Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/04/2021 às 10h56min - Atualizada em 09/04/2021 às 10h50min

Netflix divulga o trailer de Yasuke, anime inspirado na vida do único samurai negro

Descubra a história deste lendário guerreiro e confira o trailer da série

João Martinez - Editado por Ana Terra

No dia 2 de abril, a Netflix divulgou o primeiro trailer de sua nova animação Yasuke, baseada na história real de um samurai africano que viveu no Japão durante o século 16. Ele se tornou lendário no país por lutar ao lado de Oda Nobunaga, um dos responsáveis pela unificação do Japão. O anime estreia dia 29 de abril.
 

O anime mistura suas influências históricas com elementos de fantasia e ficção-científica, como magias e mechas. O criador da série é LeSean Thomas (Cannon Busters, The Boondocks), com trilha sonora do Flying Lotus e o estúdio responsável é o MAPPA (Jujutsu Kaisen, Dorohedoro).

 

Conheça agora a história do primeiro samurai estrangeiro e o único samurai negro do Japão.

Chegada ao Japão

 

A origem de Yasuke ainda é motivo para muita discussão e estudos entre os pesquisadores. Acredita-se que ele nasceu entre os anos 1555 e 1566 em Moçambique, mas outras versões dizem que seu país natal fora Angola ou Etiópia. 

 

Seu nome também é um mistério. Yasuke pode ser a junção da palavra Yao (Yao é um povo bantu em Moçambique) e Suke (um sufixo masculino em japonês). Ou mesmo a versão japonesa do nome Isaque, que poderia ter sido dada por seus mestres europeus cristãos.

 

Yasuke chegou ao Japão por volta de 1579, em uma comitiva jesuíta como assistente do italiano Alessandro Valignano. A presença cristã no Japão foi muito comum, tendo início em 1549. Muitos daimyos adotaram o cristianismo, ou pelo menos, ajudaram e acolheram os jesuítas. Dentre esses daimyos estava Oda Nobunaga, um herói japonês que, alguns anos mais tarde, seria responsável por dar início à unificação do país.

 

Nobunaga tinha amizade com os europeus e conheceu Yasuke. O senhor dos samurais ficou impressionado com o homem de 1,82 m de altura (a média japonesa para a época era de 1,57), a sua tez escura e o fato de falar japonês. Os dois conversaram por muito tempo e criaram uma grande amizade, sendo considerado parte da família por Nobunaga.

A morte de Nobunaga

 

Em 21 de junho de 1582, Akechi Mitsuhide, um general subordinado a Nobunaga, se voltou contra o daimyo e mandou um exército invadir o templo de Honno-ji. Yasuke lutou bravamente defendendo seu amigo e mestre, mas a vitória era impossível. Nobunaga decidiu realizar o seppuku (ritual de sacrifício), mas antes de morrer pediu que Yasuke o decapitasse e levasse sua cabeça e espada para seu filho.

 

O samurai se juntou às tropas de Oda Nobutada, mas não durou muito. O filho de seu grande amigo não resistiu até o final do mesmo dia e também cometeu suicídio. Yusuke, então, optou pelas tradições ocidentais e se rendeu à Mitsuhide, mas esse não o aceitou em seu exército, o chamando de “fera que não sabia nada”. Não se sabe exatamente a razão para Mitsuhide não ter matado Yasuke, mas o samurai foi poupado. 

 

O xogunato de Mitsuhide durou 13 dias, até que ele foi morto em viagem e o poder passou para Toyotomi Hideyoshi, outro general de Nobunaga e o grande responsável por unificar o Japão.

 

Acreditasse que Yasuke tenha voltado a ser jesuíta após esse período, indo participar de missões em Quioto, mas nunca mais se ouviu falar dele. 

 

Yasuke na cultura pop

 

Muito antes da Netflix se interessar em fazer a série animada, Yasuke já vem sendo lembrado e homenageado.

Yasuke foi um herói para os japoneses, as crianças cresceram lendo o premiado livro Kuro-suke (kuro significa “negro” em japonês), escrito por Kurusu Yoshio e lançado em 1943.

 

Um dos protagonistas do game de PlayStation 2, Neo Contra, o samurai Genbei “Jaguar” Yagyu, é inspirado em Yasuke. Além deste, o lendário afro-samurai também é um personagem no jogo Nioh da Koei Tecmo.

 

No Brasil, o rapper Emicida se inspirou em Yasuke para o desfile da marca Lab Fantasma durante a São Paulo Fashion Week de 2016. E em 2017, lançou a música Yasuke (Bendito, Louvado seja).

 

REFERÊNCIAS:

KAJIWARA, Kelly. “Yasuke: conheça a história do primeiro e único samurai africano do Japão”. Coisas do Japão, 2019. Disponível em: <https://coisasdojapao.com/2019/03/yasuke-conheca-a-historia-do-primeiro-e-unico-samurai-africano-do-japao/>. Acesso em: 05 de março de 2021.

KAWANAMI, Silvia. “Yasuke: O lendário samurai africano que serviu Oda Nobunaga no século 16”. Japão em Foco, 2019. Disponível em: <https://www.japaoemfoco.com/yasuke-o-lendario-samurai-africano-que-serviu-oda-nobunaga-no-seculo-16/>. Acesso em: 05 de abril de 2021.

MOHAMUD, Naima. “A incrível história do imigrante africano que se tornou um dos mais respeitados samurais no Japão no século 16”. BBC, 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-50022956>. Acesso em: 05 de abril de 2021.

VAL, Marina. “Confira o trailer de Yasuke, anime inspirado pelo lendário samurai negro do século 16”. Jovem Nerd, 2021. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/confira-o-trailer-de-yasuke-anime-inspirado-pelo-lendario-samurai-negro-do-seculo-16/>. Acesso em: 05 de abril de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »