Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/05/2021 às 21h04min - Atualizada em 08/05/2021 às 21h00min

Anime: Por que o estilo shonen é tão popular?

Ingrid Brandt - Editado por Ana Terra
Shonen ou Shounen que significa “garoto” na tradução, não é um gênero como muitos dizem e sim um termo utilizado para indicar a classificação dos espectadores. Para denominar seu público-alvo, e especificar para qual faixa etária o anime ou mangá é voltado. Tem como categorização rapazes entre 12 a 18 anos. Apesar de ter seu público-alvo definido, isso não é um parâmetro limitador, já que a categoria consegue atingir pessoas de todas as idades e gêneros.

A Jornada do Herói
Os protagonistas sempre do sexo masculino, enfrentam lutas épicas entre o bem e o mal. Sua trajetória é marcada por coragem, determinação e sonhos a serem alcançados. Muitos mangakás do gênero trabalham com comédia, utilizando o humor para equilibrar a trama recheada de ação. Dramas pessoais também são encontrados nesse estilo, podendo incentivar ainda mais o objetivo do personagem. A descoberta por poderes novos, são muitas das vezes, o motivo para gerar a atenção da audiência que deseja um protagonista forte, que lute por justiça. O amadurecimento é recorrente em seu caminho, passando por perdas, dores da rejeição, no entanto, isso não o torna menos capaz, mas o motiva a vencer obstáculos.

Animes
Dragon Ball é sem dúvida um dos nomes mais recorrentes sobre o assunto. Tendo sua exibição no Brasil incialmente no SBT, em meados dos anos 90. E depois estreando na Globo impactando uma legião de fãs. O anime conta a história de Goku, uma criança órfã de outro planeta, criada por um professor de artes marcias chamado Mestre Kame. A animação é um referencial quando se trata de shonen, pois, seu enorme sucesso tem sido predominante por anos. Mesmo sendo um mangá dos anos 80, ainda sim é sinônimo de influência para autores mais novos. E um deles é Masashi Kishimoto, o autor de Naruto, que é um anime mais recente, fruto dessa inspiração. Outros autores que não poderiam ser descartados, por conta de sua contribuição para o mundo dos mangás são: Yoshihiro Togashi (Yu Yu Hakusho, HunterxHunter), Nobuhiro Watsuki (Rurouni Kenshin), Takehiko Inoue (Vagabond, Slam Dunk), Kentaro Miura (Berserk), Tite Kubo (Bleach) e por último, mas não menos importante Hiromu Arakawa (Fullmetal Alchemist).

Recém Saídos do Forninho
Uma leva de novos animes tem ganhado espaço e aberto novos horizontes em vinhas de possibilidades criativas, conquistando jovens por todo o mundo. Nomes como Boku no Hero Academia, Jujutsu Kaisen, Kimetsu no Yaiba são apenas alguns dos que mal foram lançados recentemente e já são sucessos dessa nova geração. Para se ter uma ideia, Kimetsu teve seu primeiro mangá lançado em 15 de fevereiro de 2016, sendo publicado pela editora Shueisha’s Weekly Shonen Jump. Quando a trama foi televisionada, vindo ao ar em 2019 no Japão, sua estreia duplicou a circulação dos mangás vendendo 3,5 milhões de cópias com apenas 11 volumes. E estamos falando de um mangá que completou cinco anos. Jujutsu Kaisen é outro anime que se tornou febre, escrito por Gege Akutami o mangá foi lançado como uma minissérie de um único volume em 2017. Atualmente está em 17 volumes e já vendeu 30 milhões de cópias nos últimos anos. Em 2019, o anime começou a ser exibido, produzido pelo estúdio Mappa e distribuído internacionalmente pela Crunchyroll. Os números estrondosos tem aumentado ao longo dos anos e popularizado essas obras tão atuais. Mostrando a força que essas animações possuem.

Conclusão
Independente de idade, gênero, obras literárias juvenis também são enriquecedoras. Elas amplificam a literatura expandindo a leitura com temas diversificados e ousados. Atraindo pessoas com gostos diferenciados, quebrando o que se é esperado pela sociedade. São amantes do saber, porém, voltadas em nichos específicos. No mundo cinematográfico não seria diferente, assistir animes, filmes desse estilo, deixa claro que apreciar uma categoria de arte lúdica não é nada infantil e sim muito popular.

Referências:
JANGARÉLLI, Márcio. Crítica: Jujutsu Kaisen, temporada 1. Legião dos heróis, 2021. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/2021/critica-jujutsu-kaisen-temporada-1.html>. Acesso em: 8 de maio de 2021.
LUIZ, João. Os principais gêneros de animes que você precisa conhecer. Balaio Cultural, 2017. Disponível em: <https://180graus.com/balaio-cultural/os-principais-generos-de-animes-que-voce-precisa-conhecer>. Acesso em: 8 de maio de 2021.
MOTA, Renato. Fenômeno no Japão, “Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba” terá segunda temporada. Olhar Digital, 2021. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2021/02/16/cinema-e-streaming/fenomeno-no-japao-demon-slayer-kimetsu-no-yaiba-tera-2a-temporada-este-ano/#:~:text=O%20mang%C3%A1%20foi%20serializado%20no,de%20c%C3%B3pias%20com%2011%20volumes>. Acesso em: 8 de maio de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »