Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/04/2021 às 18h25min - Atualizada em 09/04/2021 às 18h38min

Nem DC, nem Marvel - super-heróis dos quadrinhos criados por outras editoras

Empresas como Dark Horse Comics e Image Comics também possuem os seus personagens superpoderosos

Mayra Cardozo - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Valiant / Reprodução: Google
Quando se trata de HQs de super-heróis, a Marvel e a DC Comics são sempre os nomes mais conhecidos e lembrados. E isso não é por acaso, já que, segundo um levantamento da Comic Books Resources de 2018, as duas grandes editoras controlam juntas mais de 70% do mercado de quadrinhos nos Estados Unidos.

Porém, existem várias outras empresas que publicam HQs muito interessantes, apesar de geralmente menos conhecidas, sobre seres dotados de superpoderes. Assim, seja pelo cansaço de ler sempre histórias produzidas pelas mesmas editoras ou apenas pela vontade de conhecer algo novo, pode ser bom dar uma chance para super-heróis não criados pela Marvel ou pela DC Comics.

Confira alguns desses grandes personagens que nasceram em outras editoras:


Hellboy (Dark Horse Comics)
 
 
Um dos nomes mais conhecidos quando se fala em heróis nascidos fora da Marvel e da DC Comics, Hellboy teve a sua primeira aparição nos quadrinhos em 1993, na revista San Diego Comic Con Comics #2, da Dark Horse Comics. Apesar de ser filho de um demônio e ter sido invocado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, o personagem tornou-se um investigador paranormal, utilizando suas habilidades para combater as forças do mal.

Com poderes como super força, alta resistência e a compreensão de idiomas mágicos, Hellboy já foi o protagonista de animações e três filmes (o mais recente deles em 2019) após o lançamento de seu primeiro título próprio nas HQs, em 1994. Nos quadrinhos, o herói teve a sua morte mostrada em 2016, uma vez que seu criador, Mike Mignola, não queria que o personagem tivesse uma história infinita. Porém, as consequências de suas tramas ainda são sentidas em revistas derivadas da mesma editora.

Spawn (Image Comics)

 
Criado por Todd McFarlane em 1992, Spawn surgiu com a morte do agente Al Simmons, que após ser traído e assassinado por seu melhor amigo fez um pacto com um demônio para voltar à Terra e se vingar. Com isso, o personagem da Image Comics tornou-se um filho do inferno, ganhou superpoderes e recebeu a responsabilidade de causar o Apocalipse.

Spawn fez um grande sucesso na década de 90, tendo inclusive ganhado um filme em 1997. Outro longa do sombrio personagem está em desenvolvimento e será dirigido pelo próprio Todd McFarlane e estrelado por Jamie Foxx.

Faith “Zephyr” Herbert (Valiant)

 
Uma das editoras de quadrinhos que conta com vários heróis marcantes é a Valiant. Entre seus personagens superpoderosos, uma das mais conhecidas é Faith Herbert. Criada em 1992 por Jim Shooter e David Lapham, ela se destaca pela questão da diversidade, uma vez que é uma super-heroína plus-size.

Faith é fã de revistas em quadrinho e sempre teve o desejo de se tornar uma super-heroína. Após ganhar seus poderes, ela alcançou esse sonho: enquanto de dia é apenas uma blogueira que escreve sobre cultura pop, à noite Faith usa o codinome Zephyr e combate os principais vilões de Los Angeles.


As Tartarugas Ninja (Mirage Comics)
 
Muitos conhecem as Tartarugas Ninja - Leonardo, Rafael, Michelangelo e Donatello - das séries animadas e filmes, porém o grupo de heróis surgiu nos quadrinhos, em 1984. Criadas por Kevin Eastman e Peter Laird para a Mirage Comics, as tartarugas geneticamente modificadas com nomes de pintores renascentistas vivem nos esgotos de Nova York e batalham contra criminosos em suas histórias.

Leonardo, Rafael, Michelangelo e Donatello foram treinados na arte do Ninjutsu pelo Mestre Splinter e apareceram pela primeira vez nas HQs em Teenage Mutant Ninja Turtles #1. Um dos grupos de heróis mais famosos das editoras alternativas, as Tartarugas Ninja já contam com inúmeros quadrinhos, filmes, séries animadas, jogos e brinquedos, entre outros produtos.

Heróis de Astro City (Image Comics – até 2010 – e Vertigo)

 

A série de HQs de Kurt Busiek e Brent Anderson não traz apenas um herói, mas sim vários deles. Astro City apresenta a história da cidade fictícia de mesmo nome, na qual vivem pessoas comuns, vilões e super-heróis – entre eles o Samaritano e a Vitória Alada, baseados no Super-Homem e na Mulher-Maravilha, respectivamente.

Uma inovação de Astro City foi mostrar, além do ponto de vista dos seres superpoderosos que habitam a cidade, a maneira como os cidadãos comuns veem a convivência com esses heróis. As revistas da série eram publicadas pela editora Image Comics, porém foram canceladas em 2010 e retomadas em 2013 pela Vertigo.


Sailor Moon (Kodansha)
 
Sailor Moon é um bom exemplo de como nem todos os super-heróis precisam surgir nas HQs norte-americanas. Em suas histórias nos mangás e animes, a personagem que dá nome à série e suas amigas são adolescentes que se transformam para combater as forças do mal que ameaçam o reino em que vivem.

O mangá de Sailor Moon foi escrito por Naoko Takeuchi para a editora Kodansha, tendo 18 volumes lançados de 1992 a 1997. Além das revistas e dos animes, o grupo de garotas com superpoderes já foi o foco de filmes animados e até um live-action.

REFERÊNCIAS:

AVILA, G. Tartarugas Ninja | Como uma HQ independente se tornou um fenômeno da cultura pop. Omelete, 22 de mai. 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/tartarugas-ninja/tartarugas-ninja-hq-independente-fenomeno-cultura-pop>. Acesso em: 08 de abr. 2021.

BARBOSA, M. Conheça os mistérios de Hellboy, um herói bastante incomum. Aficionados, 21 de jun. 2018. Disponível em: <https://www.aficionados.com.br/hellboy-heroi-incomum/>. Acesso em: 08 de abr. 2021.

FERREIRA, R. 10 filmes de super-heróis que não são da Marvel ou DC. Adoro Cinema, 20 de jan. 2019. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-145875/>. Acesso em: 05 de abr. 2021.

GOMES, F. 10 Heróis alternativos fora do Universo Marvel e DC. Omelete, 05 de novembro. 2018. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/quadrinhos/10-herois-alternativos-fora-do-universo-marvel-e-dc#21>. Acesso em: 05 de abr. 2021.

MAIDANA, F. 10 grandes personagens dos quadrinhos que não nasceram na marvel nem na dc! Legião dos Heróis, 2017. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-grandes-personagens-dos-quadrinhos-que-nao-nasceram-na-marvel-nem-na-dc.html#list-item-1>. Acesso em: 05 de abr. 2021.

MARTINS, R. Sailor moon: 10 coisas que você precisa saber. Legião dos Heróis, 2020. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/sailor-moon-tudo-que-voce-precisa-saber.html#list-item-1>. Acesso em: 08 de abr. 2021.
NALIATO, S. Astro City retorna em nova série mensal. Universo HQ, 08 de mar. 2013. Disponível em: <http://universohq.com/noticias/astro-city-retorna-em-nova-serie-mensal/>. Acesso em: 08 de abr. 2021.

NASCIMENTO, V. Os filmes de super-heróis imperdíveis que NÃO SÃO da Marvel e DC. Observatório do Cinema, 2020. Disponível em: <https://observatoriodocinema.uol.com.br/listas/2020/03/os-filmes-de-super-herois-imperdiveis-que-nao-sao-da-marvel-e-dc>. Acesso em: 05 de abr. 2021.

OS 10 melhores super-heróis de quadrinhos que não são da marvel ou da dc. GameMe, 02 de jun. 2021. Disponível em: <https://pt.gameme.eu/os-10-melhores-super-herois-de-quadrinhos-que-nao-sao-da-marvel-ou-da-dc/>. Acesso em: 05 de abr. 2021.

PEIXOTO, I. Marvel Comics foi a maior editora de 2018, mas DC Comics teve a edição mais vendida. HQROCK, 16 de jan. 2019. Disponível em: <https://hqrock.com.br/2019/01/16/marvel-comics-foi-a-maior-editora-de-2018-mas-dc-comics-teve-a-edicao-mais-vendida/>. Acesso em: 08 de abr. 2021.

RANIERI, R. Bem-vindo a Astro City – Como Kurt Busiek resgatou os super-heróis! Formiga Elétrica, 14 de dez. 2017. Disponível em: <https://formigaeletrica.com.br/quadrinhos/artigos-hq/astro-city-kurt-busiek/>. Acesso em: 08 de abr. 2021.

ROMANO, J. Super heroína plus size: conheça a Faith “Zephyr” Herbert, da Valiant. Ju Romano, 06 de out. 2015. Disponível em: <http://juromano.com/home/super-heroina-plus-size-conheca-a-faith-zephyr-herbert-da-valiant>. Acesso em: 08 de abr. 2021.

SANT’ANNA, M. 10 quadrinhos que não são marvel nem dc que merecem um filme! Legião dos Heróis, 2016. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-quadrinhos-que-nao-sao-marvel-nem-dc-que-merecem-um-filme.html#list-item-1>. Acesso em: 08 de abr. 2021.

TATO, T. Top 10: Os Melhores Heróis Que Não São Nem Marvel, Nem DC. Woo Magazine, 07 de abr. 2018. Disponível em: <https://woomagazine.com.br/top-10-os-melhores-herois-que-nao-sao-nem-marvel-nem-dc/>. Acesso em: 05 de abr. 2021.

 
 

 

 

 


 



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »