitos especiais fazem qualquer um adentrar ainda mais a história, o que evita o tédio que facilmente pode aparecer quando o filme não consegue prender o telespectador, felizmente isso não acontece nesta adaptação. 

 

Essa versão se tornou um clássico e até hoje é aquele típico filme para assistir no domingo com a família ou no sábado à noite com alguém especial. Além de trazer personagens icônicos como Drácula, lobisomens e o famoso Dr. Frankenstein, o filme com pouco mais de duas horas entrega ação e emoção, fazendo muitos ainda cogitarem uma possível continuação para essa história fenomenal. 

REFERÊNCIAS:

“Van Helsing - O Caçador de Monstros”. Guia da semana, 2004. Disponível em: <https://www.guiadasemana.com.br/cinema/sinopse/van-helsing-ocacador-de-monstros>. Acesso em: 01 de março de 2021.
SCHIAVONI Daniel. “Quem é Van Helsing, principal vilão de Drácula?”. Aficionados, 2020. Disponível em: <https://www.aficionados.com.br/dracula-quem-e-van-helsingprincipal-rival-do-vampiro/>. Acesso em: 01 de março de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »