Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/05/2021 às 12h57min - Atualizada em 19/05/2021 às 13h28min

O legado de Jigsaw | Novo filme da franquia Jogos Mortais será lançado na próxima quinta-feira (20)

Danilo Santos - Editado por Fernanda Simplicio
Em 2004, Leigh Whannell e o novato James Wan lançaram um terror / suspense “Jogos Mortais'' (Jigsaw). O filme começa com dois desconhecidos presos por correntes dentro de um banheiro velho e sujo. Ambos passam o filme lutando para descobrir o que estão fazendo ali, e como escapar do jogo sádico de quem está maquinando tudo aquilo nas sombras. Através de um gravador de voz e alguns enigmas deixados para trás, os dois personagens devem se salvar ou tentar a saída mais fácil. O verdadeiro antagonista de todo aquele jogo se revela somente no clímax do filme, deixando todos espantados com o plot final.




 “Jogos Mortais” tornou-se um dos maiores sucessos daquele ano, sendo um inovador no gênero de terror no início do século, após “A Bruxa de Blair” e “Pânico”. Com um visual mais sanguinolento e gore, que anos depois obteve outras 7 continuações, sem o mesmo sucesso do primeiro, pois o apelo visual falava mais alto que o próprio roteiro. Porém, com grandes cenas que ficaram na memória dos fãs mais fervorosos de Jigsaw, como:

 

A armadilha de urso (Jogos Mortais): 

Durante o fim da trilogia inicial. A personagem Amanda (Shawnee Smith) ainda jovem, deve se libertar antes dos 60 minutos terminarem, pegando a chave na barriga de outro participante. Uma das poucas a sobreviver ao jogo de Jigsaw.

O boneco “Billy” faz sua primeira aparição (Jogos Mortais II):


O icônico boneco que aparecia nas telas e contava aos participantes das armadilhas o que deveriam fazer para escapar de um destino cruel, na verdade nunca teve seu nome mencionado. Porém, lhe foi dado o nome "Billy" entre a produção do longa.

O Tanque de ácido (Jogos Mortais III):

No terceiro filme a detetive Allison Kerry (Dina Meyer) fica presa em uma armadilha onde precisa pôr a mão em um recipiente cheio de ácido antes que a chave derreta, para libertar-se. A armadilha está presa as suas costelas e seu corpo suspenso, o que torna tudo mais difícil.

Buraco de seringas (Jogos Mortais II):

 Novamente a personagem Amanda (Shawnee Smith) aparece aqui, de volta aos jogos sádicos de Jigsaw. Na cena em questão ela é empurrada por Xavier (Franky G.) em uma buraco cheio de seringas para encontrar uma chave que abriria uma porta antes do tempo acabar. Assim o grupo poderia sair da primeira sala dentro da casa de armadilhas.

A participação do ex-vocalista da banda Linkin Park, Chester Bennington (Jogos Mortais: O Final):

Grande fã da franquia 'Jogos Mortais', Chester Bennington topou participar no "último" filme da franquia. Nesta armadilha ele deveria puxar uma alavanca e salvar sua namorada e amigos de serem esmagados por um carro, e ele arremessado. O problema é que ele estava com as costas coladas ao banco do carro.

Novos ares para a franquia?

Nesta próxima quinta-feira (20), chegará aos cinemas dos Estados Unidos (EUA) o filme ‘Espiral: O Legado de Jogos Mortais’. Com os atores Chris Rock e Samuel L. Jackson no elenco principal. O filme marca uma espécie de “reboot”, após os 8 filmes lançados entre 2004 e 2017. A ideia do novo longa foi solicitada pelo próprio Chris Rock, que foi aceita pelo estúdio com a condição de que ele participasse das filmagens. Confira o trailer abaixo:




Alguns elementos dos filmes originais se manteram aqui, como a máscara do porco (Jigsaw perdeu seu filho no ano do porco chinês) que era usada durante a captura de suas vítimas. O boneco "Billy" parece ter sido trocado por um mini porco, talvez para simbolizar a corrupção na polícia local. Embora o clima de suspense tenha sido deixado de lado após os três primeiros filmes, parece que eles devem retornar com a narrativa. As mensagens enigmaticas enviadas antes em gravadores, fitas cassete, aqui aparecem no pen drive, e claro, terão muitas novas armadilhas. 

Pôster oficial do filme:


Fotos oficiais:






A sinopse do filme divulgada é a seguinte: Em Espiral - O Legado de Jogos Mortais, uma sádica e genial mente dá início a uma distorcida forma de justiça no novo capítulo assustador de ‘Jogos Mortais’. Trabalhando na sombra de um estimado e veterano policial, o Detetive Ezekiel “Zeke” Banks e seu novo parceiro se encarregam de investigar uma série de assassinatos bizarros, reminiscentes do passado sombrio da cidade. Mergulhando num mistério mais profundo do que parece, Zeke se vê no centro de um jogo mórbido.

 

O filme será dirigido por Darren Lynn Bousman, mesmo diretor de 'Jogos Mortais II'. No Brasil o filme fará sua estreia apenas no dia 14 de junho, somente nos cinemas disponíveis.

 

TAVEIRA, N. Espiral - O Legado de Jogos Mortais. CINEPOP, 30  de  mar.  2021. Disponível em: <https://cinepop.com.br/espiral-o-legado-de-jogos-mortais-228455/>. Acesso em: 10 de mai. de 2021.


ELOI, A. Espiral: O Legado de Jogos Mortais ganha data de estreia no Brasil. OMELETE, 27  de  abr.  2021. Disponível em:  <https://www.omelete.com.br/terror/espiral-jogos-mortais-data-brasil-poster-cena>. Acesso em: 10 de mai. de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »