Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/03/2021 às 09h38min - Atualizada em 26/03/2021 às 09h15min

Besouros descobertos na Austrália recebem nomes de Pokémon

Veja outros nomes científicos que foram inspirados na cultura pop

João Martinez - Editado por Ana Terra

Os nomes científicos foram criados para que pesquisadores de todo o mundo pudessem unificar os estudos, sem que haja problemas ou erros de tradução para os diversos idiomas que existem. O criador das regras para nomes foi o cientista Carl Linné, no século XVIII. Linné determinou que eles devem ser formados por duas palavras. A primeira identifica o gênero ao qual a espécie pertence. Já o segundo nome é o que vai diferenciar uma espécie das outras. 
 

A língua escolhida como padrão científico foi o latim. Muitos dos nomes são derivados de palavras já existentes no idioma, como Panthera tigris (Tigre), Panthera leo (Leão), e assim por diante. Mas existe outra possibilidade. É permitido “latinizar” qualquer palavra ou nome para que essa seja utilizada como nomenclatura oficial. Deve-se adaptar o nome para o alfabeto latino e seguir as demais regras, nome escrito em itálico ou negrito, e com a primeira letra do nome genérico (referente ao gênero) em maiúscula e a do específico (referente à espécie) em minúscula.
 

Foi seguindo essas regras, que dois cientistas batizaram sua mais nova descoberta com os nomes das três aves lendárias de Pokémon. Três novas espécies de besouros foram descobertas na Austrália e os responsáveis pelo estudo, Dr. Darren Pollock e o estudante de Ph.D Yun Hsiao, fizeram uma publicação na revista The Canadian Entomologist em dezembro de 2020, onde os nomes foram aceitos. Foi assim que os Pocket Monsters vieram parar no mundo real como: Binburrum articuno, Binburrum moltres e Binburrum zapdos.

Em entrevista para o site Eastern New Mexico University, Pollock contou sobre a ideia de batizá-los assim. “Yun disse que era um aspirante a treinador Pokémon quando mais novo, e portanto, por conta da raridade dos espécimes das três novas espécies, ele sugeriu que os nomeássemos em homenagem aos três pássaros lendários de Pokémon". Na mesma entrevista, o cientista ainda deixou no ar a possibilidade de novas espécies nomeadas em homenagem ao Pokémon. Segundo ele, novas espécies que foram descobertas após a finalização do artigo, podem ter nomes de Pokémon.
 

Mas essa não foi a primeira vez que a cultura pop foi eternizada em nomes científicos. Já tivemos, Star Wars, Bob Esponja e até Beyoncé como inspiração para os cientistas. Só em Star Wars temos mais de dez nomes. Sendo os primeiros datados de 1983, ano de lançamento de O Retorno de Jedi, Darth Vader, Mestre Yoda e Chewbacca deram nome às espécies de vespa Polemistus vaderi, Polemistus yoda e Polemistus chewbacca. De lá pra cá, Han Solo, Greedo, Padmé e até os midi-chlorians foram homenageados.

Além de 1983, Darth Vader deu nome a mais duas descobertas: Agathidium vaderi e Darthvaderum greensladeae.

Chewie também deu nome para mais uma espécie,Trigonopterus chewbacca.

Yoda iguala Darth Vader com três nomes. Esses são: Yoda purpurata e Albunione yoda.

Esse trilobite extinto recebeu o nome de Han solo.

Parente da girafa, o Xenokeryx amidalae viveu durante a era Cenozóica.

Descoberto no Pará em 1998, Peckoltia greedoi é o representante brasileiro da lista.

Até uma das piores coisas da trilogia prequel de Star Wars foi homenageada, Midichloria mitochondrii é uma bactéria encontrada em seres vivos.
A lista de Star Wars é grande, esses foram só alguns. Continuando temos, as celebridades. A cantora Beyoncé, com a mosca Scaptia beyonceae, e o ator Arnold Schwarzenegger, com o besouro Agra schwarzeneggeri.



Por último temos o fungo Spongiforma squarepantsii, inspirado pelo desenho Bob Esponja (“SpongeBob SquarePants”).

E você, se descobrisse uma nova espécie qual nome daria? 

 

REFERÊNCIAS:
GANIKO, Priscila. “Besouros são nomeados em homenagem ao trio de pássaros lendários de Pokémon”.
Jovem Nerd, 2021. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/besouros-sao-nomeados-em-homenagem-ao-trio-de-passaros-lendarios-de-pokemon/>. Acesso em 22 de março de 2021.

RIBEIRO, Felipe. “Nova espécie de besouro é o mais recente membro da fauna a ganhar nome inspirado em Star Wars”. AdoroCinema, 2016. Disponível em:<http://www.adorocinema.com/slideshows/filmes/slideshow-121393/>. Acesso em 25 de março de 2021.

TIM FAZ CIÊNCIA. “Criatividade à solta em nomes científicos”. Tim faz ciência. 2015. Disponível em <https://timfazciencia.com.br/para-saber-mais/criatividade-a-solta-em-nomes-cientificos/>. Acesso em 22 de março de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »